O Governo de Rondônia, por meio da Coordenadoria de Esportes da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) segue com os preparativos para mais uma edição do Prêmio Esporte Rondônia, que acontecerá dia 15 de dezembro, no Teatro Palácio das Artes, na em Porto Velho.
O prêmio tem o propósito de homenagear atletas que foram destaques no ano de 2019 e 2020 em todas as modalidades esportivas, além de técnicos, árbitros e equipes rondonienses. A premiação também se estende para a imprensa esportiva nas seguintes categorias: mídia impressa, digital e televisão. Essa edição terá um formato diferente, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.
A premiação contará com o número reduzido de pessoas e será transmitida ao vivo pelo canal da própria superintendência, no Google Meet e Youtube. Tudo organizado para garantir a segurança de todos, sem perder o brilho do esporte rondoniense. Essa foi uma forma criada estrategicamente pela Sejucel, com intuito de reconhecer o desempenho e esforço dos atletas nas competições ao longo de 2019 e no período de 2020.
De acordo com o superintende da Sejucel, Jobson Bandeira, a adaptação do prêmio este ano se faz necessária, mas a comissão organizadora está buscando trabalhar de forma diferenciada e atrativa. “Não podemos parar. Estamos trabalhando incessantemente para que esta premiação seja marcante, diferente e inovadora, atendendo a esse atual momento”, observou. A expectativa é que, através desse novo formato em especial, o prêmio ganhe mais visibilidade e prestígio por parte de todos os rondonienses e, também, pelos admiradores do esporte em todo o mundo.
O prêmio é concedido anualmente, desde 2015, pelo Conselho Estadual de Desporto e Lazer (Conedel), através da Resolução n° 004/2015 a atletas, técnicos, árbitros e equipes rondonienses que tiveram melhor desempenho em competições estaduais, nacionais ou internacionais, e ainda a profissionais da imprensa que atuam no jornalismo esportivo. Uma festividade que objetiva consagrar o talento dos melhores atletas em todas as modalidades, que se destacaram no cenário de alto rendimento, fechando com chave de ouro o ano do esporte rondoniense.
A Resolução 017/Conedel/2019 instrui sobre os critérios da premiação, com todas as informações necessárias. As indicações são realizadas através das federações, mas, na prática, o atleta é seu maior indicador a partir de suas conquistas como campeão. “A promoção desse prêmio é muito importante para o Estado, pois mostra que, apesar do atual cenário, não tem deixado as ações esportivas pararem. E com todos os cuidados, estamos proporcionando uma ação de reconhecimento a esses atletas”, destacou o superintendente, Jobson Bandeira.
CONTEMPLADOS:
Medalha do Mérito Desportivo Dr. César Queiroz: Jose Joaci Bastos
Prêmio Professor Francisco Marto de Azevedo: Aloisio Medeiros Sobrinho
Atleta Indígena Destaque do Ano no Futebol Society: Kauã Pomakatig Surui
Prêmio Honoris Causa:
Atleta Personalidade 1 – José Alberto Rodrigues de Lima (Futsal)
Atleta Personalidade 2 – Inácio de Loiola dos Santos Aguiar (Basquete)
Atleta Personalidade 3 – Raimunda Silva Duarte Rodrigues (Handebol)
Campeão de Futebol Profissional Série A Masculino: Vilhenense Esportivo Clube 2019
Campeão 2020 Feminino: Real Desportivo Ariquemes Futebol Clube 2019
Campeão Geral do JIR: Município de Cacoal
Atleta Destaque nos JEJ/COB:
Atleta 1 – Alinny Vitoria Oliveira – Tancredo Neves/PVH
Atleta 2 – Orlando Francisco de Souza Neto (Ciclismo)
Atleta Destaque nos JUBS: Entidade Faculdade Metropolitana UNNESA – Leila da Silva Weber
Prêmio Melhor Atleta da Modalidade:
1 – Atletismo – Wellyngton de Oliveira Batista
2- Basquetebol – Wilson Vedana Júnior
3- Capoeira – Bruna Francisca Figueiredo Fontineli
4- Handebol – Azarias de Almeida
5- Jiu-Jitsu – Chaise Olímpio Ivo Cavalcante Albuquerque
6- Judô – Amanda de Oliveira Arraes
7- Karatê – Hiago Vinícius Maulaiz Barbosa
8- Kart – Rhuan Henrique Maia
9- Kung-Fu – Wochu Henrique Nunes Santana
10- Lutas Olímpicas – Thiago Pereira
11- Levantamento de Pesos Básicos – Thiago Gonçalves da Luz
12- Motociclismo – Jhoan Pierre Michalski Bílio
13- Paradesporto – Wesley da Silva Picetti
14- Pentatlo Moderno – Lucas Fernandes da Silva
15- Taekwondô – Brenda Gomes Prata
16- Tênis – Geovanny Luiz Vasconcelos Campos
17- Tênis de Mesa – José Alves da Costa Junior
18- Triathlon – Reginaldo Lourenço
19- Ciclismo – Orlando Francisco de Souza Neto
20- Futebol 7 Society – Vander Helton L. L Da Silva