Clube conquistou o Campeonato Rondoniense nos anos de 2003 e 2004. Além disso, o União também contou com duas participações na Copa do Brasil, nos anos de 2003 e 2004, Copa Norte e Copa Integração da Amazônia.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Sociedade Esportiva União Cacoalense foi registrada no dia 1º de janeiro de 1.982. Somente após 21 anos de fundação, foi que o clube conquistou o primeiro título no Campeonato Rondoniense de 2003.
Após tomar gosto pela glória, no ano seguinte, 2004, o time repetiu a dose e mais uma vez foi campeão, levando para casa, mais uma vitória no Campeonato Rondoniense. Além disso, o União também contou com duas participações na Copa do Brasil, nos anos de 2003 e 2004, Copa Norte e Copa Integração da Amazônia.
Durante o período de glória, o clube teve como assessor de imprensa o jornalista Wilson Rocha Neto. Ele ficou nessa função entre os anos 2001 a 2004, tendo a oportunidade de acompanhar de perto a melhor fase do União Cacoalense.
-Foi nesse período que conquistamos os dois títulos estaduais. Depois de dois vice-campeonatos nos anos anteriores, em 2003 tivemos a consagração do nosso trabalho, em uma final contra o CFA de Porto Velho – lembra Wilson.
E apesar de já terem passado tantos anos, desde a conquista dos campeonatos, o assessor ainda consegue narrar com detalhes como os títulos foram conquistados. Segundo Wilson, o primeiro jogo aconteceu em Porto Velho, com um empate em 1 a 1. Com esse resultado, o CFA dependia apenas de um empate na segunda partida para ser campeão. A torcida do União acreditou na equipe e lotou o Estádio Aglair Tonelli em Cacoal, onde a partida de decisão aconteceria.
-A força da torcida motivou o clube, que em resposta abriu o placar com dois gols de vantagem. Quando o jogo parecia decidido, o CFA marcou o primeiro gol e logo em seguida empata a partida. Lembro que o estádio ficou em silêncio, e já esperávamos um vice-campeonato, mas o meia Anderson, que na ocasião era zagueiro, fez o terceiro gol do União e deu o título à equipe da Capital do Café – relembra.
No ano seguinte, 2004, o União conquistou o bi-campeonato estadual. Dessa vez vencendo o Ji-Paraná, que já havia tirado o título do município no ano de 2001. Com essa vitória, a ‘Raposa da BR’ como também é conhecida, garantiu uma vaga na Copa do Brasil de 2005.
Entre os anos 2001 a 2005 a equipe foi comandada por Luiz Contec, esse foi o período de glória da equipe.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!