Vilhena vai sediar curso de arbitragem padrão FIFA e CBF

O curso terá uma duração de seis meses com uma carga horária de 220 hora/aula, adaptado para ser ministrado nos finais de semana e feriados

Vilhena vai sediar curso de arbitragem padrão FIFA e CBF

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No segundo semestre de 2018, o Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Rondônia (Sindarfer), está programando o 1º curso de arbitragem que deve ser ministrado em Vilhena e aberto para todo o Cone Sul de Rondônia e demais regiões do Estado.

 

O anuncio foi dado pelo presidente do Sindarfer, Paulo Pereira, que está em Vilhena e participou, na manhã desta quarta-feira, 03, de uma reunião com o secretário de esportes e Cultura (Semec), Natal Jacob, e com o presidente da Associação Vilhenense de Árbitros (AVA), Jurandir Lico de Camargo.

 

De acordo com informações de Paulo Pereira, que é instrutor da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf), a ideia é trazer para Vilhena o mesmo curso que foi promovido na capital do Estado em 2017. “A Anaf realizou ano passado o primeiro curso para árbitros nos padrões da Fifa e CBF em porto Velho e nossa meta é oferecer o mesmo curso para a região sul de Rondônia e escolhemos Vilhena para sediar as aulas”, salientou.

 

O curso terá uma duração de seis meses com uma carga horária de 220 hora/aula, adaptado para ser ministrado nos finais de semana e feriados.

 

Pereira adiantou que entre os conteúdos do curso estão: estudo das regras do futebol, táticas e fundamentos, psicologia da arbitragem, preenchimento de súmula, confecção de relatórios, educação física, entre outros. “Todo árbitro também está sujeito a sofrer penalidades aplicadas pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), por isso algumas leis são essenciais para conhecimento do profissional, como o Estatuto do Torcedor e a Lei de Profissionalização dos Árbitros”, completou.

 

Para que o aluno obtenha o diploma ou o certificado é preciso que alcance pelo menos 75% de presença nas aulas. “Além disso, o aluno passará por um estágio supervisionado e no fim do curso um representante da Anaf virá para entregar o documento de conclusão do curso”, relatou Jurandir Lico.

 

Serão abertas 50 vagas para desportistas, alunos, professores de Educação Física e público em geral. A mensalidade poderá ter a mesmo valor cobrado em Porto Velho que foi de R$ 150,00. “Vamos tentar viabilizar parcerias para que, com apoio da Semec, possamos subsidiar o custo do curso. Estaremos nos empenhando junto com a prefeita Rosani Donadon para que o curso seja realizado em nosso município”, enfatizou Natal Jacob.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS