Globo unifica área de esportes, muda estrutura e demite 40 profissionais

A Globo não confirma oficialmente o número de demissões.

Globo unifica área de esportes, muda estrutura e demite 40 profissionais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um ano depois de anunciar uma profunda reformulação em sua área de esportes, incluindo a unificação da produção de conteúdo da TV aberta, TV paga e internet, a Globo deu início esta semana a um processo de cortes de pessoal.

Cerca de 40 profissionais estão sendo demitidos desde a segunda-feira (16) sob a justificativa de que é preciso eliminar a sobreposição de funções entre Globo, SporTV e site globoesporte.com. “O projeto como um todo não nasceu com o objetivo de cortar pessoas e sim de rever a forma de atuação das diferentes áreas que atendem ao Esporte, criando uma visão sinérgica”, diz a emissora, em resposta ao questionamento do blog (veja a íntegra da resposta abaixo).

A área de esportes, agora completamente independente do jornalismo, está sob o comando de Roberto Marinho Neto. Abaixo dele, há três diretorias: conteúdo, negócios e planejamento. Os cortes estão ocorrendo justamente na área de conteúdo.

A área de negócios, dirigida por Pedro Garcia, é responsável pela compra de direitos esportivos, novos produtos e digital. A área de planejamento, dirigida por Eduardo Gabbay, cuida de inteligência e planejamento e controle.

A primeira demissão, na segunda-feira, tornada pública nesta terça pelo site Noticias da TV, foi do jornalista Cesar Seabra, que ocupava o cargo de diretor de esportes em São Paulo. Seabra estava no grupo desde 1995, tendo ocupado cargos importantes em “O Globo” e na Rede Globo. Por um breve período, entre 1997 e 98, trabalhou no diário “Lance!”.

A demissão de Seabra causou surpresa porque coube justamente a ele, neste último ano, a tarefa de liderar em São Paulo o processo de sinergia entre as redações de esportes da TV Globo, SporTV e globoesporte.com.

O blog teve acesso no final da tarde desta terça-feira a uma lista com 24 nomes de jornalistas demitidos, entre repórteres, comentaristas, chefes de reportagem e editores. O maior contingente (13) é do SporTV, seguido pela Globo (seis) e pelo site (cinco).

A apresentadora Vanessa Riche confirmou ao UOL Esporteo seu desligamento do SporTV. “Foi uma saída amigável”, disse ela.

O comentarista Rivelino Teixeira, escalado pelo SporTV para atuar durante a partida entre Boa Esporte e Internacional, pela Série B, nesta terça-feira, foi informado de sua demissão esta tarde em Varginha, horas antes do início do jogo. A partida foi narrada por Reinaldo Porto, do estádio, com comentários de Carlos Eduardo Lino, no estúdio, no Rio.

A unificação da produção de conteúdo vem sendo ensaiada nos últimos meses. Um exemplo recente foi a escalação do repórter Eric Faria, da TV Globo, para a cobertura do SporTV, em Buenos Aires, da última partida da Argentina pelas Eliminatórias.

A Globo não confirma oficialmente o número de demissões e, em resposta ao questionamento do blog, divulgou as seguintes informações:

“Desde outubro de 2016, quando a área de Esportes passou a atuar em um novo modelo organizacional, trabalhamos intensamente para implementar uma estrutura funcional ainda mais dinâmica. O projeto como um todo não nasceu com o objetivo de cortar pessoas e sim de rever a forma de atuação das diferentes áreas que atendem ao Esporte, criando uma visão sinérgica.

Houve ajustes em função do desenho integrado ideal e uma readequação dos cargos, respeitando os perfis e capacidades técnicas de nossos profissionais. Todos os funcionários de Esportes já fazem parte de uma estrutura integrada, subordinada à direção de Esportes do Grupo Globo. Haverá uma readequação dos cargos, respeitando os perfis e capacidades técnicas de nossos profissionais.”

Em outubro de 2016, o jornalista Daniel Castro divulgou detalhes deste projeto de reformulação. Veja aqui.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS