RIO 2016 - Delegações chegam e usam estrutura de clubes para treinamento
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Atletas chineses da equipe de canoagem que participarão dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro já estão em São Paulo e começam neste sábado (23) a treinar na raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP). Os atletas devem treinar no local até o dia 5 de agosto, quando seguirão para as competições no Rio.
Segundo a USP, quatro delegações treinarão na raia olímpica e na pista de atletismo do Centro de Práticas Esportivas da USP (CepeUSP). Durante o período, haverá intercâmbio cultural entre atletas, alunos, treinadores e organizadores. “Temos equipamento esportivo e estrutura muito bons, pensamos, com esse programa, contribuir, não diretamente com o evento, mas com a integração entre os atletas e alunos”, disse o professor Carlos Bezerra, coordenador do programa USP Olímpica.
VEJA TEMBÉM:
Judoca rondoniense recebe apoio para Jogos Olímpicos
Além da delegação chinesa, a USP receberá as equipes de atletismo da França, que treinarão na CepeUsp entre os dias 3 e 13 de agosto; de atletismo da Itália, que treina entre os dias 1º e 17 de agosto, e de canoagem da Rússia, que treina também na raia olímpica entre os dias 5 e 12 de agosto.
Outros clubes
Outros clubes da capital paulista também receberão delegações para os Jogos Olímpicos. O Clube Paineiras do Morumby receberá a equipe de nado sincronizado japonesa entre os dias 6 e 10 de agosto. Na Hebraica, as equipes de natação do Japão e de natação e judô de Israel usam a estrutura para treinamento e aclimatação desde a semana passada e devem permanecer no local até o final da próxima semana.
No Esporte Clube Pinheiros – local onde diversos atletas brasileiros já treinaram e conquistaram dez medalhas olímpicas, caso do nadadores Gustavo Borges e César Cielo, por exemplo – está parte da delegação chinesa que chegou no dia 21 de julho e treinará no local até o dia 14 de agosto. A delegação, segundo o clube, é formada por cerca de 350 pessoas, entre atletas, técnicos e preparadores, de 14 modalidades: esgrima, tênis de mesa, badminton, vôlei, boxe, taekwondo, natação, pentatlo moderno, polo aquático, nado sincronizado, levantamento de peso, futebol, ginástica artística e luta olímpica.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!