COPA DO BRASIL - Palmeiras e Santos fazem a final para salvarem o ano
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Palmeiras e Santos decidem nesta quarta-feira o título da Copa do Brasil no Allianz Parque encarando a possível conquista cada um a seu modo. Nenhuma das equipes fez uma temporada impecável: trocaram de técnico, flertaram com a zona de rebaixamento no Brasileirão, mas conduziram a Copa do Brasil paralelamente como uma fonte de alegrias.
Tudo está aberto após a partida de ida. O Santos joga pelo empate. O Palmeiras precisa vencer por dois gols de diferença. Qualquer vitória do time da casa por um gol de diferença leva a partida para os pênaltis.
Os 90 minutos entre o apito inicial e o final de Heber Roberto Lopes dividem também o saldo da temporada dos dois finalistas. No Palmeiras, coroa um ano que poderia ter sido melhor. No Santos, confirma um 2015 melhor do que as expectativas.
O Palmeiras iniciou 2015 prometendo grandes mudanças. Primeiro trouxe o diretor de futebol que conduziu o Cruzeiro ao bicampeonato nacional. Alexandre Mattos contratou mais de 25 jogadores e o técnico Oswaldo de Oliveira. Foi vice do Paulistão (derrotado nos pênaltis para o Santos) e após um início ruim no Brasileirão, trocou os Oliveiras. Veio Marcelo, o bicampeão brasileiro.
Uma arrancada que colocou a equipe no G4 fez parecer que o Brasileirão seria de alegrias, mas logo veio uma sequência de jogos ruins. E antes de pegar o Santos, a soma é de seis jogos sem vencer no Brasileirão e a 11ª posição. A final da Copa do Brasil é a única chance de Marcelo Oliveira fortalecer seu trabalho para 2016. Finalista outras três vezes, tenta seu primeiro título.
O Santos viu 2015 começar com uma expectativa nada otimista. Primeiro, jogadores entraram na Justiça contra o clube por conta de salários atrasados (Arouca e Aranha, hoje no Palmeiras, foram alguns deles). Depois, cheio de dívidas, o Santos não vislumbrava um ano de conquistas.
Mas veio o Paulistão e com ele uma campanha honesta e vencedora. Mas Enderson Moreira, mesmo invicto com a equipe no ano, foi demitido. A diretoria alegou que o técnico mantinha os jovens da equipe no banco, especialmente "Gabigol". Marcelo Fernandes, da comissão técnica dixa do clube, assumiu e conduziu o time até o título estadual.
Eliminou o São Paulo na semifinal e na decisão passou pelo Palmeiras (perdeu por 1 a 0 na ida e, depois de um 2 a 1 na Vila, superou o rival nos pênaltis. Um cenário muito parecido ao da final desta Copa do Brasil).
Mas campeonatos estaduais enganam. O Santos campeão logo virou presa fácil no Brasileirão e após rodadas na zona de rebaixamento, decidiu por nova mudança no comando da equipe. Foi aí que convocou a volta de Dorival Júnior, o técnico que conduziu a equipe ao título da Copa do Brasil de 2010. Cinco anos depois, pode se tornar o primeiro técnico a vencer o torneio pelo mesmo clube duas vezes.
E a reação do Santos depois da chegada de Dorival salta aos olhos. No Brasileirão, deixou as últimas posições e vai terminar o campeonato sem sustos (até poderia estar no G4, mas quatro tropeços seguidos tiraram dele essa chance).
Tanto Santos como Palmeiras abriram mão da briga pelo G4 por algo muito maior: um título. Mas um deles pagará o preço por esse "abandono" no Brasileirão. Ao vencedor, a glória. Ao perdedor, a chance de olhar para o ano como aquele que não foi o que poderia ter sido.
"Tudo pode acontecer na quarta-feira, mas estamos preparados para fazer o nosso melhor", disse Dorival, que confirmou a mesma escalação titular da partida de ida na última semana: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima; Marquinhos Gabriel, Gabriel e Ricardo Oliveira.
No Palmeiras, Marcelo Oliveira fez mais mistério. Gabriel Jesus é dúvida depois da luxação sofrida no jogo de ida. Lucas, expulso na ida, será substituído por João Pedro. O time titular deve ser formado por Fernando Prass; João Pedro, Jackson, Vitor Hugo e Zé Roberto; Arouca e Matheus Sales; Robinho, Dudu e Gabriel Jesus (Rafael Marques); Lucas Barrios.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!