Mais de cinco mil pessoas compareceram neste fim de semana, na nova pista construída próximo ao estádio municipal de Urupá, para prestigiar o grande show proporcionado pelos pilotos, na disputa da terceira etapa do Campeonato Rondoniense de Velocross 2014. Numa parceria da Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR com o grupo de Trilheiros Pé na Estrada de Urupá, a prova foi marcada por um grande sucesso, com os pilotos proporcionando um grande espetáculo para o público presente.
Disputada em cinco categorias distintas, a prova do fim de semana na cidade de Urupá, teve como destaques, os pilotos Itanel Vitorino # 41 de Espigão do Oeste (categoria VX4); Donizete de Victo # 19 de Jaru (categoria VX3); Diego Henning # 169 de Porto Velho (categoria Força Livre Importada) e em especial, Fabrício Moreira # 50, também de Porto Velho, que venceu com méritos as categorias 150cc e Força Livre Nacional, ampliando a sua liderança em ambas as categorias. A prova teve ainda uma disputa local, com o piloto Cezinha vencendo a categoria Pratas da Casa.
Itanel Vitorino vence e assume liderança da VX4
Abrindo as disputas do fim de semana, a categoria VX4, para pilotos acima dos 40 anos, foi marcada por uma disputa particular entre pilotos da cidade de Espigão do Oeste. Depois de cravar o melhor tempo nos treinos cronometrados, Itanel Vitorino # 41 (Vacari Veículos/Fazenda Furna Rica), manteve o ritmo forte, sendo também o mais rápido na corrida, vencendo as duas baterias, com Amarildo “Nikima” José # 2 na segunda posição e Ariovaldo “Ceará” Peres “ 23, em terceiro, os três da cidade de Espigão do Oeste. Reginaldo Belini # 74 de Porto Velho e Edenilson Passarelo # 10 de Monte Negro completaram o pódio da VX4 em Urupá. Com a vitória nesta prova, Itanel alcança a liderança da categoria.
Na VX3, Donizete de Victo é o mais rápido
Correndo em paralelo a VX4, a categoria VX3 para pilotos veteranos, com idade entre 35 e 40 anos, a disputa também foi bastante acirrada, somente sendo decidida nas voltas finais. Largando forte, o piloto Itamar Tadeu # 80 (ITF Multimarcas), da cidade de Cacoal, puxou a fila durante boa parte da primeira bateria até ser ultrapassado por Donizete de Victo # 19 (Ciclo Cairu/Nikita/I9 Adesivos), de Jaru e por Elexandro ”Dande” Márcio # 9, de Espigão do Oeste. Na segunda bateria, Itamar voltou a largar na ponta, mas Donizete mostrou que está firme na briga pela liderança, passando a frente para vencer a prova, com Itamar na segunda posição e Dande na terceira posição. Com a vitória conquistada na cidade de Urupá aliada a ausência do até então líder Eder Stenzel # 3 de Porto Velho, Donizete entra de vez na briga pelo título da VX3 na temporada. Geani Rosa # 77 de Ministro Andreazza e Julio Cezar # 221, de Jaru completaram o pódio.
Implacável, Fabrício Moreira faz nova dobradinha no Velocross
Uma das grandes atrações da atual temporada de motociclismo em Rondônia, o aguerrido piloto Fabrício Moreira # 50 (Vipal Pneus/Tupi/Circuit/Mobil/Gaia), de Porto Velho, mostrou mais uma vez sua grande performance, correndo em duas categorias simultâneas e vencendo ambas com grande folga sobre seus respectivos adversários. Já no Warm-up, Fabrício acelerou forte, cravando os melhores tempos tanto na 150cc quanto na Força Livre Nacional.
Na categoria 150cc, a prova começou com Juliano Correa “Ligeirinho” # 22 de Espigão do Oeste largando na ponta e tentando se manter a frente do líder Fabrício. Contudo, a pressão e o pneu traseiro furado fez com que Ligeirinho perdesse algumas posições. Fabrício assumiu a ponta e liderou até a bandeira final, com Weslety Mendonça # 55 de Ji-Paraná na sua cola. Na segunda bateria, Novamente Juliano Correa largou bem, com Fabrício Moreira colado, numa disputa forte. Fabrício venceu com Juliano em segundo e Weslety na terceira posição, resultado que deu ao piloto de Ji-Paraná a segunda colocação no pódio.
Sem tempo para descansar, Fabrício Moreira # 50 voltou a pista por outras duas oportunidades para defender a liderança da categoria Força Livre Nacional, disputa com o maior número de motos alinhadas no gate. Desta feita, o adversário mais forte de Fabrício Moreira foi o piloto Wellinton Mello, o “Verdinho” # 3 da cidade de Colorado do Oeste. Na primeira bateria, Fabrício assumiu a ponta com Atayde Gabriel # 25, de Ji-Paraná na sua cola. Os dois mantiveram posições até as últimas voltas, quando pressionado por Verdinho e atrapalhado por retardatários, Atayde Gabriel acabou perdendo várias posições. Na segunda bateria, o fato se repetiu, com Fabrício na ponta, seguido por Atayde, Wellinton Mello, Hermerson “Dentinho” # 101, de Vilhena, Paulo Henrique # 77 e Gabriel Caian # 99, ambos de Jaru. Fabrício liderou até o final, com Wellinton “Verdinho” em segundo, posições estas mantidas no pódio.
Diego Henning segue absoluto na disputa categoria Importada
Pelo nível das disputas e potencia das máquinas, o ponto alto da prova, mais uma vez foi a categoria VX especial Importada, onde os pilotos Diego Henning # 169, de Porto Velho e Victor Carlos # 4 de Cacoal, proporcionaram um grande show de emoção e velocidade na pista de Urupá. Os dois pilotos que já ensaiaram grandes pegas durante os treinos livres, foram a pista determinados a andar no limite de suas máquinas, arrancando suspiros do público que lotou as dependências do circuito. Nas duas baterias disputas, Diego Henning e Victor Carlos mantiveram o ritmo forte, com Diego vencendo as duas, trazendo Vitim na sua cola. Pedro Tozzo # 38, de Vilhena que retorna de contusão, foi o terceiro colocado, Luiz Roberto # 17 de Cacoal o quarto e Itamar Tadeu # 80 completou as cinco primeiras posições.
O piloto Diego Henning que nesta prova representou a cidade de Urupá, contou com o apoio especial da Ciclo Honda, somando aos seus patrocinadores da temporada: Vipal PneusDistribuidora GuaporéSorvetes Mega BomHerbalife Ironman24hInove Comunicação Visual MRP Racing Mastter MotosDalua Racing/Farmácia Bom Jesus.
Marcado por grande sucesso, durante a realização da 3ª etapa do Campeonato Rondoniense de Velocross, a Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR contou com a importante parceria do Grupo de Trilheiros Pé na Estrada, apoio Honda do Brasil e Governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Cultura Esporte e Lazer – Secel.
Resultado geral da 3ª Etapa do Campeonato Rondoniense de Velocross 2014
Categoria Prata da Casa
1º # 94 – Cézinha - Urupá
2º # 51 – Rudira - Urupá
3º # 44 Isaac – Urupá
4º # 50 – Guilherme - Urupá
5º # 171 – Anderson – Urupá
Categoria VX4
1º # 41 - Itanel Vitorino – Espigão do Oeste
2º # 2 Amarildo “Nikima” José - Espigão do Oeste
3º # 23 – Ariovaldo “Ceará” Peres – Espigão do Oeste
4º # 741 – Reginaldo Belini – Porto Velho
5º # 10 Edenilson Passarelo – Monte Negro
Categoria VX3
1º # 19 – Donizete De Victo - Jaru
2º # 80 – Itamar Tadeu -Cacoal
3º # 9 – Elexandro Marcio “Dande” – Espigão do Oeste
4º # 77 – Geani Rosa –Ministro Andreazza
5º # 221 – Júlio César - Jaru
Categoria 150CC
1º # 50 – Fabrício Moreira – Porto Velho
2º # 55 - Weslety Mendonça – Ji-Paraná
3º # 22 – Juliano Correa “Ligeirinho” – Espigão do Oeste
4º # 17 – Allan Alves – Colorado do Oeste
5º # 47 - Alan Pedro - Cacoal
Força Livre Nacional
1º # 50 – Fabrício Moreira – Porto Velho
2º # 3 – Wellington “Verdinho” – Colorado do Oeste
3º # 101 – Hemerson Bernardi “Dentinho” - Vilhena
4º # 21 – Leonardo Santini - Cacoal
5º # 172 – Rogério Aparecido – Alta Floresta do Oeste
VX Especial Importada
1º # 169 – Diego Henning – Porto Velho
2º # 4 – Victor Carlos - Cacoal
3º # 38 – Pedro Tozzo - Vilhena
4º # 17 – Luiz Roberto - Cacoal
5º # 80 – Itamar Tadeu - Cacoal