Sexo frágil?!! Que nada! Há muito tempo as mulheres vêm demonstrando coragem em tudo que se dedicam, e o esporte radical é um deles, principalmente quando se trata de ciclismo.
Sem medo e com muita ousadia, cerca de 15 atletas dos municípios de Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná e Porto Velho toparam o desafio de participar no domingo, 29 de setembro, da 3ª Etapa do Campeonato Rondoniense de Mountain Bike “Leite Fresquinho – Cross Country Olímpico – XCO.
A categoria feminina ganhou espaço nos eventos realizados pela Federação de Ciclismo de Rondônia, após a participação expressiva de dezenas de moças durante as atividades realizadas por grupos que pedalam toda quarta-feira, no chamado city tour e aos domingos, quando são realizadas trilhas na Capital e no interior do Estado.
A partir da procura constante das mulheres, a Federação inseriu a categoria no calendário anual da entidade. E no próximo final de semana, as adeptas ao esporte irão percorrer três voltas do circuito de 4km, totalizando 12 km de prova. Durante as pedaladas, elas vão enfrentar muitos obstáculos, pois o percurso é formado por trilhas fechadas e abertas que possuem um alto nível de descidas e subidas com pedras e raízes e ainda estradas de terra. “Sentimos a necessidade também de incluir a categoria em nossos eventos, até porque muitas delas nos cobravam. Acredito que a categoria vai crescer ainda mais, pois temos atividades durante a semana e o número de pessoas que se renderam ao esporte vem crescendo. O mais interessante é que grande parte é de mulheres. Sempre que uma chega, já traz outras amigas e o grupo tem ficado muito forte com a presença delas”, disse o coordenador do campeonato, Wala Denoci Costa, da Federação de Ciclismo de Rondônia, entidade responsável pelo evento.
O grupo foi batizado pelas meninas como Pedal Rosa, e é composto por donas de casa, professoras, policiais, jornalistas, vendedoras, empresárias, estiticistas, advogadas e universitárias. “Eu e as demais integrantes do grupo estamos felizes e ansiosas para o evento. Já pratico o esporte há oito anos, dei uma pausa no período da minha gravidez e o campeonato marcará o meu retorno ao esporte”, disse Carol Luz, uma das atletas inscritas para a competição.
Benefícios para elas
O ciclismo sobrecarrega menos as articulações quando comparado à caminhada ou à corrida, por exemplo, por isso é indicado para todas as pessoas, de todas as idades e em qualquer nível de condicionamento. Alguns dos benefícios que a prática constante de ciclismo pode trazer a seus adeptos são: o aumento a resistência muscular, redução das gorduras localizadas, melhora no condicionamento cardiorrespiratório, além de trabalhar diversos grupos musculares, tais como panturrilha, abdômen e glúteos. O fato de não provocar impacto nas articulações faz da bicicleta a melhor aliada para promover o emagrecimento. Praticar 1 hora de Mountain bike pode eliminar até 700 calorias. “Mais do que benefícios físicos, pedalar ajuda muito no psicológico da mulher. Por ser uma atividade praticada ao ar livre diminui consideravelmente o nível de estresse, promovendo sensação de liberdade e independência, além de liberar endorfinas que dá a sensação de bem estar”, explicou a personal trainer e integrante do Pedal Rosa, Regina Domingos.
De acordo com Carol Luz que já ganhou alguns campeonatos, pedalar se tornou um estilo de vida. “É um prazer acordar cedo num final de semana e pedalar em meio a natureza. O ciclismo pra mim significa qualidade de vida. Tenho um filho de um ano e pretendo influenciar o esporte no cotidiano dele também. Pedalar me deixa feliz e essa sensação é nítida em todas as pessoas que escolheram este esporte para a sua vida”, disse a atleta.
Evento
A expectativa da organização do evento é que pelo menos 60 atletas participem do campeonato nas disputas de cinco categorias: elite, máster, feminino, estreante e infantil. Dependendo da categoria, o atleta terá que percorrer de três a oito voltas, o que pode variar entre 12 a 32 km de prova (menos para o infantil).
O evento será realizado no Sítio Dom Henrique, que fica na Estrada do Santo Antônio, no Km 4, a partir das 8h e será aberto para o público em geral, com entrada gratuita.
Os interessados podem realizar as inscrições na loja Rondobikes na Avenida José Vieira Caúla, 4902, Agenor de Carvalho. Informações: 3224-5808. O evento será patrocinado pelo Decore Print, Rondobikes, Sítio Dom Henrique/Leite Fresquinho e amigos e simpatizantes do atleta máster Tiago Maranhão (que preferem o anonimato), os quais irão fornecer troféus, frutas e água. A organização contará também com apoio de uma equipe do Corpo de Bombeiros que vai disponibilizar também uma ambulância.