Mais uma vez Rondônia foi bem representada no esporte internacional. Dos 35 atletas brasileiros que participaram do Mundial de Atletismo de Lyon, na França, que ocorreu de 21 a 29 de julho, o rondoniense Edson Cavalcante Pinheiro foi o único a competir na categoria T38 (paralisia cerebral) nos 100 e 200 metros. Edson garantiu a medalha de bronze nos 100 metros com o tempo de 11s30.
Essa foi a segunda medalha do rondoniense em um Campeonato Mundial de Atletismo. A primeira vez que subiu em um pódio representando o país em um evento semelhante foi em 2011, na Nova Zelândia. “O desempenho de cada atleta estava elevadíssimo. Dei o meu melhor e fiquei atrás do segundo colocado, por apenas um segundo. Mesmo assim, estou muito feliz com o resultado”, disse orgulhoso.
Nessa competição o atleta bateu as duas melhores marcas da carreira, sendo nos 100 metros com o tempo de 11s30 (anterior 11s48) e 200 metros com 23s25 (anterior23s48). Com o resultado, garantiu o terceiro lugar no ranking mundial e a permanência na Seleção Brasileira de Atletismo.
A próxima competição do velocista será na segunda Etapa do Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico, que será realizado em Porto Alegre (RS) no dia 15 de setembro. Já a terceira etapa do evento que faz parte do Circuito Nacional Paratletismo e que Edson já tem vaga garantida, será no mês de novembro em Fortaleza (CE).
“Tenho orgulho de representar o meu Estado e a Eletrobras Eletronorte que tem me dado apoio durante todos esses anos. Agradeço a Empresa pelo patrocínio, bem como a minha família e amigos que torcem pelas minhas vitórias”, disse emocionado.
A participação do Brasil no Mundial de Atletismo foi custeada por um convênio do Ministério do Esporte com o Comitê Paralímpico Brasileiro. Os atletas brasileiros conquistaram 40 medalhas, sendo 16 ouros, 10 prata e 14 bronzes, e ainda bateram três recordes mundiais, oito do campeonato e um nacional. Há dois anos, em Christchurch, na Oceania, foram 30 pódios, com 12 ouros, 10 pratas e oito bronzes.