O Brasil dominou os Campeonatos Sul-americanos sub-18 e sub-21 de judô, competições disputadas neste domingo, na Argentina. Ao todo, a Seleção conquistou 32 medalhas, sendo 22 de ouro, seis de prata e quatro de bronze. O desempenho, valeu o título geral em ambos os eventos.
“O que vale para nós é que conseguimos cumprir os objetivos traçados para estas competições que era ser campeão geral sub-18 e sub-21 em ambos os gêneros. Acho que isso é fruto do novo critério para a escolha dos representantes do Brasil [através do ranking nacional de base]”, comemora Kenji Saito, gestor técnico das equipes de base da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
A lista de medalhistas demonstra o crescimento do esporte por todo o país. Ao todo, treze estados brasileiros foram representados no pódio sul-americano. “Antes o judô era muito concentrado, ficava limitado a uns poucos estados. O investimento que a CBJ faz, procurando atletas em todo o canto do Brasil, é muito importante. É um trabalho que vem dando frutos”, exalta a gaúcha Camila Barreto, campeã na categoria até 57 kg sub-21.
A segunda colocação geral ficou com a Colômbia, que conquistou apenas quatro ouros, cinco pratas e oito bronzes. Enquanto isso, a seleção de Equador levou quatro ouros, cinco pratas e cinco bronzes e ficou com a terceira posição.