As mudanças poderão ser realizadas somente para os Jogos Olímpicos de 2020
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu não adicionar nenhuma nova categoria nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. A decisão foi tomada a fim de não aumentar o custo da organização do evento, e frustra ao menos quatro modalidades que gostariam de introduzir novas disciplinas em suas programações.
Foto: Divulgação
“O Conselho de Administração reiterou que qualquer pedido que resultasse em um maior número de atletas e aumento do número de medalhas, somando-se ao custo e complexidade do Jogos, não seriam considerados”, relata porta voz da entidade ao conceituado site Inside the Games.“Também seria prudente permitir que o próximo presidente do COI, que será eleito no dia 10 de setembro, participasse de uma questão importante como essa”, conclui.
Planejavam novidades no Rio-2016 as federações de ciclismo, que gostaria de adicionar a disputa do BMX estilo livre ao mountain bike, de triatlo, que desejava revezamento misto, e do judô, com a disputa por equipes. O grande favorito a entrar na programação dos Jogos, porém, era o basquete 3x3.
“Acreditamos fortemente que o basquete 3x3 é uma disputa emocionante, que oferece uma mistura única de esporte e cultura urbana, combinação que se encaixa perfeitamente nos planos do COI de rejuvenescer e modernizar o programa dos Jogos de Verão. Estamos decepcionados com a decisão”, lamenta a Federação Internacional de Basquete (Fiba).
Todas as modalidades terão a chance de adicionarem novas categorias ao seu programa nos Jogos Olímpicos de 2020, a serem disputados em Istambul, Madri ou Tóquio.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!