Marin e Del Nero costuram acordo para perdoar dívidas de clubes

Dirigentes da CBF querem a aprovação do Proforte, programa federal de perdão às dívidas dos clubes

Marin e Del Nero costuram acordo para perdoar dívidas de clubes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Foto: Rafael Ribeiro/CBF
O futebol brasileiro é construído de acordos escondidos. Isto não é novidade para ninguém, mas parece que os atuais comandantes da CBF, José Maria Marin e Marco Polo Del Neto, tem levado isto a outro nível. A última da dupla dinâmica foi organizar reuniões em Brasília para conseguir apoio para aprovar o perdão das dívidas dos clubes.

No início desta semana, Marin participou um jantar no apartamento do deputado Jovair Arantes para acertarem como funcionará o processo de aprovação do Proforte, programa federal de perdão às dívidas de clubes e entidades esportivas, no legislativo brasileiro.

A nova "bancada da bola" quer fugir de Romário, ferrenho opositor de Marin e presidente da Comissão de Turismo e Desporto (CTD) na Câmara dos Deputados. Sendo assim, os parlamentares decidiram que encaminharão o projeto como uma Medida Provisória e não um Projeto de Lei. Tudo isto para evitar o encontro com o Baixinho no plenário e passar por constrangimentos.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também tem participado das reuniões, pois é um dos idealizadores do projeto. As reuniões estão acontecendo com mais frequência e a comissão tem pressa para aprovar a medida, pois quer a lei em vigor antes da Copa do Mundo do ano que vem.

Somados, os 20 clubes do futebol brasileiro tem uma dívida que chega a casa de quatro bilhões de reais. Só os quatro grandes do Rio de Janeiro tem 25% deste valor, ou seja, um bilhão. Isto só no futebol. Entidades de esportes olímpicos também seriam beneficiadas.

O perdão consiste na troca de 90% das dívidas com o governo, contribuição ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), impostos não recolhidos e falta depagamento de FGTS, por um compromisso de abertura de estruturas esportivas para realização de projetos sociais. Os outros 10% devem ser pagos em dinheiro, de forma parcelada.

A oposição acredita que o percentual de troca é muito alto e que é complicado quantificar o nível dos investimentos sociais. Além disto, ele pleiteiam que dirigentes sejam punidos com prisão e multa por cometerem crimes fiscais.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS