Envolvendo a participação de pilotos de vários municípios de Rondônia, no último fim de semana, a cidade de Cacoal foi palco da 2ª Etapa do Campeonato Estadual de Kart 2013, com uma grande festa de adrenalina e velocidade ocorrida na pista do Kartodromo Internacional de Cacoal. Disputada em cinco categorias distintas, a prova teve como destaque os pilotos Sthephany Santana (kadete), Dionísio Chiarett (Briggs), Rhuan Maia (400 Sport), Tel (RD) e Luiz André (125cc), campeões das respectivas categorias.
Depois de uma semana de muito trabalho na preparação do local para o evento e presença de pilotos da região treinando forte, a movimentação ficou mais intensa já no sábado com a realização dos treinos livres e últimos ajustes nos motores.
No domingo pela manhã as máquinas voltaram pista já para o warm-up, na tomada de tempos, onde os pegas já foram mais fortes e alguns pilotos dando demonstrações do que seria a disputa pelas primeiras posições. Ainda pela aconteceram duas quatro baterias, com disputas bastante acirradas a cada categoria.
A primeira bateria do dia foi ainda pela manhã, com o pega entre os pilotos da categoria kadete, onde Sthephany Santana mostrou total controle de seu kart, imprimindo um ritmo forte, deixando para traz o primo Willian Daniel, seu concorrente direto na prova.
Disputada toda por pilotos da cidade de Ariquemes, a categoria Briggs, foi marcada por pegas forte, nas duas baterias, principalmente entre os Alaerte # 3, Marcelo # 10 e Dionísio # 111, que se revezando a cada instante na ponta da fila.
Os karts da categoria 400 Sport foram pra pista com prometendo emoção e muita rivalidade, principalmente entre os competidores de Cacoal e Rolim de Moura, com todos andando no limite, o que acarretou a quebra de alguns motores. Na primeira bateria, a pequena Jenniffer Santana # 5, fez uma boa largada e chegou a liderar a prova, mas com problema de motor perdeu várias posições, além de não conseguir voltar para a 2ª bateria Quem também teve problemas foi Robson Santana, o “Robinho” # 380, deixando caminho livre para Rhuan Maia# 58 que levou a melhor no duelo com Alonso da Silva # 37 e Toro Red # 444, vencendo a prova.
Com o maior número de carros na pista, a categoria RD foi a mais emocionante, com Tel # 4, Odair Rolão # 27 e Edilson Codioto # 437 travando duelo ferrenho. Depois de ter vencido a prova na primeira Etapa em Ji-Paraná, Tel correndo em casa não quis deixar barato. Mesmo tendo terminando em terceiro na primeira bateria, voou baixo na segunda bateria, pilotando com garra e técnica para vencer a prova, com Edilson na segunda posição.
A categoria 125cc, mais forte no Kart de Rondônia foi marcada por uma disputa equilibrada, mas com Luiz André # 1 da cidade de Ariquemes fazendo a festa. Júnior Codato # 3, de Ji-Paraná e Rodrigo Selhorst # 88, de Cacoal não tiveram um dia feliz, terminando a prova na quarta e quinta posição respectivamente. Alan Rodrigues # 77 foi o segundo colocado e Felipe Júnior # 2, foi o terceiro, formando o trio de ariquemenses na liderança da categoria.
O evento que marcou a 2ª Etapa do Campeonato Rondoniense de Kart de 2013, contou com o trabalho de Macini Cronometragem e equipe, dando maior dinamismo e agilidade na prova. A coordenação foi de Marcos Mancini e Comissão Rondoniense de Kart, apoio: cerveja Itaipava, Full Power Energy, Distribuidora Leal, Posto Machadão, Pica Pau.- Yamaha, Stecca Consultoria Imobiliária, deputado estadual Valdivino Tucura, MegaBom Sorvetes, deputado federal Nilton Capixaba, TV Allamanda, FM Clube Cidade 90,3, Comando Distribuidora e vereador Jabá Moreira.
Resultados por categorias
kadete
1º - # 5 – Sthephany Santka – Cacoal
2º - # 20 – Willian Daneil – Cacoal
3º - # 3 – Liliane Daneluce - Cacoal
Categoria Briggs
1º -# 111 – Dieonísio Chiarett – Ariquemes
2º - # 3 – Alaerte Kottwitz - Ariquemes
3º -# 10 – Marcelo Antônio - Ariquemes
4º – # 1 André Rossetto - Ariquemes
5º - # 23 – Dorival Gaspar - Ariquemes
Categoria 400 Sport
1º - # 58 – Rhuan Maia - cacoal
2º - # 37 – Alonso Silva – Rolim de Moura
3º - # 444 – Toro Red Cacoal
4º - # 27 – Ronaldo Rossatt – Rolim de Moura
5º - # 4 – Salsicha Júnior - Cacoal
Categoria RD
1º – # 4 - Carlos da Silva “Tell” - Cacoal
2º - # 437 – Edilson Codioto – Rolim de Moura
3º - # 27 Odair Rolão – Rolim de Moura
4º - # 17 Moisés Franco - Ji-Paraná
5º – 84 – Rafael Ferreira - Ji-Paraná
Categoria 125cc
1º -# 1 Luiz André - Ariquemes
2º - # 77 Alan Rodrigues - Ariquemes
3º - # 2 Felipe Martins - Ariquemes
4º - # 43 Júnior Codatto – Jí-Paraná
5º - # 88 – Rodrigo Selhorst - Cacoal