Em uma prova de caráter extra-oficial, o motódromo do Fenix Moto Clube foi palco no último fim de semana de uma grande festa, com a realização da Etapa de Velocross de Vilhena. Mais de três mil pessoas compareceram para prestigiar o evento promovido pela Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR em parceria com a Prefeitura de Vilhena. Envolvendo cinco categorias distintas, a prova foi disputada na 100cc, Sênior, 150cc, Força Livre Nacional e Especial Importada, levando mais de 100 pilotos á pista.
Apesar da ausência dês pilotos como Felipe Carvalho # 112, de Rolim de Moura, Hérico Flores # 706 de Alta Floresta do Oeste, João Roberto Chagas # 39, de Santa Luzia, Walcenir Montes “Leitão” # 102, de Rolim de Moura, Riderson Carlos # 80, de Rio Branco-AC, Emerson Rodrigues # 51 e de Rolim de Moura, entre outros que brigam diretamente pela liderança nas principais categorias disputadas, a prova foi marcada por grandes pegas e muitas emoções, fazendo o público presente vibrar a cada ultrapassagem.
Duelo particular de Josemar Dias e Marcelo Araújo na 100cc
Na disputa da categoria 100cc, sem muitas surpresas, mais uma vez a disputa ficou entre os cacoalenses Josemar Dias # 44 e Marcelo Araújo # 80, se revezando a frente, mas com Josemar completando em primeiro lugar as duas baterias. Apesar da largar á frente, Marcelo não conseguiu manter o ritmo e nas voltas finais perdeu a ponta para o líder do estadual na categoria, com Araújo em segundo, Wellington Melo # 268 em terceiro, Odair Meirelles # 51 em quarto e Cléber Júnior # 6 completando o pódio.
Canale mantém ritmo forte e vence na Sênior
Numa das categorias com o maior número de motos na pista, 23 no total, perdendo apenas para a Força Livre Nacional que levou cerca de 30 motos para a disputa, a categoria Sênior, para pilotos de 35 anos acima foi também uma das mais movimentadas, com acirrados pegas, principalmente pelas primeiras posições, onde mais uma vez o líder da categoria no Estadual 2011, Osmar Canale # 68, de Colorado do Oeste levou a melhor e garantiu o lugar mais alto do pódio, vencendo as duas baterias, com Agnaldo Feliciano # 5 de Espigão do Oeste garantindo a segunda colocação. Rinaldo Moreira # 40, de Colorado do Oeste, Gean Antônio # 43, de Vilhena e Carlos Souza # 37, também de Vilhena, completaram as cinco primeiras colocações.
Flavio Pereira volta na 150 e faz a festa em Vilhena
Afastado das pistas desde de julho, quando sofrer uma contusão na prova de São Francisco do Guaporé, o piloto da Santa Luzia do Oeste, Flávio Pereira # 18, voltou a competir na prova de Vilhena e andando num ritmo bastante forte, foi o mais rápido da categoria 150cc, vencendo bem as duas baterias e voltando a ocupar o ponto mais alto do pódio. André Carbonera # 75, de Cacoal e Genaldo Nogueira # 27, de Santa Luzia, ambos com problema em suas máquinas, não chegaram a ameaçar a liderança de Flavim na prova. Na segunda colocação ficou o vilhenense Everton Guido # 34, Thiago Marques # 22, Levi Batista # 4 e Edmar Seco # 21, ambos de Vilhena ocuparam respectivamente a terceira, quarta e quinta colocação na prova.
Emerson Dentinho dita o ritmo da Força Livre em Vilhena
Filiado á Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR, mas atualmente competindo no Estado de Mato Grosso, o piloto Emerson Andrade , o “Dentinho”, # 101, de Vilhena, foi o grande vencedor do dia na prova disputada em sua cidade. Na primeira bateria, Dentinho largou bem a não deu chances aos demais concorrentes, liderando de ponta a ponta até receber a bandeirada final. Já na segundo bateria, o piloto ainda tentou, mas teve problemas e somente garantiu a quarta posição, com Maycon dos Santos # 22, de Vilhena chegando na frente. Na soma geral dos resultados, Emerson “Dentinho” ficou em primeiro, com Guilherme Perondi # 123, de VIlhena em segundo, Maycon dos Santos em terceiro e Diego Ferrari # 961, de Espigão do Oeste na quarta posição. Carlos Alberto # 81, de Cacoal foi o quinto colocado da prova.
Em duelo ferrenho com Valdinei, Vitim vence na Importada
Na disputa da categoria Especial para Motos Importadas, a prova do fim de semana, em Vilhena teve o ponto alto com os pegas fortes entre os pilotos com suas potentes máquinas , na pista rápida do Fênix Moto Clube, onde Victor Carlos # 4, de Cacoal travou batalha curva a curva com Valdinei Correia # 88, da cidade de Pimenta Bueno. Os dois pilotos já com alguma experiência na modalidade de MotoCross, tentaram levar para a pista do Velocross toda potencia das suas motos Importadas. Valdinei foi mais feliz vencendo a primeira bateria, com Vitim em segundo. Já na segundo bateria, as posições se inverteram, o que garantiu Vitim no ponto mais alto do pódio e Valdinei Correia em segundo. O pequeno Mateus Zilli # 99, de VIlhena, piloto do MX foi o terceiro colocado, com Rinaldo Moreira # 40 na quarta posição e Jaderson Carlos # 227 na quinta posição.
Para Reinaldo Selhorst, presidente da FMR, apesar de ser uma prova extra-oficial, a etapa do Velocross realizada na cidade de Vilhena, foi uma das mais emocionantes, com disputas fortes pelas primeiras posições em cada categoria, além da presença maciça do público vilhenense prestigiado a corrida. Ainda segundo Reinaldo, as três etapas final do estadual de Velocross estão confirmadas na ordem para as cidades de Santa Luzia do Oeste (5 e 6/11), Ouro Preto do Oeste 3 e 4/12) e finalizando em Pimenta Bueno nos dias 17/18 de dezembro.
A prova realizada pela Federação de Motociclismo de Rondônia e que teve a promoção local de Lego Farias e Higor Veiga, contou com a parceria da Prefeitura de Vilhena e apoio do Governo de Rondônia, senador Valdir Raupp, senador Acir Gurgacz, deputada federal Marinha Raupp, deputado federal Natan Donadon, deputado federal Moreira Mendes, deputado estadual Valdivino Tucura, Kaká Mendonça, Castilho Estruturas Metálicas, Cairu Transportes, Ciclo Cairu, Decar Auto Peças e Rondoniaovivo.
Classificação geral da Etapa extra-oficial de velocross de Vilhena
100cc
1° - # 44 – Josemar Dias - Cacoal
2° - # 80 – Marcelo Araújo - Cacoal
3° - # 286 –Wellington Melo – Colorado do Oeste
4° - # 51 – Odair Meirelles – Pimenta Bueno
5° - # 6 – Cléber Júnior - Cacoal
Sênior
1° - # 68 – Osmar Canale – Colorado do Oeste
2° - # 5 - Aguinaldo Feliciano – espigão do Oeste
3° - # 40 – Rinaldo Moreira – Colorado do Oeste
4° - # 43 – Gean Antônio - Vilhena
5° - # 37 – Carlos Souza - Vilhena
150cc
1° - # 18 – Flávio Pereira – Santa Luzia do Oeste
2° - # 34 – Everton Guido - Vilhena
3° - # 22 – Thiago Marques - Vilhena
4° - # 4 – Levi Batista - Vilhena
5° - # 21 – Edmau Seco - Vilhena
Força Livre
1° - # 101 – Emerson Andrade - Vilhena
2° - # 123 – Guilherme Perondi - Vilhena
3° - # 22 – Maycon dos Santos - Vilhena
4° - # 961 – Diego Ferrari – Espigão do Oeste
5° - # 81 – Carlos Alberto - Cacoal
Especial Importada
1° - # 4 – Victor Carlos - Cacoal
2° - # 88 – Valdinei Correia – Pimenta Bueno
3° - # 99 – Mateus Zilli - Vilhena
4° - # 40 Rinaldo Moreira – Colorado do Oeste
5° - # 227 – Jaderson Carlos - Vilhena