Os pilotos dos mais de 150 veículos inscritos já começaram a contagem regressiva definitiva para a edição 2010 do Rally dos Sertões. Faltam exatos 27 dias para o começo da maior aventura off-road nacional. Serão 4.593 quilômetros entre Goiânia (GO) e Fortaleza (CE), passando por seis Estados brasileiros - Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará, - e percorrendo quatro das cinco regiões do País (Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste).
A largada será no próximo dia 10 na capital goiana e os pilotos, navegadores e máquinas percorrerão um trajeto praticamente todo inédito. Apenas 5% dos mais de 4,5 mil quilômetros de aventura já foram utilizados nas 17 edições anteriores da prova.
O levantamento para definir os caminhos do Rally dos Sertões 2010 foi feito em duas partes. No primeiro momento, o traçado foi analisado por via aérea e, depois, o percurso foi feito pelo diretor técnico da prova, Edu Sachs, a bordo de uma Mitsubishi L200 Outdoor.
Neste ano, a prova terá 54% do percurso cronometrado, um recorde para o evento, já que, antes desta edição, a maior distância de especiais totalizava 52% do trajeto. A prova deste ano também é considerada, pela organização, como mais completa e difícil que a edição anterior.
Até o momento, pilotos de 11 países - Argentina, Chile, Uruguai, Estados Unidos, França, Bélgica, Polônia, Venezuela, Portugal e África do Sul, além do Brasil - já estão confirmados. Entre os brasileiros, 20 Estados estarão representados. São eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. O prazo para as inscrições de competidores foi prorrogado até a próxima quinta-feira (15/07).
A 18ª edição do Rally dos Sertões terá início no dia 10 de agosto, com a realização do Super Prime em Goiânia, que definirá a ordem de largada para a primeira especial do roteiro, que
acontece no dia 11, entre Goiânia e Caldas Novas (GO). A chegada acontece em Fortaleza, no dia 20.
RONDÔNIA
O Estado de Rondônia será mais uma vez representado no segundo maior rally do mundo com a equipe Rondônia Racing. Neste ano, com três pilotos, João Tagino, veterano na prova e “Top 10” da edição 2009 e Maguis Humberto ( segunda participação), ambos na categoria Production com motos até 450cc.
Completando o time, na categoria carros, Julio Bonache ( piloto) e Lourival Roldan (navegador) participam na categoria protótipo, a mais disputada do Rally dos Sertões.
Bonache que está no seu quarto ano de “Sertões”, também compete nas maiores provas “off-road” do Brasil, entre elas o Campeonato Brasileiro de Cross Country e o monomarca Mitsubishi Cup, além de ter participado do maior rally do mundo em Janeiro deste ano, no temido Rally Dakar.(Saiba mais, acesse Rondoniaracing.com)