Já se encontram em Cacoal vários dos principais pilotos da América Latina, como Felipe Espinosa, Andrés Benenaula, Miguel Cordovez e Justiniano Romero, ambos do Equador, Raimundo Trasolini da Venezuela, Jetro Salazar e Julian Araújo, ambos do Peru e Victor Blanco do México. Eles já fizeram reconhecimento da pista e estão hospedados no Cacoal Palace Hotel, um dos melhores da região.
Os principais pilotos brasileiros como Leandro Silva, Jean Ramos, Wellington Garcia, Swian Zanoni e Thales Vilardi, devem chegar a Cacoal na próxima sexta-feira (4). Os principais pilotos de Rondônia como Marco Túlio, Hugo Amaral e Elias Marinho também estão confirmados, e conhecem como poucos a Pista do Bosque onde será realizada a Etapa Final do Latino Americano de Motocross. Também está confirmada a presença do piloto César Zamboni do Estado do Mato Grosso.
SÁBADO (5) – As grandes emoções do Latino Americano de Motocross começam no próximo sábado, dia 6, com os Treinos Livres que serão realizados à partir das 11 horas com a 1ª Sessão que vai até às 11h40min. A 2ª Sessão começa às 13h30min e vai até às 14 horas. A Classificatória começa às 15h30min às 14h10min, com entrada franca para todo o público. Esses treinos são fundamentais para os pilotos conhecerem a pista e regularem suas motos, conforme o arrojo local.
DOMINGO (6) – No domingo logo às 9h45min acontece o Treino de Largada do Primeiro Grupo, até às 9h50min. O Segundo Grupo entra na pista às 9h55min e trina até às 10 horas. O grande treino, warm-up, começa às 10 horas e vai até às 11h40min.
SHOW NO INTERVALO – Logo depois do término do warm-up entrará na pista um artista que não é piloto de motocross, mas é campeão brasileiro de performance. Trata-se do DJ Marquinhos Espinosa que tem a missão de animar o grande público durante todo o intervalo, com o0 que há de melhor no mundo da música eletrônica.
BATERIAS – A Primeira Bateria da MX2, que é a principal e que sempre faz o público ir ao delírio, está prevista para às 14 horas, sendo 30 minutos de prova mais 2 voltas. A Segunda Bateria da MX2 está prevista para às 16 horas, com o mesmo tempo de competição. Vale ressaltar que este horário é da MX2, mas antes, às 13 horas, larga a Categoria 230cc, de forma que o espetáculo começa logo depois do almoço.
A PISTA – A Pista do Bosque em Cacoal é de média alta velocidade e foi reformada pelo Construtor de Pistas Sebastião Gouveia, internacionalmente reconhecido no setor, com padrão internacional, e saltos técnicos que vão exigir o máximo dos pilotos. Tem 1.720 metros de comprimento e largura mínima de 10 metros; está situada a 215 metros acima do nível do mar, tendo como aeroporto internacional mais próximo o Governador Jorge Teixeira de Oliveira, em Porto Velho, a 566 quilômetros de distância, e aeroporto nacional mais próximo o José Coleto, em Ji-Paraná a 105 quilômetros de distância. A principal via de acesso é a BR 364.