Julgado na noite da última quarta-feira pelo Tribunal de Justiça Desportiva – TJD de Rondônia, o Ji-Paraná Futebol Clube foi punido por um ano longe das competições oficiais realizadas pela Federação de Futebol do Estado de Rondônia – FFER. Baseado na pena, o clube ficará fora das competições em 2010, devendo retornar ao Estadual somente na temporada 2011. Contudo, quatro dia após a sentença, federação e TJD ainda não chegou a uma definição de em qual das Séries o Ji-Paraná retornará, se não 1ª ou na 2ª Divisão do Rondoniense.
Em anunciou precipitado, na manhã da última quinta-feira o assessor de imprensa da FFER J. Lima afirmou que o Ji-Paraná retorna em 2011 na Segundona, informação esta não confirmada pelo presidente da entidade, Heitor Costa, que disse que esta é uma decisão que deveria ser tomada também pelo TJD.
Na indecisão, o presidente do tribunal, justifica que o TJD tinha na pauta julgar o clube pelo fato do não comparecimento em campo na ocasião da partida final do Estadual da 2ª Divisão. Já o fato de onde o time permanecerá cada a FFER. Heitor Costa disse que aguardará até amanhã, quando se encerra o prazo para o Ji-Paraná recorrer da decisão e, que deverá consultar junta a CBF sobre a decisão final.
A diretoria do Ji-Paraná já adiantou que não irá recorrer, uma vez que para isso terá para pagar taxa no valor de R$ 5.000,00 e que também pretende contestar a pena imposta. Segundo adiantou o gerente de futebol Valdenir Pinheiro “Maritaca”, a diretoria deve usar esse período de punição para reestruturar a casa e retornar em 2011 com força total e na busca reconquistar a hegemonia do futebol profissional de Rondônia.