A sexta-feira 13 foi de ótimos resultados para o basquete de Rondônia contra o Amazonas, com vitórias no feminino pela manhã, contra o Colégio Auxiliadora de Manaus e do masculino sobre o La Salle à tarde.
Com forte marcação e cestas seguidas de dois e três pontos, o basquete masculino de Rondônia, representado pelo Colégio Barão de Solimões de Porto Velho, arrasou o Colégio La Salle de Manaus por 91 a 71 na tarde desta sexta em partida válida pela última rodada da fase de classificação das Olimpíadas Escolares, e com este resultado terminou em primeiro lugar e classificou-se para fase semifinal e também para a divisão especial dos jogos de 2010, que serão disputados em Goiânia – GO.
A equipe comandada pelo professor Samuel Jonhson utilizou todos os jogadores em rodízio e não teve dificuldades para vencer a partida, pois desde o início mostrou superioridade em todos os fundamentos, tanto que fechou o primeiro tempo vencendo por 46 a 20.
Com a vitória, a equipe do Barão terminou invicta a primeira fase e aguarda o sorteio da fase final, quando poderá enfrentar o Colégio Portinari de Londrina ou o Intensivo de Maceió, ou ainda um segundo colocado de um dos demais grupos, adversário que só seria definido ao final da rodada, no início da noite, quando esta matéria estivesse concluída.
Para o cruzamento dos confrontos das semifinais do basquete aconteceria um sorteio, previsto para às 20:00 horas desta sexta-feira, na sede do comitê organizador.
Retorno das equipes à Rondônia
Em Maringá as equipes, técnicos e dirigentes do atletismo e do vôlei encerraram suas participações nas Olimpíadas Escolares nesta sexta-feira. As equipes de vôlei masculino e feminino aguardam a definição do quarto classificado para as semifinais pelo critério técnico para saber se conseguem se classificar pelo saldo de pontos, mas retornam no vôo de domingo à tarde ou de segunda-feira, dependendo da classificação. Os atletas do atletismo e do tênis de mesa decolam de Londrina às 15:00 horas deste sábado com previsão de pouso em Porto Velho às 23:30 horas.
As atletas do basquete feminino, bem como parte da comissão técnica da Seduc, retornam no domingo no mesmo horário, quando o basquete masculino, que só volta na segunda-feira, estará disputando uma medalha.
Esperamos que seja a de ouro.