Os atletas rondonienses de basquete, vôlei, tênis de mesa e atletismo chegaram em Londrina e Maringá na noite desta segunda-feira (9), por volta das 22:30 horas, e na manhã desta quarta-feira (11) iniciam a disputa por medalhas nas Olimpíadas Escolares Brasileiras. Em Maringá serão disputados os jogos de vôlei em quatro ginásios diferentes, e as provas de atletismo na Vila Olímpica daquela cidade. No atletismo os alunos de Rondônia estarão competindo em praticamente todas as provas, com exceção do salto com vara e arremessos de martelo e dardo. Como as provas são individuais, os atletas de Rondônia são os vencedores atuais do JOER e provenientes de várias escolas do estado, tanto da capital quanto do interior. Já no vôlei tanto a equipe feminina quanto a masculina estão representados pelos alunos e alunas do Colégio Carmela Dutra de Porto Velho, que mantiveram a hegemonia no último JOER e venceram em ambas as categorias. A equipe feminina estréia nesta quarta-feira (11) contra o Liceu Piauiense de Teresina – PI. Na quinta-feira (12) as meninas do Carmela Dutra enfrentam o Colégio Dom Bosco de Palmas – TO, e na sexta-feira (13) o Colégio Agrícola de Rio Branco – AC. Todos os três jogos serão no ginásio Valdir Pinheiro, na Vila Olímpica, e no mesmo horário, às 9:45 horas (local). O vôlei masculino, que também será representado pelo Colégio Carmela Dutra, terá a primeira partida também nesta quarta-feira às 16:30 horas (local) contra o Colégio Expoente de Alagoas. Na quinta os meninos terão o mais difícil desafio, quando enfrentam a equipe maringaense do Colégio Regina Mundi, que joga em sua própria quadra e certamente terá grande apoio da torcida. Na sexta o masculino não joga, pois está numa chave de apenas 3 equipes, e aguarda o resultado do jogo entre o Expoente de Alagoas e o Regina Mundi de Maringá. As provas classificatórias do atletismo também começam na manhã desta quarta-feira na Vila Olímpica de Maringá, um belíssimo complexo esportivo construído especialmente para a prática do atletismo, onde eventualmente treinam os atletas da seleção brasileira em preparação para competições mundiais.
Basquete e Tênis de Mesa jogam em Londrina
Os atletas do basquete e do tênis de mesa também chegaram no vôo das 22:30 de segunda-feira e estão prontos para seus jogos nas Olimpíadas Escolares que serão disputados em Londrina. O tênis de mesa abre sua participação na disputa por equipes: a equipe feminina está numa chave muito difícil e vai enfrentar as representantes do Rio de Janeiro e Santa Catarina. Já os meninos irão enfrentar os atletas do Maranhão e do Paraná. Os dois primeiros colocados de suas chaves avançam para as oitavas de final, que acontecem na quinta-feira, enquanto o terceiro será eliminado. Na sexta e no sábado acontecem os jogos individuais e todos os jogos serão disputados no Ginásio de Esportes do Canadá Country Clube a partir das 9:00 horas da manhã.
As equipes de basquete, representadas pelo Colégio Dom Bosco, no feminino, e pela Escola Estadual Barão do Solimões, no masculino, ambos da capital, também não terão jogos fáceis nesta primeira fase. As meninas do Dom Bosco iniciam a competição na manhã desta quarta-feira (11) enfrentando o Colégio Anchieta de Rio Branco – AC. Na quinta jogam contra a E.E.E.M. Ernesto Alves de Santa Cruz do Sul – RS, e fechando a primeira fase enfrentam o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Manaus. Todos os jogos de basquete feminino serão no ginásio do Country Clube e começam às 9:15 hrs. O masculino abre sua participação jogando na tarde de quarta-feira contra o Colégio Militar de Santa Maria – RS. Na quinta folgam e na sexta enfrentam o Colégio La Salle de Brasília – DF. Os jogos serão às 15:45 no belíssimo Ginásio de Esportes do Sest/Senat, em Londrina.
Tanto no masculino quanto no feminino classificam-se apenas os primeiros colocados de seus grupos para as oitavas de final, portanto uma derrota significará adeus à tão sonhada medalha.