O anúncio da realização de uma prova de veloterra na pista do Parque de Exposição nesta segunda feira (1) , está causando a maior polêmica no município pelo fato da Federação de Motociclismo de Rondônia proibir a realização de provas clandestinas dentro do estado. *As chamadas provas piratas é o tipo de competição que não oferece nenhuma segurança tanto para os participantes como para o público presente, já que não segue as determinações do código desportivo.
*Além de irem contra o regulamento da entidade maior do motociclismo que é a Federação. Pela falta de respaldo perante a lei essas entidades não podem promover esses eventos sem uma garantia para a sua realização.
* O presidente da Federação de Motociclismo de Rondônia, Reinaldo Selhorst já entrou em contato com os clubes filiados à federação informando da intenção do Veloz Clube em realizar uma prova de veloterra na pista do Parque de Exposição em Espigão do Oeste.
*Segundo informou o presidente da Federação já foram tomadas todas as providencia legais para coibir esse tipo de prova pirata. O presidente comunica ainda que os pilotos que participarem dessas chamadas provas clandestinas receberão punição nos eventos realizados pela federação.