Na etapa da manhã, os pilotos percorreram boa parte do percurso margeando os trilhos da ferrovia. Enquanto a prova foi disputada na EFMM, as médias foram baixíssimas, dando oportunidade para os participantes pudessem desfrutar do visual da lendária estrad
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A prova teve inicio ás 8h30 na praça da estrada de ferro Madeira Mamoré. Na etapa da manhã, os pilotos percorreram boa parte do percurso margeando os trilhos da ferrovia. Enquanto a prova foi disputada na EFMM, as médias foram baixíssimas, dando oportunidade para os participantes pudessem desfrutar do visual da lendária estrada.
Cenário histórico
O piloto Alex Nico,35, de Ouro preto do Oeste disse que ficou impressionado com o trajeto no leito da estrada de ferro.
?No inicio da prova, enquanto andava beirando os trilhos não conseguia me concentrar na navegação. Ficava pensando nos trabalhadores que morrerão para construir esta estrada, na loucura que foi aquilo? afirmou Alex, atual campeão estadual.
A organização preparou um neutralizado de 10 minutos no set de filmagem da minissérie ?Mad Maria? da Rede Globo. Os pilotos, principalmente do interior, fotografaram tudo e prometeram trazer seus familiares para conhecer a ?ferrovia do diabo?.
Na cascalheira que fica nas proximidades da EFMM, um barranco de mais de 6 metros de altura, com uma inclinação de 70 graus, definiu a etapa da manhã. Dezenas de pilotos sofreram para vencer este obstáculo. Foi um festival de quedas. Quem passou sem cair abriu uma vantagem sobre os demais concorrentes.
No final do trecho que marcava a saída da área da EFMM, a organização preparou uma surpresa para os participantes. Ao término da subida de um morro, os pilotos deparavam-se com duas ?meninas? que lhes davam os parabéns por terem chegado até lá. Os participantes não tinham como escapar de ?Mad? e ?Maria, como foram apelidadas as ?moças?.
Um neutro de 30 minutos, ás 11h30, num Posto na Br364 com a Avenida Guaporé, marcou o final da etapa da manhã.
No inicio do trecho final, logo na saída do posto, atrás do Cemetron, os participantes conheceram a ?trilha do esmeril?. Um trecho de mais de 800 metros de lama preta, muito escorregadia que provocou outra sessão de tombos. Os pilotos da categoria novatos não passaram no local por determinação dos diretores de Prova.
Os participantes ainda percorreram a estrada da penal e fazendas das redondezas do presídio ?Urso Branco? antes de chegarem novamente na praça.
Na praça, enquanto aguardavam o resultado, os pilotos comentaram sobre a prova.
O piloto Leandro Cavol, de Porto Velho disse que a prova estava muito boa, com médias compatíveis.
?Tomei um susto com um tronco de mais de meio metro de altura caído na trilha. Não tinha como passar sem descer da moto e fazer muita força? lembrou Cavol.
Ricardo Baena de Ji-paraná, atual líder do campeonato afirmou que não sentiu dificuldades para concluir a prova.
?Não cai, nem atolei nenhuma vez, estou confiante num bom resultado? destacou Baena.
LEIA MAIS:
Baena vence na categoria sênior; veja os resultados das outras categorias
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!