ESPAÇO ABERTO: TRE confirma japonês fora e RO poderá ter eleições para 5 cargos diferentes

ESPAÇO ABERTO: TRE confirma japonês fora e RO poderá ter eleições para 5 cargos diferentes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

MANTIDO
 
POR 6 votos a 1, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia finalmente decidiu sobre o destino do prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês (PSC), que teve seu mandato cassado por abuso de poder político cometido na campanha de 2020, quando foi reeleito.
 
 
RECURSO
 
Japonês e a coligação da ex-prefeita Rosani Donadon (PSD) que o denunciou, recorreram da decisão anterior apresentando “embargos de declaração”, ferramenta jurídica que esclarece trechos confusos da sentença.
 
RELATOR
 
O relator da ação no TRE, juiz Edson Bernardo, manteve a condenação de Japonês, da vice-prefeita Patrícia da Glória e do ex-secretário municipal de Agricultura, Jair Dornelas, que integram o mesmo processo.
 
 
RELATOR 2
 
O magistrado negou a Japonês o direito de permanecer no cargo enquanto recorre e entendeu que novas eleições devem ser convocadas para escolher o novo prefeito de Vilhena.
 
RELATOR 3
 
Outros seis integrantes do TRE/RO votaram com o relator e sacramentaram a derrota do prefeito vilhenense, que deverá ir atrás de uma única possibilidade.
 
 
SUPERIOR
 
Japonês terá que recorrer ao TSE pedindo liminar para permanecer exercendo o cargo até que a última instância da Justiça Eleitoral decida se ele deve ser cassado ou inocentado das acusações.
 
CONTRÁRIO
 
Não mudou. O presidente do TRE, Paulo Kiyoshi Mori, manteve sua decisão inicial, contrária à cassação de Japonês. O magistrado reafirmou o entendimento de que o afastamento do prefeito e a realização de novas eleições só pode acontecer após decisão do TSE.
 
RECURSO
 
Logo após a decisão do TRE, o prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês (PSC) foi às redes sociais comentar a decisão. Usando uma foto ao lado da vice-prefeita, Patrícia da Glória (PV), que também perdeu os direitos políticos, Japonês anunciou que tentará liminar junto ao TSE.
 
 
INOCENTE
 
O prefeito também negou ter cometido as ilegalidades que levaram à sua cassação e escreveu: “Em breve traremos novidades!”. 
 
CAMINHO
 
Esgotadas as possibilidades de reverter a decisão em Rondônia, a questão prossegue agora em Brasília. Japonês está confiante que o TSE concederá o efeito suspensivo da decisão do TRE-RO. 
 
 
PLEITO
 
Com a decisão do TRE, Rondônia poderá ter este ano eleições para escolher Governador, Senador, deputados estaduais e federais e também Prefeito. Resta saber como será a logística disso.
 
DRONES
 
Ainda sobre Brasília, O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) vai usar drones para fiscalização da propaganda eleitoral neste ano. É a primeira vez que o TRE-DF utilizará a ferramenta.
 
 
DRONES 2
 
Os drones serão usados de acordo com a demanda dos juízes da Coordenação de Fiscalização da Propaganda Eleitoral (COFPE), que também farão a coordenação da iniciativa.
 
DRONES 3
 
A Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Federal fornecerão os drones para ajudar na fiscalização ao longo das eleições. Em 2020, as forças de segurança já prestaram apoio similar para o controle de fronteiras.
 
 
DRONES 4
 
Se essa iniciativa vier para Rondônia, vão faltar drones para fiscalizar. Já faz algum tempo que a propaganda antecipada está escancarada em vários cantos do estado.
 
RECONHECIMENTO
 
Amanhã, a partir das 19 horas, a juíza Euma Tourinho vai receber uma estrela na calçada das estrelas do Rio Madeira do buteco Buraco do Candiru, ponto conhecido de jornalistas e boemios de Porto Velho.
 
 
RECONHECIMENTO 2
 
A homenagem do Buraco do Candiru acontece pela contribuição de Euma para o Poder Judiciário rondoniense e por ser a primeira mulher a presidir a Associação dos Magistrados de Rondônia (Ameron).
 
CORREÇÃO
 
Governo mandou nota corrigindo informação da coluna. Segundo a SEFIN, com a redução de ICMS  Rondônia deixa de arrecadar cerca 600 milhões de reais já em 2022, diferente dos 700 milhões informados pela coluna.
 
CORREÇÃO 2
 
Embora o secretário de finanças Luis Fernando tenha citado 3 possíveis medidas para compensar perdas, O governo salienta que o Estado ainda estará  em uma situação de equilíbrio fiscal, não necessitando fazer cortes e nem aumentar outros impostos que causem impacto para o contribuinte.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS