ESPAÇO ABERTO: TRE anula pesquisa eleitoral encomendada pela TV Record e Portal R7

ESPAÇO ABERTO: TRE anula pesquisa eleitoral encomendada pela TV Record e Portal R7

Foto: CRÉDITOS AO ARTISTA

CRITÉRIOS
 
Na semana passada, quando duas "pesquisas" eleitorais eram repassadas em grupos de whatsApp e redes sociais de vários candidatos ou partidos, um detalhe me chamou atenção. O mesmo percentual de diferença entre os mais preferidos, mas em posições diferentes em institutos distintos. 
 
CRITÉRIOS 2
 
Vou explicar. O candidato melhor posicionado na pesquisa A ficou em terceiro lugar na pesquisa B. O melhor posicionado na pesquisa B era o segundo colocado na pesquisa A. O fato "curioso" é que a diferença percentual entre ambos foi a mesma nas duas pesquisas.
 
CRITÉRIOS 3
 
Outra coisa "curiosa" da pesquisa A, é que a preferência ao Senado apontou tendência por um nome bem menos conhecido ou popular, que outros postulantes ao Senado Federal.
 
CRITÉRIOS 4
 
Importante dizer que a preferência ao Senado na pesquisa A, destacou um nome que ainda nem havia se pronunciado oficialmente como pré-candidato, diferente dos demais postulantes ao cargo de senador, que há um bom tempo já vinham anunciando pré-candidatura.
 
CRITÉRIOS 5
 
Todos esses detalhes me chamaram atenção, junto com a falta de informações dos meios que foram usados para concretizar a tal pesquisa e o perfil de cada entrevistado.
 
IRREGULAR
 
O questionamento apontado aqui na coluna, praticamente foi o mesmo destacado pelo Tribunal Regional Eleitoral ao anular a pesquisa encomendada e divulgada pela  TV Record e portal R7.
 
 
IRREGULAR 2
 
A Justiça Eleitoral determinou à TV Record e ao Portal R7, que retirem a pesquisa da internet, sob pena de pagamento de multa de mil reais por dia, limitada a 100 mil reais.
 
DEFERIMENTO
 
O Partido Liberal conseguiu liminar para retirada da pesquisa eleitoral que foi  realizada pelo Instituto Big Data, e divulgada no dia 15 deste mês.
 
NÚMEROS
 
Na pesquisa, o atual governador, Marcos Rocha (UB) aparece com 32% das intenções de voto, e o candidato do PL, Marcos Rogério, em segundo com 18%.  A decisão já foi cumprida e se limita apenas a emissora.
 
PONTUAL
 
Os advogados de Marcos Rogério argumentaram que a pesquisa é genérica e não traz informações importantes que destacam o perfil dos entrevistados. Argumentam ainda que: "a pesquisa eleitoral em comento não se mostra confiável, pois fora produzida sem a metodologia científica exigida pela Resolução TSE n. 23.600/19".
 
PONTUAL 2
 
A resolução em questão determina que sejam apresentadas  informações sobre os bairros abrangidos pela pesquisa ou o nível econômico das pessoas entrevistadas.
 
 
PONTUAL 3
 
Os advogados do PL Argumentam que a ausência desses elementos produz um resultado potencialmente diverso da realidade, prejudicando a formação de opinião dos eleitores “acerca da falsa ideia dos índices de aprovação ou rejeição dos candidatos listados”.
 
DECISÃO
 
Diante da contestação, a Justiça se pronunciou da seguinte forma:
 
"No caso em análise, examinada a questão à luz dos elementos de prova constantes dos autos, em juízo de cognição sumária, entendo presentes os requisitos para sustentar liminar postulada".
 
DECISÃO 2
 
A Justiça aponta ainda que a resolução TSE n. 23.600/19, que regulamenta a pesquisa eleitoral, estabelece um rol de exigências a ser observado pelas entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião.
 
DECISÃO 3
 
Segue a decisão: "Na hipótese dos autos, verifica-se que a empresa contratada (Real Time Mídia Ltda.) não atendeu aos requisitos da referida norma, uma vez que deixou de indicar os bairros percorridos durante a realização da pesquisa, limitando-se a nominar os municípios selecionados para a coleta da opinião pública. Ademais, não há o apontamento da quantidade de eleitores que responderam ao censo político em cada cidade.
 
 
DECISÃO 4
 
Por fim, o material entregue é vago a respeito do nível econômico das pessoas entrevistadas, pois categoriza, por gênero, as pessoas economicamente ativas das economicamente não ativas, mas não menciona a renda pessoal mensal, muito embora presente esse questionamento no formulário utilizado pelo pesquisador.
 
DECISÃO 5
 
Nesse contexto, a pesquisa impugnada contém erros graves, pois não apresenta dados obrigatórios, previstos em Resolução. Informações sobre os bairros abrangidos na pesquisa eleitoral, bem como o quantitativo de eleitores e o nível econômico dos entrevistados são relevantes não apenas para candidatos e partidos definirem estratégias de campanha, mas também para a formação da opinião do eleitor e, em última instância, para a legitimidade do pleito.
 
DECISÃO 6
 
Nesse contexto, revela-se nociva ao interesse público a veiculação de pesquisa eleitoral desacompanhada da integral base de dados que deve ser coletada durante o censo político. Com essas considerações, defiro a liminar vindicada e, com base no art. 16, § 1º, da Resolução TSE n. 23.600/19, determino a imediata suspensão da divulgação dos resultados da pesquisa registrada n. RO-00114/2022.
 
OPINIÃO
 
A decisão da Justiça Eleitoral vem ao encontro do que publiquei logo após a divulgação da pesquisa. Sem transparência sobre como se chegou aos números, a análise fica tão confiável quanto eu dando aula sobre física nuclear.
 
MANICACA
 
O incidente com o avião Caravan do Corpo de Bombeiros de Rondônia no aeroporto Jorge Teixeira de Oliveira, em Porto Velho, parece ser um caso clássico de imperícia ou desatenção. Só a investigação do CENIPA poderá esclarecer o que houve.
 
 
DESCARAMENTO
 
O avião vermelho foi adquirido durante governo de Daniel Pereira. O prefixo PR-PML foi comprado para ter as iniciais do nome do oficial responsável pela aquisição. Numa clara ação não republicana, apesar de denuncias, nunca foi investigado.
 
BICO
 
O piloto que estava no comando do Caravan na hora do incidente também faz voos particulares,  o que teria impedimento legal. Na verdade, se divide na função de segurança e piloto de uma candidata ao senado de Rondônia.
 
OUTRA DERRAPADA
 
Em recente pouso no aeroporto em Jaru, de propriedade da família Gonçalves, o mesmo piloto em procedimento de aterrisagem teria feito uma lambança. O incidente não foi reportado para as autoridades da aviação. Passou batido. Fizeram de conta que nada aconteceu.
 
 
ONDE ANDA
 
E falando em aeronave dos bombeiros, onde anda o helicóptero apelidado pela imprensa de Sucatão. As informações são de voos tímidos, porém já teria consumido cerca de 10 milhões de reais dos cofres publicos.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS