ESPAÇO ABERTO: Desafio de pesquisa do IBGE é encontrar via em boas condições em Porto Velho

ESPAÇO ABERTO: Desafio de pesquisa do IBGE é encontrar via em boas condições em Porto Velho

Foto: Divulgação

COMEÇOU
 
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou, nesta segunda-feira (20), a Pesquisa Urbanística de Entorno dos Domicílios, que investiga sobre a infraestrutura das cidades brasileiras.
 
TRABALHO
 
A Pesquisa faz parte do Censo Demográfico e averigua dez quesitos, sendo que três deles serão investigados pela primeira vez. A análise urbanística segue até 12 de julho.
 
 
ITENS
 
Na pesquisa de Entorno são averiguados: capacidade de circulação da via, se a via é pavimentada, existência de bueiro/boca de lobo, iluminação pública, pontos de ônibus/vans, se há sinalização de ciclovia/ciclofaixa, se há calçada, presença de obstáculos na calçada, existência de rampa para cadeirante e sobre arborização.
 
EQUIPE
 
Em Rondônia, cerca de 130 agentes censitários supervisores (ACS) preencherão o questionário em um dispositivo móvel de coleta (DMC), com identificação do IBGE, rastreado por satélite e bloqueado para uso exclusivo da instituição.
 
SEM POPULAÇÃO
 
Neste momento, não haverá abordagem aos moradores. A coleta de informação nos domicílios será iniciada no dia primeiro de agosto, sendo realizada pelo recenseador.
 
OBJETIVO
 
O chefe do IBGE em Rondônia, Luiz Cleyton Holanda Lobato, ressalta que os resultados da Pesquisa de Entorno podem servir de subsídios para a concretização de políticas públicas. Ao saber onde falta pavimentação, sobre a acessibilidade e mobilidade urbana que municípios e estados podem fazer projetos de melhorias para a população.
 
OPINIÃO
 
Nesse trabalho inicial, nos quesitos citados, o serviço das equipes será bem tranquilo. Em nossa capital o difícil é encontrar via perfeita. Com problemas? Faltará papel e caneta pra enumerar tudo que precisa resolver. 
 
PREFERÊNCIA
 
Na guerra de vaidades sobre quem ama mais Bolsonaro e quem Bolsonaro mais ama, o governador Marcos Rocha largou na frente nessa pré-jornada eleitoral para às eleições de outubro.
 
DESTAQUE
 
Jair Bolsonaro publicou em suas redes sociais que Marcos Rocha lhe disse que apoia integralmente o teto de 17% no ICMS dos combustíveis, energia elétrica, transportes e telefonia. 
 
DESTAQUE 2
 
De acordo com Bolsonaro, Rocha também informou não ajuizará qualquer ação contra a medida, como estariam pretendendo alguns outros governadores.
 
PRORROGADO
 
A Receita Federal prorrogou o prazo para envio do laudo do Valor da Terra Nua (VTN). A medida atende a um pedido feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). 
 
 
PARA ESTE MÊS
 
No pedido, a entidade solicitava mais tempo para os Municípios atenderem à demanda e sugeriu o fim do prazo para o último dia útil de junho, como nos anos de 2019 a 2021.
 
OFICIAL
 
A prorrogação foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 20 de junho. De acordo com a Instrução Normativa 2089/2022, os Municípios que não enviaram o laudo até o dia 29 de abril, poderão enviar até o dia 30 de junho sem prejuízo aos entes conveniados para fiscalizar e arrecadar o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).
 
AROM
 
A Associação dos Municípios de Rondônia, alerta os prefeitos que as cidades que não se atentarem ao prazo final, que é 30 de junho, podem ter o convênio denunciado e perder 50% da arrecadação do imposto.
 
GREVE
 
Um dos lideres dos caminhoneiros, Wallace Landim (conhecido como Chorão), criticou de maneira intensa o governo  Bolsonaro por conta do novo reajuste no preço dos combustíveis e voltou a sinalizar uma nova greve da categoria.
 
GREVE 2
 
De acordo com o líder dos caminhoneiros, a atual política de preços da Petrobrás vai fazer o país vai parar novamente, disse em comunicado.
 
GREVE 3
 
Wallace afirma que os caminhoneiros autônomos estão com dificuldades para pagar 03 contas básicas.  Casa (aluguel, comida, luz, água e etc.), 2º  Diesel (sem ele o caminhão não anda), e 3º  manutenção do caminhão.
 
PERIGO
 
Essa 3ª conta não está sendo paga, colocando em risco sua própria vida e a de terceiros. O caminhoneiro está sendo esmagado pela inflação e pela alta do diesel”, finalizou Wallace no comunicado. 
 
 
ESTÁ FORA
 
Falando em combustível, o presidente da Petrobras,  José Mauro Coelho, pediu demissão do cargo na manhã desta segunda-feira. Ele também renunciou à presidência do Conselho de Administração da estatal.
 
FIM DA OBRIGATORIEDADE
 
A procuradora-chefe da Procuradoria da República em Rondônia, Daniela Lopes de Faria, revogou a Portaria PR/RO nº 121, de 10 de novembro de 2021, que determinava a obrigatoriedade da comprovação de vacinação contra a covid-19 para ingresso nas dependências do Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO), bem como da necessidade de utilização de máscaras de proteção facial, aferição de temperatura e outras disposições.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS