ESPAÇO ABERTO: Desleixo público provoca risco diário na zona rural de Candeias

ESPAÇO ABERTO: Desleixo público provoca risco diário na zona rural de Candeias

Foto: Divulgação

ABANDONO 
 
Tábuas podres, falta de proteção lateral e sinalização. Não precisa ser vidente para prever que uma tragédia poderia ocorrer na ponte do rio Preto, por onde passam dezenas de veículos diariamente.
 
 
CHEIA
 
O que já é perigoso fica ainda mais arriscado no período de cheia. A água costuma subir até muito próximo da ponte o que obrigatoriamente significa que é necessário uma estrutura eficaz para dar segurança a quem passa pelo local.
 
 
INSEGURANÇA
 
O problema é que isso parece ser um tema incompreensível para quem  justamente ganha para cuidar do lugar. Não foi semana passada que a ponte sobre o rio Preto se tornou perigosa, quem passa pelo local sabe disso. Menos o gestor municipal. 
 
RECLAMAÇÃO
 
O mais grave é que os moradores da região afirmam que já alertaram secretário, prefeito e até a colaboradora do cafezinho sobre o problema. Mas parece que existem outras prioridades. 
 
AGENDA
 
Uma delas, ao que parece, foi a presença do ilustre prefeito e seu secretariado na escolha da Rainha da Cavalgada de Candeias do Jamari. Evento que inclusive teve apoio do município. Mas voltemos a ponte.
 
TRAGÉDIA
 
Um bebê de dois anos e uma adolescente de 16 anos morreram em um acidente na ponte do rio Preto. Na noite de terça, as vítimas junto com a mãe do bebê, estariam em uma motocicleta que acabou caindo em um buraco na ponte devido a madeira quebrada.
 
 
TRAGÉDIA 2
 
O bebê morreu afogado, a mãe conseguiu se salvar e outra filha de 16 anos foi encontrada ontem por equipes de mergulhadores do Corpo de Bombeiros. Segundo o Rondoniaovivo apurou, a mulher de 36 anos conduzia a moto com a filha de 16 anos na garupa, segurando o bebê.
 
TRAGÉDIA 3
 
O prefeito de Candeias do Jamari, Valteir Queiroz, disse que iria decretar luto, mas não falou em resolver o problema da ponte para evitar outras mortes. 
 
 
OPINIÃO
 
Aliás, é impressionante como o gestor público desconhece o que acontece em sua cidade. Valteir conversou comigo ontem ás 16h e me pediu o link da reportagem do Rondoniaovivo porque não sabia do caso. 
 
OPINIÃO 2
 
Uma tragédia envolvendo uma família, com morte de um bebê e uma adolescente, com mobilização dos bombeiros para resgatar os corpos, que chocou os moradores da zona rural, no entanto o prefeito disse que não sabia de nada.
 
 
OPINIÃO 3
 
Sugiro ao prefeito Valteir Queiroz melhorar a qualidade de seu secretariado e assessores, pois esse fato remete a duas hipóteses. Ou ele é cercado por uma turma de "tapado" ou então os comissionados que lhe acompanham não estão nem aí para o que acontece no município. Importante é todo dia 30 cair o cascalho na conta.     
 
SUSPEITA
 
A secretária municipal de Fazenda de Parecis, na região da Zona da Mata, foi exonerada do cargo. Jessica da Cunha Santos seria dona de uma empresa de despachante que atua junto ao Detran.
 
 
GOLPE
 
Jessica foi acusada de cometer fraude falsificando documentos e ter ficado com dinheiro de taxas que seriam para o Detran. Uma equipe da polícia esteve na prefeitura para buscá-la e conduzi-la até a delegacia para prestar depoimento. 
 
COFRES PÚBLICOS
 
O prefeito Marcondes de Carvalho disse que tão logo soube do problema exonerou a servidora. Ele informou também que até o momento não há nada que indique que Jessica tenha cometido algum tipo de irregularidade na pasta que comandava.
 
 
CERTIFICAÇÃO 
 
O Sistema OCB/RO certificou mais de 150 produtores rurais e autônomos como Agentes de Desenvolvimento durante a 9ª Rondônia Rural Show. O índice superou todas as expectativas da organização de cooperativados.
 
RECONHECIMENTO
 
Para o presidente do Sistema OCB/RO, Salatiel Rodrigues, a certificação vem para reconhecer e exaltar o trabalho dos profissionais que não recebem tanto apoio quanto os grandes produtores.
 
 
ESFORÇO
 
Salatiel destaca que a OCB orientou dezenas de produtores que buscaram informações para constituir uma cooperativa, expôs produtos produzidos pelas cooperativas do ramo agropecuário e desenvolveu atividades de interação com o público.
 
REGISTRO
 
A foto em destaque revela como está o Espaço Alternativo 30 dias após a coluna ter mostrado o local no escuro. Nem precisa comentar a imagem.
 
 
REGISTRO 2
 
Essa outra foto mostra uma nuvem de poeira no pátio da Rondônia Rural Show no momento em que um helicóptero pousava. Desnecessário comentar também sobre as condições do solo no parque.
 
 
FEIRA
 
Falando em Rondônia Rural Show, a Energisa comemorou a marca de 10 mil ligações pelo programa Luz Para Todos no estado. O número expressivo significa em média que por mês 255 famílias passaram a contar com energia em suas propriedades.
 
 
PASSOU DE 200 MILHÕES
 
De acordo com a empresa, são R$ 213 milhões de investimentos em menos de quatro anos promovendo a universalização do acesso à energia até em áreas mais distantes, onde estão pequenos produtores.
 
PROGRAMAS
 
A Energisa destaca que segue em ritmo acelerado também na execução do Mais Luz Para Amazônia, programa criado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que até o final do ano vai levar energia limpa 24 horas por dia para 900 famílias ribeirinhas do estado.
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS