ESPAÇO ABERTO: Peixes de Rondônia irão para o mercado internacional

ESPAÇO ABERTO: Peixes de Rondônia irão para o mercado internacional

Foto: Divulgação

SENSO COMUM
 
Uma coisa interessante na Rondônia Rural Show é que independente do viés político há um consenso generalizado de que alguns produtos do nosso Estado, são atrativos diferenciados para muitos países, não importando qual seja o continente.
 
INTERESSE 
 
Chineses, europeus, asiáticos, árabes, coreanos já demonstraram interesse em produtos produzidos  aqui. De olho no potencial financeiro que pode alavancar a economia de Rondônia, o governo investe no mercado interno. 
 
PROJETO
 
Uma das alternativas de geração de renda, é o lançamento do programa israelense denominado “Pride”, focado no tambaqui. O governador Marcos Rocha lançou oficialmente o projeto na Rondônia Rural Show.
 
 
ESTRATÉGIA
 
A iniciativa planeja revolucionar os padrões de criação de peixes, em especial o tambaqui, com a implantação de um Centro de Conhecimento Sustentável para ajudar a cadeia produtiva de peixes.
 
 
SIGNIFICADO
 
O ‘‘Pride”, em inglês, significa orgulho, busca valorizar a aquicultura por meio de pesquisas tecnológicas e científicas. Marcos Rocha ressalta que a iniciativa é um avanço da aquicultura rondoniense.
 
PROCURA
 
O governador destacou que um ano e meio atrás, recebeu a visita do então embaixador de Israel no Brasil, Yossi Sheley. Na ocasião, foi destacado o potencial da piscicultura rondoniense e pontuada a produção do tambaqui. 
 
 
EXPANSÃO DO MERCADO
 
O Governo de Rondônia tem realizado ações que projetam a expansão no mercado do pescado rondoniense. Em 2021, Marcos Rocha reforçou o potencial da piscicultura com a realização da segunda edição do “Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia”, simultaneamente em todas as capitais do Brasil, quando foram assadas mais de 18 mil bandas de tambaqui.
 
 
ACORDO
 
Rocha destaca que quando da reunião com o ex-embaixador Israelense, em várias ocasiões até sua vinda a Rondônia em 2020, aumentou os laços com Israel, nação com várias tecnologias que colocou o Estado em suas prioridades.
 
PRA AMAZÔNIA
 
Embora seja um programa israelense, o “Pride” será executado em Rondônia com grande investimento para alavancar a produção e, consequentemente, fortalecer a geração de mais postos de trabalho diretos e indiretos na região.
 
 
INVESTIMENTO
 
O investimento total do empreendimento é estimado em U$ 80 milhões de dólares. A projeção é que sejam gerados nos primeiros seis meses, 50 postos de trabalho, e que em um ano alcance 100 pessoas.
 
META
 
Entre 5 a 7 anos, a expectativa é almejar 5 mil postos de trabalho. O “Pride” tem como meta implantar um restaurante de tambaqui de Rondônia em Nova York até 2023 e triplicar a produção até 2028.      
 
NA MODA
 
Falando em tambaqui, aconteceu um workshop na tarde de ontem, no parque da Rondônia Rural Show, com o tema hambúrguer de peixe. Iniciativa simples, fácil de ser feita e bastante saudável. 
 
 
REGISTRO
 
Posto de segurança improvisado, onde deveria ter uma carro e agentes da Polícia Rodoviária Federal, voltou a ficar às moscas na manhã desta quarta-feira, 25, no acesso à Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná.
 
 
REGISTRO 2
 
O resultado disso acabou sendo um trânsito confuso, lento,  onde cada motorista transitava como melhor lhe favorecia. Um veículo oficial da Lei Seca se envolveu em um acidente com danos materiais.
 
 
PRESTÍGIO FURADO
 
Não cabe nos dedos das mãos o número de políticos presentes à Rondônia Rural Show que já declarou e declara continuamente juras de amor eterno ao presidente Jair Bolsonaro. É até bonito de ver a disputa pelo “posto” de melhor amigo.
 
PRESTÍGIO FURADO 2
 
No entanto, algumas situações expõe a total falta de sintonia  com o Governo Federal. Vejamos por exemplo o caso da Caixa Econômica Federal. Um banco público que costuma marcar forte presença em feiras importantes Brasil afora.
 
 
PRESTÍGIO FURADO 3
 
A Mega Sena, por exemplo, está acumulada desde sábado. Cadê o caminhão da Sorte para realizar sorteio “ao vivo” das loterias da Caixa na Rondônia Rural Show? É um ato tão simples que atrai a atenção do país inteiro. Infelizmente parece que ninguém “lembrou” disso, ou então, realmente, fazer marketing do Estado não interessa muito.
 
SESSÃO
 
Assembleia Legislativa de Rondônia realiza sessão ordinária na manhã desta quinta-feira, no parque da Rondônia Rural Show. O público vai poder acompanhar de perto o trabalho dos deputados.
 
AGRONEGÓCIO
 
Como não poderia deixar de ser diferente, as discussões dos deputados vão estar voltadas para a agricultura e pecuária do nosso estado. Um tema, que independente do período, sempre está em evidência.
 
 
ITINERANTE
 
O presidente da Assembleia, deputado Alex Redano, disse que o parlamento já vem realizando várias ações aproximando os deputados da população. No caso de Ji-Paraná, os parlamentares decidiram prestigiar o evento e permitir que a região acompanhe um dia de trabalhos da ALE.
 
 
ÁREAS
 
Redano destaca que a sessão também vai possibilitar discussão sobre a questão de legalização de áreas. Um problema de longa data que causa incerteza e prejudica investimentos e produção.
 
DÚVIDA
 
Bolsonaro chega hoje ou amanhã em Ji-Paraná? Essa era a conversa do momento em todas as rodas políticas da Rondônia Rural Show ontem. Nenhum político e muito menos o cerimonial da Presidência da República confirmaram à especulação. 
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Professores e policiais militares devem ter direito à isenção de IPVA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS