ESPAÇO ABERTO: Preguiça de vereadores de Porto Velho repercutiu mal dentro da própria Câmara

ESPAÇO ABERTO: Preguiça de vereadores de Porto Velho repercutiu mal dentro da própria Câmara

Foto: Divulgação

REPERCUSSÃO
 
Coluna de ontem sobre as sessões remotas na Câmara de Vereadores de Porto Velho parece ter acordado quem estava deitado em berço esplêndido. A verdade é que um político após deixar desgastar sua imagem, sabe que não é nada fácil recuperá-la.
 
AÇÃO
 
Preocupado com isso, o vereador Fogaça ( Republicanos) deu jeito de assinar requerimento que pede retorno imediato das sessões presenciais na Câmara Municipal de Porto Velho. Everaldo Fogaça é presidente da CCJR da Câmara Municipal de Porto Velho, e assinou  propositura de autoria da vereadora Ellis Regina. 
 
ANTES 
 
Os dois vereadores já tinham  se queixado do problema em  plenário. A questão é que nem deu para discutir o assunto  na casa por falta de quórum.
 
IMEDIATO
 
A volta das sessões deve ser às segundas e terças-feiras à tarde das 15hs às 18hs podendo ser prorrogada. O requerimento irá para o  presidente da Casa de Leis, vereador Edwilson Negreiros, que é quem possui poder para colocar em votação a resolução.
 
 
VOTAÇÃO 
 
A Resolução deve ser votada na próxima terça-feira e, quando for assinada, dará condição para que a sessão plenária possa ser iniciada com a presença mínima de sete vereadores. 
 
VAZIA
 
As sessões atualmente têm sido remotas (semipresenciais) e muitos vereadores têm deixado de votar projetos importantes. O problema é que tem “folgado” que nem assim estaria comparecendo.
 
PREJUÍZO
 
Segundo o vereador Fogaça, o encerramento das sessões por falta de quórum prejudica a imagem da Câmara Municipal. Ele lembra que as sessões semipresenciais foram autorizadas por causa da pandemia, e que hoje todos os poderes, empresas e comércio já voltaram a trabalhar normalmente.
 
OPINIÃO
 
Impressionante como alguns vereadores se fazem de “tonto” e precisam ser motivo de piada para agir com dignidade. Ora, que desculpa há para não comparecer às sessões, se alguns já foram flagrados em festas com aglomeração. É muita cara de cupim.
 
REGISTRO
 
Deputado estadual Jair Montes ( Avante) esteve em Guajará-Mirim onde participou de evento político junto com a vice-prefeita de Guajará-Mirim Mary Granneman, os advogados Wellison Nunes e Breno Mendes, o assessor parlamentar Herbert Lins e o vereador de Porto Velho, Paulo Tico.
 
 
APOIO
 
Paulo Tico que é presidente dos vigilantes no Estado, sempre tem destacado o apoio que Jair Montes deu para a categoria. O deputado esteve à frente de negociações que fizeram o governo recontratar vigilantes para escolas estaduais. Os profissionais foram demitidos no Governo Confúcio Moura. 
 
GELADO
 
Em Vilhena, no Sul do Estado, a temperatura na madrugada chegou a 12 graus com sensação térmica de 10. Reflexo do frio na região Sul do Brasil, que em alguns lugares chegou a provocar sensação térmica de 20 graus negativos.
 
 
ORDEM DE SERVIÇO
 
Nos primeiros quatro meses desse ano, a Energisa realizou mais de 2 mil manutenções preventivas na rede elétrica de Rondônia. As obras são para melhoria e ampliação das redes de baixa e média tensão no perímetro urbano e rural.
 
TROCA
 
O serviço envolve a instalação e substituição de componentes como isoladores, cabos, postes e até a poda de árvores. Dependendo da característica da atividade, é preciso desligar a energia para que seja executada de forma segura tanto para os colaboradores, quanto para os moradores.
 
SEM TRANSTORNOS
 
O uso de tecnologia permitiu que 70% das manutenções ocorressem sem o desligamento da energia. Profissionais bem preparados conseguem trabalhar com a rede energizada, no entanto há casos em que o desligamento é a melhor técnica.
 
AVISO
 
Quando é preciso desligar a rede, os clientes tem sido avisados antecipadamente para que possam programar suas atividades durante o período em que haver a necessidade de interrupção da energia.
 
MODERNIZAÇÃO
 
Em 2021, a Energisa renovou mil km de cabos de energia durante as manutenções preventivas em Rondônia beneficiando diretamente cerca de 400 mil clientes. Acessando www.energisa.com.br/desligamentoprogramado é possível  conferir a programação para sua cidade. 
 
 
MULHERES NA POLÍTICA
 
Grupo feminino do União Brasil se reúne neste sábado em Porto Velho. O encontro acontece a partir das 17h30, no Hotel Golden Plaza (avenida Jorge Teixeira).
 
INÉDITO
 
O 1º Encontro do União Brasil Mulher do Estado tem na coordenação a ex-vereadora Cristiane Lopes, que é pré-candidata a deputada federal. O evento pretende reunir grandes lideranças femininas do partido, resultado da fusão do DEM com o PSL.
 
LOS DINOS
 
A companhia musical se apresenta na próxima terça-feira, 24, no Mercado Cultural de Porto Velho, a partir das 19h30. O convite está sendo feito pelo próprio grupo “Los Dinos”,o Projeto Seresta Cultural e a Associação Cultural Rio Madeira.
 
 
FECOMÉRCIO
 
Raniery Coelho foi reeleito para atuar mais quatro anos como Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Rondônia. A Fecomércio é a entidade que representa a classe patronal do Estado.
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS