ESPAÇO ABERTO: Queda nos casos de Covid contribuiu para recorde de realização de cirurgias

ESPAÇO ABERTO: Queda nos casos de Covid contribuiu para recorde de realização de cirurgias

Foto: Divulgação

PROGRAMADAS
 
Nos primeiros três meses deste ano, mais de  4.081 cirurgias eletivas foram realizadas pelo Hospital Regional de Cacoal; Hospital de Urgência e Emergência de Cacoal; Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II; Hospital de Campanha Central e Hospital Regional de Buritis.
 
REDUÇÃO DA COVID
 
A realização dos serviços foi possível devido à queda no número de internações em relação à covid-19 no Estado. As unidades ficam localizadas em Porto Velho, Cacoal e Buritis e estão atuando nas ações reforçadas pelo Governo do Estado, com medidas realizadas pela Secretaria de Estado da Saúde – Sesau.
 
AGILIDADE
 
As cirurgias eletivas são aquelas consideradas simples e rápidas já que o procedimento e a alta do hospital podem ocorrer com menos tempo.  Conforme avaliação médica, os pacientes são autorizados a esperar por algum tempo até a data da cirurgia.
 
EXEMPLOS
 
Existem vários procedimentos cirúrgicos que podem ser considerados eletivos: cirurgias cosméticas e estéticas; cirurgias de baixa complexidade; cirurgias cardiovasculares não emergenciais; cirurgia ginecológica; cirurgia do sistema músculo-esquelético e procedimentos cirúrgicos ortopédicos; cirurgia exploratória ou de diagnóstico.
 
REGIONAL DE CACOAL 
 
Em três meses, a unidade realizou 1.150 procedimentos cirúrgicos. Entre as especialidades médicas e serviços oferecidos estão:  Buco-maxilo; cirurgia para cabeça e pescoço; cirurgia pediátrica; geral; plástica; dermatologia; dermatologia oncologia; ginecologia; intensivista; mastologia; oftalmologia e vascular.
 
HOSPITAL DE CAMPANHA 
 
Com 110 leitos clínicos disponibilizados, realizou em cinco meses 574 cirurgias eletivas. Retirada de vesícula; Retirada  de hernia; Retirada de útero; Retirada de lipomas; Retirada de cistos; Tireoidectomia; Histerectomia e Cirurgias ginecológicas. 
 
HOSPITAL JOÃO PAULO II
 
Com 135 leitos disponíveis, o Pronto-Socorro João Paulo II realizou 1.881 cirurgias nos primeiros meses de 2022. Entre os procedimentos realizados estão: urgência e emergência; ortopedia; vascular e neurocirurgia. 
 
HOSPITAL DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DE CACOAL
 
Já no Hospital de Urgência e Emergência de Cacoal - Heuro, neste ano, foram realizadas 462 cirurgias, sendo nas áreas de: cirurgia geral; buco-maxilo; neurocirurgia; ortopedia; vascular e urologia.
 
BURITIS
 
O Hospital Regional disponibiliza 32 leitos, tendo cerca de 180 servidores ativos. A unidade realizou nos primeiros meses deste ano 10.028 procedimentos ambulatoriais e 14 cirurgias eletivas.
 
 
ORTOPÉDICAS 
 
As cirurgias ortopédicas foram as maiores demandas registras no Pronto-Socorro João Paulo II e no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal – Heuro. De Janeiro a março deste ano foram realizadas mais de 640 cirurgias ortopédicas eletivas nas duas Unidades Hospitalares.
 
COSME & DAMIÃO
 
Falando em hospital, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou que as obras de reforma do telhado, forro e pintura de toda estrutura do hospital infantil Cosme & Damião iniciaram oficialmente na manhã de ontem.
 
TRABALHO SEGUE
 
De acordo com a Sesau, são quase R$ 400 mil em investimentos nesta fase e a reforma não vai interromper a rotina de atendimento da unidade. 
 
REFERÊNCIA
 
O Hospital Cosme & Damião é referência em saúde infantil em todo Estado de Rondônia e também da Região Norte. Atualmente a unidade atende pacientes de todos os municípios do Estado, além de Estados vizinhos, comunidades indígenas, quilombolas e boliviana. O hospital tem 10 leitos de UTI, 112 leitos clínicos e mantém uma rotina de atendimento médio de 250 pacientes.
 
ICM-BIO
 
Parece que algumas pessoas que trabalham no ICM-BIO ( órgão Federal ) levam muito a serio o negócio de questão ambiental. Tanto é que dois motoristas foram "jogados pro mato" na manhã de ontem, na BR-364.  Nas fotos em destaque, está uma  camionete do Instituto voltando de Ariquemes para Porto Velho.
 
 
ICM-BIO 2
 
Em um determinado trecho da rodovia, onde havia um grande congestionamento, o apressado motorista do ICM-BIO fez uma ultrapassagem  perigosa e obrigou dois motoristas que vinham em sentido contrário, a buscar refúgio em meio ao matagal existente no acostamento. Foi a única  alternativa encontrada para evitar um grave acidente.  
 
 
ICM-BIO 3
 
Se por acaso a camionete do serviço público federal tiver tacógrafo, também será possível aos gestores do órgão verificar a velocidade média empregada na BR. Tenho certeza que vai ser bem acima do limite permitido.
 
INCONSTITUCIONAL
 
O Tribunal de Justiça de Rondônia reconheceu como inconstitucionais as Leis Estaduais 5178/2021 e 5179/2021, que davam  direito ao cidadão rondoniense de não se submeter, de forma compulsória, à vacina contra a covid-19 e que proibia a exigência do passaporte sanitário em locais abertos e fechados.
 
PASSOU POR TODOS
 
As leis, de autoria do deputado Eyder Brasil (PL), foram aprovadas em novembro de 2021 e sancionadas pelo governador Marcos Rocha. O deputado  disse que as leis seriam para evitar tratamento diferenciado, constrangedor ou discriminatório a qualquer pessoa que recusasse  vacinar contra a Covid.
 
CONTRADITÓRIO
 
Autoridades de saúde e até secretários de saúde em Rondônia, afirmaram que a vacinação foi responsável pela baixa no número de casos. No estado, 1.107.721 pessoas tomaram as duas doses da vacina, o que equivale a 65,89% da população. Outras 367.300 (21,85%) pessoas já recebem a 3ª dose e 11.675 (0,69%) a quarta dose do imunizante.
 
 
MEIO AMBIENTE
 
A Energisa fez uma doação de  1757 mudas de castanheira suficientes  para reflorestar até 2 hectares. Em três anos, a empresa contribuiu para o reflorestamento de 14,5 hectares, de Áreas de Preservação Permanente em Alvorada D'Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras e Porto Velho.
 
RECUPERAÇÃO DE ÁREAS
 
No filme a seguir, é destacado o registro de parceria com a SEDAM, que é o órgão que se encarrega da distribuição das plantas. A Energisa destaca que um dos objetivos da iniciativa é contribuir para o projeto Plante Castanha Brasil que repassa as plantas para pequenos produtores para recuperar áreas degradas ao mesmo tempo que gera renda através da extração do fruto.
 

Direito ao esquecimento

Qual você acha que será o resultado do jogo entre Brasil e Suíça nesta segunda-feira (28)?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Baltazar Vilas Boas

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS