O Juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de Porto Velho condenou o Bradesco a indenizar uma cliente no valor de 5 mil reais por danos morais, assim como devolver o valor de R$ 1.940.70 centavos relativos a um consórcio.
CASO
A cliente teria ido à agência reclamar da não ativação de um consórcio após 4 meses da assinatura do plano. A mulher contou ao juiz que teria sido mal atendida e retirada do banco pela PM.
DANO
O uso de força policial para um ato corriqueiro, já que se tratava de uma simples reclamação de cliente insatisfeito, foi o que gerou o dano moral. Segundo a sentença, é incontestável o nexo de causalidade entre o evento danoso e a conduta do Bradesco, pois foram os funcionários do banco que acionaram a Polícia Militar para retirar a cliente da agência.
VERGONHA
Outro fato apontado pela Justiça, foi a comprovação de situação vexatória enfrentada pela cliente, que teria ficado mais de uma hora para ser atendida na busca de cancelar o consórcio.
COMPLEMENTO
Ainda sobre o dano moral, a sentença fala que a situação danosa ultrapassou o mero dissabor, uma vez que expôs a pessoa a uma situação constrangedora e humilhante, mediante a retirada do local pela polícia. O fato ocorreu no dia 12 de novembro de 2020.
OUTRO LADO
O Bradesco não se pronunciou oficialmente sobre o caso. A coluna não conseguiu contato com a gerência do banco.
ALERTA
Todas as previsões indicam que o mês de abril deverá ter muita chuva com fortes temporais. Por isso, o novo filme da Energisa alerta para o perigo dos alagamentos.
REDE ELÉTRICA
É preciso ficar atento à vazão dos rios nesse período. Isso porque, as chuvas do mês passado se concentraram nas cabeceiras e provocaram alta no nível dos rios e alagamentos em alguns pontos, que ainda não recuaram.
MONITORAMENTO
A situação é acompanhada em tempo real no Centro de Operações Integrada (COI) da Energisa em Porto Velho. Os fatores climáticos podem afetar o fornecimento de energia e exigem também a atenção dos clientes para evitar acidentes.
CONSEQUÊNCIAS
Lenildson Santos, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa em Rondônia, explica que descargas elétricas podem provocar curto-circuito e falta de energia. Assim, como os ventos que quebram galhos e provocam quedas de grandes árvores que rompem os cabos de energia.
PRONTIDÃO
A previsão climática auxilia a Energisa a estar pronta para atuar, porém, ocorrem desafios que surgem com as chuvas. Os mais comuns são atoleiros e alagamentos das vias, especialmente nas áreas rurais, dificultando a chegada das equipes de manutenções em áreas mais distantes.
AGILIDADE
O monitoramento em tempo real foi importante durante os alagamentos registrados no interior do estado em março. Equipes técnicas tiveram que percorrer de barco os pontos alagados avaliando se havia risco elétrico e orientando a população.
PARCERIA
A atuação conjunta com a Defesa Civil avaliou a necessidade do desligamento do fornecimento nos casos emergenciais. A empresa lembra que a água é um condutor de eletricidade, por isso, alerta os moradores a continuarem atentos às orientações sobre os cuidados com a rede elétrica.
Acompanhe o filme e veja todo o aparato que é mobilizado em dias de temporal e muita chuva:
EMERGÊNCIA
Reforçando que o plantão da Energisa está disponível 24 horas por dia no WhatsApp Gisa (69) 9358-9673, aplicativo Energisa On, www.energisa.com.br ou call center 0800 647 0120.
QUALIFICAÇÃO
O Programa “Senai vai até você” teve importante participação no município de Alto Paraíso, onde mais uma vez, em parceria com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), qualificou e formou 20 jovens para o mercado de trabalho.
CERTIFICADOS
Foram entregues os certificados para quem concluiu o curso Qualificação em Montador e Reparador de Computadores. Durante o curso, com carga horária de 160 horas, os alunos aprenderam a executar, montar e realizar manutenção de computadores, a instalação e configuração de periféricos, além de montar, instalar, configurar e requalificar microcomputadores, aplicando normas técnicas, de qualidade e de saúde e segurança.
PROVAS
Serão aplicadas no próximo domingo (10) as provas do processo seletivo simplificado (PSS) do Censo Demográfico 2022. Os candidatos às vagas de recenseador farão a prova no período da manhã. Já os candidatos a agente censitário municipal (ACM) e agente censitário supervisor (ACS) no período da tarde.
MAIS DE 1700
Em Rondônia, serão selecionados 1.509 recenseadores e 224 agentes censitários municipais e supervisores, distribuídos em todos os municípios do estado. O cartão de confirmação da inscrição com o local de prova já está disponível para consulta no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), empresa organizadora da seleção.
DOCUMENTOS
No dia da prova, o candidato deve levar o comprovante de inscrição, um documento de identidade original com foto e caneta esferográfica de cor preta ou azul, fabricada em material transparente. O IBGE recomenda que o candidato conheça o local com antecedência e chegue, pelo menos, uma hora antes do início da prova.
HORA BRASÍLIA
A prova para recenseador será aplicada às 9h (horário de Brasília) e terá três horas de duração. Os candidatos farão uma prova objetiva, de caráter eliminatório.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Termos e condições de uso "Opiniões dos Assinantes"
A seção de Comentários do Portal Rondoniaovivo.com tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
Apenas assinantes do Portal Rondoniaovivo.com, devidamente cadastrados conforme item 1 abaixo, com nome e sobrenome verdadeiros, podem realizar comentários às reportagens através da Seção de Comentários.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do assinante cadastrado, inclusive nos casos de uso por terceiros que utilizem seu código de assinante.
A Seção de Comentários destina-se ao debate sobre o conteúdo publicado no Portal Rondoniaovivo.com, apenas para fins informativos e de entretenimento, excluindo qualquer utilização comercial ou publicitária. Os comentários publicados pelos assinantes não constituem opinião do Portal Rondoniaovivo.com e não são por ela endossados, não constituindo aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional de qualquer natureza.
O Rondoniaovivo permite que os leitores tirem do ar comentários que eles próprios tenham feito no site do jornal e queiram apagar. Escreva para redacao@rondoniaovivo.com
O Portal Rondoniaovivo.com tem a prerrogativa de, a seu exclusivo critério e independentemente de qualquer aviso ou notificação, retirar qualquer postagem do ar, mesmo que a postagem não viole as regras estabelecidas nestes Termos de Uso.
Os presentes Termos e condições de uso são regidos pela legislação da República Federativa do Brasil. Seu texto deverá ser interpretado no idioma português e os usuários submetem-se ao Foro Central da Comarca de Porto Velho.
Forma de acesso e cadastro ao comentário
Para que seja permitido o acesso do assinante a Seção de Comentários, objeto do presente termo, é necessário ser assinante do Portal Rondoniaovivo.com e possuir seu e-mail cadastrado e senha de acesso ao site. Caso ainda não tenha realizado seu cadastro, preencha o formulário de Cadastramento.
Ao realizar seu cadastramento, o assinante se compromete a observar esses Termos de Uso, a utilizar termos aceitáveis socialmente, e a não desrespeitar a lei e a ordem pública.
O assinante deverá informar seu próprio endereço eletrônico a ser utilizado para sua identificação no comentário. A senha poderá ser alterada a qualquer momento para sua identificação e permissão de acesso à página de comentários.
Todas as informações do assinante são protegidas por senha para a sua segurança e privacidade.
As páginas de internet estão sujeitas a problemas de interrupção, falha técnica ou indisponibilidade de funcionamento temporário, não tendo o Portal Rondoniaovivo.com qualquer responsabilidade sobre tais ocorrências.
O Portal Rondoniaovivo.com registra o IP, data e hora de acesso de todo internauta que se conecta ao sistema de comentários. O registro é feito nos termos da Lei 12.965/2014, e os dados poderão ser fornecidos a autoridades públicas, na forma da Lei, quando for necessária a identificação do autor de um comentário.
Serão vetados comentários que:
- Não tratem do assunto objeto da reportagem em que foi postado;
- Utilizem linguagem chula, grosseira ou ofensiva, palavras cortadas por caracteres ou escritos em outra língua que não o português e totalmente em maiúscula;
- Divulguem links e contas de redes sociais;
- Divulguem Banners publicitários;
- Ofereçam qualquer tipo de produto para venda, procurar anunciantes e patrocinadores;
- Veiculem material pornográfico, persecutório, ameaçador, racista ou discriminatório com relação a raça, religião ou nacionalidade;
- Veiculem informação sobre atividades ilegais e incitação ao crime;
- Veiculem afirmações ou material calunioso, injurioso ou difamatório;
- Veiculem propaganda política para candidatos, partidos ou coligações, bem como propaganda a respeito de seus órgãos ou representantes;
- Contenham páginas e arquivos criptografados ou protegidos por senhas;
- Veiculem programas e arquivos que contenham vírus ou qualquer outro código que ponha em risco arquivos;
- Veiculem informação relativa a pirataria de software;
- Utilizem-se do serviço, desvirtuando sua finalidade, com o intuito de cometer qualquer atividade ilícita;
Veiculem informações sobre atividades de concursos, pirâmides, correntes, lixo eletrônico, spam ou quaisquer mensagens periódicas ou não solicitadas (comerciais ou não) ou abusivas;
- Veiculem conteúdo ou material protegido por direitos autorais, sem autorização do autor ou de seu representante.
- Veiculem fotos ou vídeos sem autorização dos fotografados.
- Responsabilidades e Não-Licença
- Os textos, fotografia, imagens, logomarcas nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com se encontram protegidos por direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização do Portal Rondoniaovivo.com. Em hipótese alguma o assinante adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos.
No caso de utilização indevida das informações constantes nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com ou dos comentários, o assinante assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.
Se for descumprida quaisquer das regras expostas neste Termo de Uso ou for verificado o exercício de qualquer conduta ilegal, o comentário será excluído do Portal Rondoniaovivo.com.
A infração às regras deste Termo de Uso pode ensejar, a critério exclusivo do Portal Rondoniaovivo.com, a moderação permanente dos comentários do assinante e/ou à exclusão do usuário após comunicação prévia.
A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Portal Rondoniaovivo.com poderá cancelar o Seção de Comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos assinantes e/ou a terceiros.
Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!