ESPAÇO ABERTO: Deputado denuncia negligência na saúde estadual por falta de servidores

ESPAÇO ABERTO: Deputado denuncia negligência na saúde estadual por falta de servidores

Foto: Divulgação

 

SEM GENTE

O deputado DR. Neidson (PMN) disse, que a agência que armazenava sangue no Hospital de Base para atender, principalmente, casos de emergência, deixou de funcionar por falta de pessoal.
 
 
INTERNO
 
Para Neidson, a situação poderia ser resolvida administrativamente, pois o governo, segundo ele, fez seleção de profissionais da área e não enviou nenhum sequer para manter a unidade em funcionamento. O deputado afirma que oito funcionários seriam suficientes para contornar o problema.
 
 
MAIS
 
Neidson argumenta que já sugeriu também a volta dos plantões especiais para suprir a falta de médicos e outros servidores nas unidades de saúde. Acrescentou que vai questionar Fernando Máximo também sobre a falta de qualidade da alimentação que estaria sendo servida aos funcionários do João Paulo.
 
 
OUTRO LADO
 
A Secretaria Estadual de Saúde não respondeu os questionamentos da coluna.
 
RETORNO
 
O ex-deputado estadual Maurão de Carvalho deixou o MDB e retornou ao PTB, partido no qual foi eleito prefeito pelo município de Ministro Andreazza. Maurão foi ex-presidente da Assembleia Legislativa e em 2018 disputoiu o governo pelo PMDB.
 
 
TRANSPOSIÇÃO DOS EX-TERRITÓRIOS
 
O deputado federal coronel Chrisóstomo participou de audiência com o secretário geral do Ministério  da Economia, Leonardo Sultani, para discutir abertura de novos prazos para a carreira no Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT).
 
 
VANTAGENS
 
Também foi debatida a edição  pelo presidente Jair Bolsonaro, de uma Medida Provisória - MP, dando equiparação de direitos aos servidores  públicos do ex-território de Rondônia até 1991, como foi dado direitos aos servidores dos ex-território do Amapá  e Roraima.
 
FILIAÇÃO
 
Deputado Marcelo Cruz, Presidente do Patriota (RO), assinou ficha de filiação do pecuarista Ademir Sobral. Agora, Cujubim tem pré-candidato a deputado estadual.
 
 
PREFEITURA
 
Sobral foi candidato a prefeito nas últimas eleições e ficou em segundo lugar. O pecuarista é uma liderança forte e atuante em Cujubim e região. Um bom nome na formação da nominata do Patriota. 
 
PROTETORES VOLUNTÁRIOS
 
No próximo sábado, o grupo Protetores Voluntários vai realizar um Pet Day (Dia dos Animais), das 17 às 19 horas, no espaço Closs, na Avenida Lauro Sodré, 1865, Bairro Olaria. 
 
 
DIVERSIDADE
 
O evento terá feira de adoção de cães e gatos, consultoria veterinária (com orientações sobre castrações dos bichos) e uma lojinha de produtos personalizados dos Protetores Voluntários como adesivos e camisetas. 
 
 
 
MIMO
 
Quem doar 1 quilo de ração para alimentar os animais de rua ou aqueles que são abrigados em lares temporários, vai receber um brinde especial.
 
OPÇÃO
 
Quem não puder ir ao Pet Day poderá fazer doações de qualquer valor por meio da chave PIX pvhprotetoresvoluntarios@hotmail.com. 
 
 
PARCEIROS
 
A atividade é realizada em parceria com Gabriele Gaspar, Mundo Pet Love, Espaço Closs, Prontodog Hospital Veterinário, Clínica Veterinária Mil Patinhas, Auto Escola Maria, Escola de Línguas Minds, Beginning e Promove Brindes.
 
REPUBLICANOS
 
O deputado Anderson Pereira é o mais novo filiado do partido Republicanos, em Rondônia. A ficha de filiação foi abonada pelo presidente da sigla no Estado, deputado Alex Redano, presidente da Assembleia Legislativa.
 
 
PRESÍDIOS
 
O deputado, conhecido como Anderson do Singeperon, categoria dos agentes prisionais, se elegeu em 2018, com 11 mil 429 votos. No ato de filiação, Alex Redano destacou que Anderson vem somar junto aos Republicanos que espera fazer uma forte nominata para disputar o pleito de outubro.
 
CENSO
 
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, em caráter experimental, alguns resultados do teste do Censo Demográfico, feito em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal entre novembro de 2021 e fevereiro deste ano.
 
EM 11 ANOS
 
O teste mostrou que a população com 60 anos ou mais no Bairro Liberdade em Porto Velho subiu 9,5% entre 2010, ano do último Censo Demográfico, e 2021.
 
DIFERENÇA
 
No Censo, esta faixa etária representava 8,8% da população do Bairro. Já no teste, os idosos foram 18,3%.
 
NACIONALMENTE
 
Esta foi a primeira vez que o IBGE fez o teste em âmbito nacional e teve o objetivo de verificar os sistemas de coleta, os equipamentos, a abordagem ao informante e os protocolos de prevenção à covid-19 que serão utilizados no Censo 2022.
 
 
SEGUNDO SEMESTRE
 
Todas as localidades serão recenseadas novamente a partir do início da coleta do Censo, em 1º de agosto.
 
NORTE
 
Os resultados do teste mostram também que, entre as localidades recenseadas, o Bairro Liberdade apresentou a menor média de morador por domicílio da Região Norte: 2,7.
 
MAIOR
 
A localidade Eixo Central da Sede do município de Mucajaí, em Roraima, teve a maior média nortista – 3,5 –, seguida da localidade Novo Remanso, no município de Itacoatiara (AM) – 3,4 – e Bairro Laguinho, em Macapá (AP) – 3,3. 
 
QUESTIONÁRIO
 
O Bairro Liberdade também se destacou como a localidade recenseada com a segunda maior proporção de entrevistas feitas por telefone: 2,8% das 1.046 entrevistas foram por esta modalidade de coleta.
 
IMPORTÂNCIA
 
O chefe da Unidade Estadual do IBGE em Rondônia, Luiz Cleyton Holanda Lobato, destaca que “Foi um grande desafio, mas foi importante para mostrar um pedaço de cada realidade brasileira”.
 
MAIS UMA VEZ
 
Ele acrescenta que as localidades serão recenseadas novamente durante o Censo Demográfico para seguir recomendações internacionais de que todo mundo deve ser contado em um mesmo período. 
 
 
MILHÕES
 
Em 1º de agosto, a coleta oficial do Censo Demográfico começa em todo o país, mobilizando mais de 200 mil pessoas. Os recenseadores do IBGE vão visitar mais de 70 milhões de domicílios, incluindo os já recenseados durante o teste nacional, para retratar quantos somos e como vivemos.
 
IDENTIFICAÇÃO
 
Os recenseadores sempre trabalham uniformizados, com boné e colete azuis com a logomarca do IBGE. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador.
 
EQUIPAMENTO
 
Eles utilizam um Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), semelhante a um smartphone, com uma capa de cor azul, para coleta das informações. Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores através do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181.
 
GIGANTE
 
A fase de coleta das informações será uma das maiores operações censitárias da América Latina e uma das maiores do mundo. O Censo será realizado nos meses de agosto a outubro com divulgação dos primeiros resultados prevista para dezembro.
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Cleiton Cheregatto em Novo Horizonte do Oeste?
Quem é mais culpado pelas enchentes em Porto Velho?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS