ESPAÇO ABERTO: Possível extinção de dois partidos em Rondônia deve fortalecer Governo

ESPAÇO ABERTO: Possível extinção de dois partidos em Rondônia deve fortalecer Governo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

TEATRO

Parece que foi só jogo de cena o anúncio do partido Patriota, no fim de semana em Ariquemes, de que já teria nominata formada para disputar as eleições.
 
ACERTO
 
O partido teria fechado apoio ao governo, sendo que todos seus filiados deverão ingressar no União Brasil, partido de Marcos Rocha. Com isso, o Patriota deverá ser extinto em Rondônia, uma tendência natural dos partidos pequenos por conta da nova Federalização. 
 
ESCAMBO
 
Mas essa debanda para o Governo tem um preço. Ninguém fecha acordo político em benefício de candidato ou partido sem que haja uma contrapartida. No caso em questão, o deputado estadual Marcelo Cruz estaria ajustando sua ida para o Tribunal de Contas.
 
CONTRADITÓRIO
 
O deputado Marcelo Cruz não respondeu os questionamentos da coluna.
 
DESAPARECIMENTO  
 
O que mais surpreende, no entanto, é a possível extinção do Avante, que deverá levar todos seus filiados para o MDB. O Avante tem bons nomes para nominata tanto de Federal como Estadual, coisa que O MDB ainda não conseguiu.
 
 
PARCERIA
 
Mas como disse lá em cima, não há amores na política, tudo é negócio. Essa possível debandada do Avante para o MDB, além de solucionar a questão nominata, deixa o partido do senador Confúcio com um pé no grupo de Marcos Rocha.
 
PARCERIA 2
 
Isso, sem dúvida, não é difícil de acontecer. O presidente do Avante, deputado estadual Jair Montes, já é aliado e líder do Governo. Jair foi quem trouxe o governador Marcos Rocha, digamos, para perto dos deputados.
 
CACIQUE 
 
Resta saber quem é que vai dar as cartas nessa união. Se o presidente do MDB, em Rondônia, deputado Federal Lúcio Mosquini, ou se o deputado Jair Montes. Eu aposto mil por um que sei quem ganha com tudo isso. 
 
MDB
 
Lúcio Mosquini me confirmou que essa parceria colabora para a formação de nominata, que é sua prioridade no momento. Quanto o apoio do MDB ao governo "é só uma questão de afinar algumas coisas", enfatiza. 
 
 
 AVANTE
 
O deputado Jair Montes me disse que é Fake News as informações da parceria com o MDB e que o Avante segue firme. Informou ainda que o pré-candidato a deputado Federal, Thiago Flores, está elegível.
 
ESCLARECIMENTO
 
Falando no ex-prefeito Thiago Flores, ontem ele divulgou vídeo em redes sociais após a publicação da coluna. Também reforçou a fala de Jair Montes, dizendo estar elegível.
 
ESCLARECIMENTO 2
 
Thiago disse que não foi procurado para responder sobre as informações da coluna e usou suas redes sociais para questionar o que foi divulgado.
 
ESCLARECIMENTO 3
 
Vamos então por partes:
 
1- Somente nesta quarta-feira confirmei que o número que me passaram como sendo do ex-prefeito estava errado. Na terça, à noite, liguei e mandei mensagem para o número que tinha, mas não houve retorno.
 
2- Não me incomodei com isso, porque existem alguns políticos que tento entrar em contato para esclarecer informações e eles não atendem telefone e nem respondem as mensagens, mesmo tendo lido o conteúdo.
 
3- Quando me chegou o número correto de Thiago, imediatamente entrei em contato com ele. Embora aborrecido com a situação, foi gentil  e cortês. Lamentei o equívoco, ao mesmo tempo em que, também, me desculpei pelo desencontro que houve.
 
4- Tiago reconheceu que eu não afirmei que ele estava  inelegível, mas ponderou que o contexto dos tópicos dava a entender isso. Ele me mandou certidões do Tribunal de Contas que comprovam não haver débitos em seu nome.
 
5- Houve uma investigação pelo Tribunal de Contas de possível dano ao erário público quando Thiago foi membro da Comissão de Licitação do Estado no governo Confúcio Moura.
 
6- Ele afirma ter contestado os questionamentos contra ele, ao mesmo tempo que teria esclarecido todas as ponderações do Tribunal.
 
7- Com isso, o ex-prefeito segue firme com sua campanha para deputado Federal. Thiago ressalta que no período de proximidade das eleições é normal surgirem boatos ou notícias fantasiosas, que na opinião dele só servem para tumultuar a campanha.
 
 
OPINIÃO
 
Concordo com o ex-prefeito de Ariquemes, quanto ao jogo político das especulações e denúncias infundadas. Mas ressalto que político que fica "se achando", não é o caso de Thiago, corre risco de cair em armadilhas eleitoreiras. 
 
OPINIÃO 2
 
Sem perder a lucidez e compostura, Thiago explicou de forma clara sua situação eleitoral neste momento. Vai para a convenção como pré-candidato a deputado Federal e espera que suas ações como prefeito de Ariquemes possam contribuir para o sucesso nas urnas.
 
INVESTIGAÇÃO
 
O Ministério Público em Colorado do Oeste, instaurou Inquérito Civil para apurar irregularidades na Unidade Mista de Saúde do Município de Cabixi. A denúncia foi feita pelo Conselho de Enfermagem de Rondônia.
 
ABAIXO DO MÍNIMO
 
De acordo com o Coren, há insuficiência de enfermeiros para cobertura de plantões, existe apenas um profissional diariamente para todos os serviços, exceto para os casos de Covid e, mesmo assim, há plantões sem enfermeiro. O hospital também ficaria sem enfermeiro quando ele acompanha pacientes em ambulância.
 
TEM MAIS
 
Outros fatos apontados: na maioria dos plantões não há técnicos em enfermagem na central de materiais de esterilização e na triagem do pronto-socorro; o hospital não tem equipe pré-hospitalar, exigindo que os profissionais de plantão se desloquem para áreas urbana e rural. Além disso, também haveria  medicamentos vencidos e insuficiência de equipamentos de proteção individual.
 
PRAZO
 
O Promotor de Justiça Thiago Gontijo Ferreira, deu dez dias de prazo para a Prefeitura de Cabixi e à Secretaria de Saúde explicarem as denúncias.
 
 
DE VOLTA
 
Sid Orleans se organiza para retornar às fileiras do partido que o lançou para a política e pelo qual obteve dois mandatos de vereador no município de Porto Velho.
 
DE VOLTA 2
 
Após longo período de conversas de bastidores, nesta quinta-feira, dia 17, na nova sede do Partido dos Trabalhadores, a direção estadual e o diretório municipal da sigla vão se reunir com Orleans e formalizar o convite para que ele volte e dispute as próximas eleições pela legenda. 
 
FAZ SENTIDO
 
“Acho que é um caminho natural, a minha volta ao PT. Nunca briguei nem me desentendi com ninguém. Sempre mantive boas relações com todos, por isso as portas estão abertas”, ressalta Orleans.
 
ESQUERDA
 
Para ele, as dificuldades pelas quais passam os brasileiros não têm precedentes e o momento exige “que todos as pessoas com o compromisso de mudar o que acontece no País estejam juntas, lado a lado com Lula.
 
COERÊNCIA
 
Convicto de que não haverá retrocesso e que a sua volta ao PT já é fato quase consumado, Sid se diz animado para a próxima peleja eleitoral como pré- candidato a deputado estadual e avisa que o ato de filiação ocorrerá em breve.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Contribuinte rondoniense: você acha justo pagar R$ 90 mil para deputados visitarem feiras de armas nos EUA?
Você acha que o Carnaval da capital deve ser cancelado por causa do aumento da Covid?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS