Por constatar não eventualidade, subordinação, onerosidade, pessoalidade e alteridade, a 6ª Vara do Trabalho de Porto Velho reconheceu o vínculo de emprego entre um motoboy e uma empresa de entregas, parceira da plataforma iFood.
BENEFÍCIO
A empregadora e o iFood (de forma subsidiária) deverão pagar ao trabalhador diferença de aviso prévio, 13º salário, férias, horas extras, horas intrajornada, adicional noturno e adicional de periculosidade.
VALIDAÇÃO
Chegou a haver ponderação em relação a alguns pontos da sentença, mas a decisão foi mantida mais tarde, em julgamento de embargos de declaração.
PROCESSO
O motoboy começou a prestar seus serviços em 2019, mas sua carteira de trabalho só foi anotada em 2021. Ele alegou que cumpria jornada em dois turnos, com horário definido pela empresa, sem autonomia para organizar suas funções.
MAIS OUTRO
Também apontou que o iFood foi beneficiário dos serviços prestados durante todo o período.
ENTENDIMENTO
A juíza Cândida Maria Ferreira Xavier constatou que o homem não foi contratado para um único evento, mas esteve "fixado juridicamente ao tomador dos serviços".
ENTENDIMENTO 2
Não havia prova de que ele trabalhasse para outra empresa no mesmo período. Por isso, foi reconhecido o requisito da não eventualidade.
ENTENDIMENTO 3
A magistrada também observou que a motocicleta não pertencia ao trabalhador, mas, segundo ela, "isso não significa que todo o risco do negócio pertencesse a ele". Isso porque o serviço não dependia apenas do veículo, mas também da bolsa, máquina de cartão etc. Como o empregado prestava serviços por conta alheia, ficou configurada a alteridade.
ENTENDIMENTO 4
Cândida Xavier também considerou que a pessoalidade foi comprovada, pois, caso o motoboy faltasse ao trabalho, a empresa providenciava outro trabalhador.
APP
Já a subordinação seria "aquela por meio telemático e informatizado de comando, já que todas as cobranças eram realizadas por meio do aplicativo".
GANHO MÍNIMO
A juíza lembrou que havia um valor mínimo garantido por dia de trabalho, o que demonstrava a onerosidade. O iFood mandava o dinheiro para a empresa, que repassava ao entregador. Ou seja, ambos tinham controle sobre as quantias pagas ao motoboy.
TERCEIRIZAR
A magistrada concluiu que a empresa "foi criada com o objetivo de organizar mão de obra" para o iFood, "já que de nada adiantaria esta intermediar a venda de alimentos se não houvesse quem entregasse".
SOLIDÁRIO
Assim, o iFood de fato teria sido beneficiário do trabalho prestado pelo entregador, e não teria fiscalizado adequadamente o contrato.
PONTUAL
"No caso de inadimplemento das obrigações trabalhistas por parte do empregador, implica em responsabilidade subsidiária do tomador de serviços", destacou Cândida Xavier.
DECISÃO
Após analisar todos os pedidos feitos pelo motoboy, a juíza entendeu pela condenação da empresa onde o motociclista prestava serviço e também do Ifood. Os valores, objeto da condenação, foram fixados em 70 mil reais. A decisão cabe recurso.
VEM AÍ!!
Zé Neto e Cristiano prometem grande festa em Rondônia. Dupla será umas das atrações da ExpoNorte 2022. Os cantores confirmaram show na cidade de Cacoal, daqui a dois meses e meio.
EVENTO
Zé Neto e Cristiano se apresentarão na abertura da ExpoNorte, que acontecerá entre os dias 10 e 14 de maio. O evento promete ainda outras grandes atrações nacionais, afirma o empresário Fernando Galinari responsável pela parte artística e cultura da ExpoNorte.
MAIS ATRAÇÕES
Fernando enfatiza que já nos próximos dias outros nomes consagrados da música estarão sendo confirmados. Ano passado a ExpoNorte teve atrações como Henrique e Juliano, Barões da Pisadinha, Cleber e Cauan, entre outros. A ExpoNorte é realizada no Parque de Exposições de Cacoal. Informações e reservas já podem ser obtidos pelo telefone/WhatsApp 69 99211.6007.
SOLIDARIEDADE
A OAB, em Cacoal, está arrecadando donativos e recursos financeiros para ajuda os atingidos pela cheia. Na região, são cerca de 300 famílias desabrigadas.
SOLIDARIEDADE 2
Segundo o presidente da Subseção, Diógenes Almeida Neto, as famílias estão precisando de produtos de limpeza, móveis usados, utensílios domésticos e itens de higiene.
PARCEIROS
A ação está sendo desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Cacoal, por meio da Secretaria de Assistência Social. Toda a arrecadação já realizada foi entregue à Secretaria que fará a distribuição.
APOIO
O presidente da OAB/RO, Márcio Nogueira, pede que, quem puder, colabore com as famílias atingidas pela cheia. “Precisamos estender essa corrente do bem, ajudar essas famílias que estão sendo atingidas pelas enchentes. Tivemos essa mesma situação em vários outros estados, a exemplo do Rio de Janeiro, e agora aqui em Rondônia”, diz.
PROCEDIMENTO
As doações podem ser feitas na sede da Subseção de Cacoal – Rua Anísio Serrão, 2508. Também podem ser feitas pelo PIX – cacoal@oab-ro.org.br.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Termos e condições de uso "Opiniões dos Assinantes"
A seção de Comentários do Portal Rondoniaovivo.com tem como objetivo promover o debate acerca dos assuntos tratados em cada reportagem.
Apenas assinantes do Portal Rondoniaovivo.com, devidamente cadastrados conforme item 1 abaixo, com nome e sobrenome verdadeiros, podem realizar comentários às reportagens através da Seção de Comentários.
O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do assinante cadastrado, inclusive nos casos de uso por terceiros que utilizem seu código de assinante.
A Seção de Comentários destina-se ao debate sobre o conteúdo publicado no Portal Rondoniaovivo.com, apenas para fins informativos e de entretenimento, excluindo qualquer utilização comercial ou publicitária. Os comentários publicados pelos assinantes não constituem opinião do Portal Rondoniaovivo.com e não são por ela endossados, não constituindo aconselhamento jurídico, financeiro, médico ou profissional de qualquer natureza.
O Rondoniaovivo permite que os leitores tirem do ar comentários que eles próprios tenham feito no site do jornal e queiram apagar. Escreva para redacao@rondoniaovivo.com
O Portal Rondoniaovivo.com tem a prerrogativa de, a seu exclusivo critério e independentemente de qualquer aviso ou notificação, retirar qualquer postagem do ar, mesmo que a postagem não viole as regras estabelecidas nestes Termos de Uso.
Os presentes Termos e condições de uso são regidos pela legislação da República Federativa do Brasil. Seu texto deverá ser interpretado no idioma português e os usuários submetem-se ao Foro Central da Comarca de Porto Velho.
Forma de acesso e cadastro ao comentário
Para que seja permitido o acesso do assinante a Seção de Comentários, objeto do presente termo, é necessário ser assinante do Portal Rondoniaovivo.com e possuir seu e-mail cadastrado e senha de acesso ao site. Caso ainda não tenha realizado seu cadastro, preencha o formulário de Cadastramento.
Ao realizar seu cadastramento, o assinante se compromete a observar esses Termos de Uso, a utilizar termos aceitáveis socialmente, e a não desrespeitar a lei e a ordem pública.
O assinante deverá informar seu próprio endereço eletrônico a ser utilizado para sua identificação no comentário. A senha poderá ser alterada a qualquer momento para sua identificação e permissão de acesso à página de comentários.
Todas as informações do assinante são protegidas por senha para a sua segurança e privacidade.
As páginas de internet estão sujeitas a problemas de interrupção, falha técnica ou indisponibilidade de funcionamento temporário, não tendo o Portal Rondoniaovivo.com qualquer responsabilidade sobre tais ocorrências.
O Portal Rondoniaovivo.com registra o IP, data e hora de acesso de todo internauta que se conecta ao sistema de comentários. O registro é feito nos termos da Lei 12.965/2014, e os dados poderão ser fornecidos a autoridades públicas, na forma da Lei, quando for necessária a identificação do autor de um comentário.
Serão vetados comentários que:
- Não tratem do assunto objeto da reportagem em que foi postado;
- Utilizem linguagem chula, grosseira ou ofensiva, palavras cortadas por caracteres ou escritos em outra língua que não o português e totalmente em maiúscula;
- Divulguem links e contas de redes sociais;
- Divulguem Banners publicitários;
- Ofereçam qualquer tipo de produto para venda, procurar anunciantes e patrocinadores;
- Veiculem material pornográfico, persecutório, ameaçador, racista ou discriminatório com relação a raça, religião ou nacionalidade;
- Veiculem informação sobre atividades ilegais e incitação ao crime;
- Veiculem afirmações ou material calunioso, injurioso ou difamatório;
- Veiculem propaganda política para candidatos, partidos ou coligações, bem como propaganda a respeito de seus órgãos ou representantes;
- Contenham páginas e arquivos criptografados ou protegidos por senhas;
- Veiculem programas e arquivos que contenham vírus ou qualquer outro código que ponha em risco arquivos;
- Veiculem informação relativa a pirataria de software;
- Utilizem-se do serviço, desvirtuando sua finalidade, com o intuito de cometer qualquer atividade ilícita;
Veiculem informações sobre atividades de concursos, pirâmides, correntes, lixo eletrônico, spam ou quaisquer mensagens periódicas ou não solicitadas (comerciais ou não) ou abusivas;
- Veiculem conteúdo ou material protegido por direitos autorais, sem autorização do autor ou de seu representante.
- Veiculem fotos ou vídeos sem autorização dos fotografados.
- Responsabilidades e Não-Licença
- Os textos, fotografia, imagens, logomarcas nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com se encontram protegidos por direitos autorais ou outros direitos de propriedade intelectual, sendo vedada sua reprodução total ou parcial para finalidades comerciais, publicitárias ou qualquer outra, sem prévia e expressa autorização do Portal Rondoniaovivo.com. Em hipótese alguma o assinante adquirirá quaisquer direitos sobre os mesmos.
No caso de utilização indevida das informações constantes nas páginas do Portal Rondoniaovivo.com ou dos comentários, o assinante assumirá todas as responsabilidades de caráter civil e/ou criminal.
Se for descumprida quaisquer das regras expostas neste Termo de Uso ou for verificado o exercício de qualquer conduta ilegal, o comentário será excluído do Portal Rondoniaovivo.com.
A infração às regras deste Termo de Uso pode ensejar, a critério exclusivo do Portal Rondoniaovivo.com, a moderação permanente dos comentários do assinante e/ou à exclusão do usuário após comunicação prévia.
A qualquer tempo e de maneira unilateral, o Portal Rondoniaovivo.com poderá cancelar o Seção de Comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos assinantes e/ou a terceiros.
Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!