ESPAÇO ABERTO: Previsão é de mais chuvas, alagamentos e transtornos para população

ESPAÇO ABERTO: Previsão é de mais chuvas, alagamentos e transtornos para população

Foto: Divulgação

 

RAZÃO DAS CHUVAS

Entre os meses de novembro e março, na região de Porto Velho, grandes deslocamentos de massas de ar quente e úmido provocam as chuvaradas que temos vistos quase todos os dias.
 
MONITORAMENTO
 
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) acompanha diversos pontos nas áreas urbana e rural onde o volume de águas é maior devido à disposição geográfica do solo.
 
PONTUAL
 
Um dos bairros monitorados é o Lagoa, por exemplo, que é uma área baixa da cidade se comparada com bairros vizinhos, o que facilita o acúmulo anormal de água neste período do ano.
 
Moradores do bairro Lagoa pedem melhorias para rua alagada | REDE TV  RONDÔNIA
 
PALEATIVO
 
A prefeitura diz que realiza trabalho de drenagem profunda no bairro, visando facilitar o escoamento de águas e resolver um antigo problema do local.
 
 
SIPAM
 
O monitoramento das chuvas é feito pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) com o apoio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
 
 
PRONTIDÃO
 
O coordenador da Defesa Civil, Edmilson Machado, explica que quando vem uma forte chuva pra região, o Sipam avisa por meio de aplicativo ou telefone. A partir disso, é dada uma atenção nas áreas onde o risco de alagamento é maior.
 
SIMULTÂNEO
 
Machado salienta que um dos fatores que causa o transbordamento das vias urbanas da capital é decorrente do volume de chuva que ocorre ao mesmo tempo e não de forma gradativa.
 
SUJEIRA
 
Outro fator que acaba sobrecarregando o sistema de escoamento pluvial está ligado à grande quantidade de lixo retirada pela Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) dentro dos canais de escoamento.
 
BALANÇO
 
Nas últimas semanas, a Defesa Civil, com o apoio do Sipam e da Cemaden, realizou uma pesquisa de medição pluviométrica, indicando a queda de 39 milímetros de chuva em poucas horas, resultado maior que o previsto para uma semana, que era de 25.
 
 
AQUECEU 
 
O abono salarial pago pelo Governo de Rondônia aos profissionais da Educação Básica nos meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022 possibilitou fortalecimento da economia rondoniense.
 
Saiba como receber o auxílio de R$300 pago aos trabalhadores informais
 
PROPORCIONALIDADE
 
O abono foi pago proporcionalmente à jornada de trabalho, calculado com base na carga horária do profissional e no número de meses presentes na folha de pagamento da Rede Estadual de Ensino.
 
VOLUME
 
Mais de 17 mil servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) puderam contar com o pagamento do abono em caráter excepcional e com a única finalidade de cumprir a Constituição Federal, que ampliou o percentual mínimo anual para 70% do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) destinando o pagamento para a categoria, estando em efetivo exercício. 
 
 
CONVIDADO
 
Promotor Marcelo Lima de Oliveira, titular da Promotoria do Meio Ambiente, é o convidado de hoje do jornalista Cícero Moura no Espaço Aberto Entrevista. Além de pontuar questões ambientais em Rondônia, o promotor também irá falar sobre os 40 anos do Ministério Público no Estado. O programa começa às 16h.
 
 
NO AGUARDO
 
Prefeito de Nova Mamoré, Marcélio Brasileiro (DEM) ainda não definiu se permanece no novo União Brasil – partido criado com a fusão entre DEM e PSL – ou se entra no PL, do senador Marcos Rogério.
 
 
NO AGUARDO 2
 
Marcélio explica que somente após a definição das candidaturas majoritárias para o governo é que muitos políticos, candidatos ou não, irão se definir sobre que rumo tomar. Embora tenha boas relações com os dois Marcos (Rogério e Rocha), o prefeito prefere a cautela. Faz muito bem.
 
Nenhuma descrição de foto disponível.
 
DIREITO
 
O Programa de Orientação e Defesa do Consumidor de Rondônia (Procon) está intensificando o trabalho de fiscalização sobre os planos de saúde visando garantir aos conveniados a cobertura de testes PCR e sorológico para detecção de diagnósticos de covid-19 e gripe, conforme determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), grafada na Resolução nº 478.
 
LEGALIDADE
 
Conforme determinação da ANS, os planos de saúde devem fazer a cobertura dos testes – o PCR (cotonete inserido pelo nariz) que mostra se o corpo está com o vírus ativo, e o sorológico (teste rápido) que indica se a pessoa já entrou em contato com o vírus num curto ou maior espaço de tempo.
 
IN LOCO
 
O Procon está indo aos planos de saúde e aos laboratórios, levantando todas as informações sobre o procedimento, para resguardar os interesses do consumidor. O cidadão que não for acolhido, que não for atendido em sua demanda ou que se sentir lesado, deve fazer uma reclamação ou denúncia ao Procon por meio dos canais de comunicação, pelos telefones 151 e 98491-2986 (WhatsApp) e também usando portal www.procon.ro.gov.br, que dispõe de toda orientação aos consumidores, para formalização de reclamações e denúncias.
 
Direito ao esquecimento

Qual você acha que será o resultado do jogo entre Brasil e Suíça nesta segunda-feira (28)?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Baltazar Vilas Boas

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS