ESPAÇO ABERTO: Eleição acirrada garante vitória à Márcio Nogueira na OAB/RO

ESPAÇO ABERTO: Eleição acirrada garante vitória à Márcio Nogueira na OAB/RO

Foto: Divulgação

 

GANHOU

O advogado Márcio Nogueira representante da chapa 10, “uma nova advocacia para todos”, foi eleito presidente da OAB Rondônia para o triênio 2022/2024.
 
 
VOTAÇÃO
 
Márcio teve 2.568 votos enquanto que Zênia Cernov recebeu 2.455 votos. A diferença de 113 votos mostrou o quanto a eleição foi disputada.
 
 
ENTREVISTA
 
Na semana passada, Márcio participou de uma sabatina no Rondoniaovivo onde revelou parte de suas propostas na nova gestão. Sereno, conseguiu responder com naturalidade perguntas mais apimentadas e apresentar ideias de transformação para a Ordem. 
 
ENTREVISTADORES
 
Márcio foi questionado por mim e pelos convidados professor de Direito Helder Risler, jornalista e analista político Herbert Lins e o jornalista e superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa, Alessandro Lubiana. 
 
POSITIVO
 
Logo após o programa, dezenas de advogados que acompanharam a entrevista já apostavam na vitória de Márcio. A candidata Zênia Cernov foi convidada para a sabatina, mas não compareceu.
 
PARABÉNS
 
Dia 24 de novembro é comemorado o Dia do Rio. Em Porto Velho, é impossível pensar na data sem lembrar do imponente rio Madeira. Com suas águas barrentas por natureza e turbidez elevada, faz parte da vida e do imaginário do portovelhense.
 
DESTAQUE
 
Possui uma rica biodiversidade, com mais de mil espécies de peixes catalogadas, tem cerca de 20% de todas as espécies de fitoplâncton identificadas no mundo, sendo ainda o quarto do mundo em vazão média, se comparado com os rios tropicais.
 
MONITORAMENTO
 
Para preservar todas essas características, desde 2009, a Santo Antônio Energia realiza o Programa de Monitoramento da Qualidade da Água do rio Madeira e de seus afluentes, em um trecho de 300 quilômetros que vai desde o reservatório da hidrelétrica até o lago do Cuniã. 
 
 
REGIÃO
 
São 26 estações de coleta de água que incluem as praias de Jacy-Paraná e de Teotônio, e ainda os pontos de captação de água da Caerd.
 
TRIMESTRAL
 
O monitoramento mais detalhado, chamado de campanha de campo,  é feito a cada três meses, quando os biólogos percorrem o rio de barco para medir os níveis de oxigênio, PH (que é a acidez), turbidez, condutividade elétrica, temperatura, metais, nutrientes, coliformes, fitoplâncton e zooplâncton, que são pequenas algas e crustáceos, que servem de alimento para os peixes.
 
FUNDO E SUPERFÍCIE
 
As análises são feitas tanto na superfície do rio como nas partes mais profundas, que podem chegar a 30 metros de profundidade.
 
SEM ALTERAÇÃO
 
O gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da hidrelétrica, Guilherme Abbad, explica que desde a implantação da usina os monitoramentos não constataram nenhuma alteração que comprometa a qualidade da água do rio Madeira.
 
CONTROLE
 
Os estudos são importantes porque garantem o perfeito funcionamento do ecossistema aquático, bem como os múltiplos usos da água do rio. A Santo Antônio gera energia para abastecer  45 milhões de pessoas no Brasil.
 
** O texto é da Santo Antônio Energia. A coluna apenas fez uma edição mantendo o conteúdo original.
 
 
CAUTELA
 
A diretoria da Banda do Vai Quem Quer anunciou que não irá desfilar no Carnaval de 2022. O motivo é a pandemia da Covid-19 que ainda não terminou.
 
SENSATEZ
 
Perfeita a decisão. A banda tem um enorme prestígio e não vai acabar por conta de não desfilar por dois anos seguidos. Na hora certa, as coisas voltam a normalidade.
 
DIVERSÃO
 
Para compensar a ausência na avenida, a banda da Banda vai fazer uma Live pelo Youtube. Ou seja, será possível se divertir sem correr riscos desnecessários. 
 
BONS EXEMPLOS
 
Uma coisa que falamos bastante aqui na redação do Rondoniaovivo é sobre a divulgação de notícias boas, positivas, agradáveis de se ler. As tragédias, infelizmente, nunca vão deixar de existir.
 
BONS EXEMPLOS 2
 
Mas nem por isso vamos manter nosso foco no que não é bom. Temos obrigação de divulgar o que é alegre e positivo para nosso estado. Os bons exemplos que nossa Rondônia tem.
 
PRÊMIO
 
Nessa linha de mostrar o que merece destaque, nossos aplausos ao compositor e instrumentista Bado, que foi um dos contemplados no Prêmio Grão de Música com a canção “Mundos”.
 
SOLENIDADE
 
Ontem em São Paulo, foi realizada a 8ª edição do evento que celebra a canção brasileira com shows, performances e a entrega do troféu criado por Elifas Andreato.
 
SATISFAÇÃO 
 
"Estar participando de um projeto com visibilidade nacional para nossa música, para nosso Estado é muito gratificante, pois é reflexo de todo um trabalho ao longo da vida e uma prova de que a nossa música ultrapassa as fronteiras", afirmou Bado.
 
CRITÉRIOS
 
Cada artista é selecionado pelo conjunto da sua obra. Os premiados e premiadas deste ano representam 14 dos Estados brasileiros.  
 
MUNDOS 
 
A música "Mundos" fez parte do CD solo de Bado chamado "Aldeia de Sons" e na sua produção contou com a participação de grandes músicos como: Chico Chagas -  arranjo/piano e teclados, Sardinha - contrabaixo, Junior Lopes - bateria e Bira Lourenço - Percussão.
 
POUCA CREDIBILIDADE
 
Oito em cada dez brasileiros não confiam no WhatsApp para transações financeiras. É o que aponta uma pesquisa da empresa de cybersegurança Psafe. 
 
DE ONDE VAI SAIR?
 
O secretário especial do Tesouro e Orçamento, Esteves Colnago, afirmou que a PEC dos Precatórios abre um espaço orçamentário de R$ 106,1 bilhões em 2022. Mas, desse total, apenas R$ 1,1 bilhão estão livres.
Direito ao esquecimento

Você acha que os escândalos do Governo Bolsonaro prejudicam a pré-candidatura à reeleição?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS