ESPAÇO ABERTO: Decisão de Ivo Cassol muda completamente cenário político

ESPAÇO ABERTO: Decisão de Ivo Cassol muda completamente cenário político

Foto: Divulgação

 

VAI CONCORRER

 
Uma fonte muito próxima ao ex-governador Ivo Cassol jura de pé junto que ele vai pra disputa de qualquer jeito. Nos últimos dias, em mais de uma reunião, ele teria dito que é candidatíssimo ao governo.
 
APOIO
 
Cassol tem boa popularidade de um extremo ao outro do Estado, e vem sendo cobrado por seus correligionários. Sua militância entende que o momento é favorável para o ex-governador e ex-senador.
 
IMPEDIMENTO
 
O receio de Ivo Cassol seria o STF não aceitar sua tese jurídica, mas o placar de votação até o momento mostra o contrário. O Escritório Loura, Almeida e Ferreira Neto, que defende Cassol, diz que o placar de 2 votos favoráveis até o  momento para o ex-governador, aponta o entendimento mais correto para o caso.
 
IMPEDIMENTO 2
 
O ministro Alexandre de Moraes pediu vista e o julgamento foi interrompido. Como Moraes já devolveu o processo, ainda esse mês a votação deverá ser retomada. Cassol precisa de mais quatro votos.
 
CRIME
 
Ivo Cassol foi condenado em 08 de agosto de 2013 por um crime envolvendo licitação quando ele era prefeito de Rolim de Moura. Pessoas não habilitadas participaram do processo licitatório, Cassol foi punido por não ter averiguado quem estava cuidando da licitação.
 
CRIME 2
 
O crime não teve dolo e nem enriquecimento ilícito, mas Cassol teve que pagar pelo descuido pois era o gestor maior da prefeitura. 
 
LIVRE
 
Nesse momento, Ivo Cassol permanece inelegível. Mas se a votação no Supremo lhe for favorável, desde 08 de agosto de 2021 ele já estaria com seus direitos políticos retomados.
 
DISPUTA
 
Com Cassol concorrendo ao governo pelo Partido Progressistas, a deputada Jaqueline naturalmente seria sua candidata ao Senado. Alguns nomes conhecidos para vice-governador, como de Daniel Pereira, poderiam completar a chapa.
 
PERDA
 
Quem fica completamente prejudicado numa eventual candidatura de Cassol é o senador Marcos Rogério, outro pretende ao governo. Sua pretensão de disputar um segundo turno com Marcos Rocha vai por água abaixo. 
 
PERDA 2
 
Outro que também precisará mudar seus planos, caso Cassol esteja na disputa, é o deputado federal Léo Moraes.
 
COMPOSIÇÃO
 
Léo vem trabalhando nos bastidores a formação de uma chapa forte que poderia concorrer de igual com os dois Marcos. No entanto, a presença de Ivo Cassol na disputa inviabiliza concorrer ao governo.
 
OPÇÃO
 
Como um mandato de Senador também faz brilhar os olhos de Moraes, ele teria que ajustar um acerto com um bom nome ao governo. Apesar das rusgas que tem com o Governador, nessa hora de unir forças para se manter em evidência qualquer desavença é coisa do passado.
 
OPÇÃO 2
 
Ainda na procura por um bom parceiro político, Leó Moraes pode também bater na porta do Senador Confúcio Moura, que já comprou um “guides” novo para andar pelo Estado pedindo voto.
 
DECISÃO
 
Confúcio Moura é outro que anda atuando bem caladinho, contando que o MDB pode fazer uma nominata forte para disputar o governo. A executiva do partido não abre mão de uma candidatura majoritária, e Confúcio é a liderança mais forte no momento.
 
OUTRO NOME
 
Quem também deverá mudar os planos se Cassol vier, é o governador Marcos Rocha. Jaqueline Cassol que poderia ser sua parceira de chapa disputando o senado terá que ser descartada. 
 
OUTRO NOME 2
 
Marcos Rocha até pode conseguir algum nome de expressão para disputar o cargo de senador, mas vai precisar alinhar isso com os partidos que ai estão. Me parece suicídio político tentar “inventar” um nome dentro do próprio governo.
 
JÁ COMPROMETIDOS
 
Junior Gonçalves e Evandro Padovani, que vem já há algum tempo fazendo papel político para o governo, tem seus projetos pessoais para cuidar. Não me parece que abririam mão de disputas mais confortáveis, digamos assim, para se aventurar ao senado.
 
CONFORTÁVEL
 
Por outro lado, ainda existe gente acreditando que só o fato de dizer que apoia Bolsonaro já é vantagem nas eleições do ano que vem. Eu até acho que ele manterá a mesma votação de 2018, em Rondônia, mas duvido que acomodados se deem bem apostando nisso. 
 
VAIDADE
 
Falando em ego, fontes palacianas informam que Fernando Máximo vem superando todas as expectativas. O Secretário estaria tão entusiasmado consigo mesmo que nem o governador ofusca seu brilho.
 
VAIDADE 2
 
O problema é que o fato de dar prioridade ao narcisismo sem limites tem deixado incomodadas diversas pessoas que precisam cuidar do marketing de Marcos Rocha. Fernando estaria dando prioridade para suas pretensões políticas e esquecendo que o chefe é o Governador.
 
PRESSÃO
 
Aliás, já corre um boato forte de que em breve poderão ocorrer mudanças no primeiro escalão. Dizem que é questão de tempo para o Governador perceber que seus planos políticos não interessam a quem tem desejos maiores.
Direito ao esquecimento

Você concorda que os vereadores de Porto Velho continuem atuando online, mesmo com a queda nos casos de covid-19?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS