ESPAÇO ABERTO: Queijo de Rondônia recebe prêmio e já é considerado de excelência

ESPAÇO ABERTO: Queijo de Rondônia recebe prêmio e já é considerado de excelência

Foto: Divulgação

 

DESTAQUE

O produtor de Ariquemes, Gilberto de Assis Miranda,  foi o vencedor e trouxe para Rondônia a medalha de ouro do ExpoQueijo Brasil Araxá International Cheese, na categoria Queijo de Vaca, Leite: pasteurizado, tratamento da coalhada, cozida, jovem (30 dias).
 
MINAS GERAIS
 
O evento ocorreu na cidade de Araxá (MG), no período de 4 a 7 de novembro. O produtor foi incentivado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri) para participar do evento.
 
 
FOMENTO
 
O objetivo principal do concurso é fomentar a produção de queijos em todo o país, dar visibilidade aos produtores e as suas diversificadas produções, além de premiar os melhores e mais bem avaliados queijos do mundo. O concurso foi voltado para produtores de queijos artesanais no Brasil e exterior que possuam inspeção oficial, como inspeções Federal, estadual ou municipal.
 
FACEIRO
 
Gilberto diz que não acreditava muito no potencial do Queijo Colônia, achava que nem iria se classificar. “O Queijo 4 Cachoeiras Colônia, já é sucesso em Rondônia e agora será no mundo”, disse Gilberto o produtor concorreu com mais de 800 queijos artesanais de todo o país.
 
HISTÓRIA
 
A produção de queijo é uma tradição que faz parte da vida do produtor Gilberto Miranda. Há anos ele vem estudando e se qualificando na produção de queijo. Hoje é pioneiro na produção de queijo em Rondônia com sabor marcante e de qualidade.
 
ONDE FICA
 
A queijaria do produtor, localiza-se as margens do rio Quatro Cachoeiras entre os municípios de Ariquemes e Cacaulândia, por isso, batizou sua marca com este nome. A queijaria industrializa cerca de 400 litros de leite por dia. Grande parte do leite é de vacas girolando e de vacas gir leiteiro, que produz um leite mais saboroso, cheiroso, com teor de gordura mais alto, de 4.6.
 
EM FAMÍLIA
 
O queijeiro destacou que produz o queijo Colônia há cinco anos e que toda a produção artesanal tem o envolvimento da família, além dos incentivadores como o Governo do Estado.
 
COVID
 
Em 2019, a Seagri iniciou um projeto para criação do concurso estadual de queijo artesanal, no entanto veio a pandemia e o projeto foi paralisado, mas deve ser retomado no próximo ano.
 
AJUSTES
 
Com a confirmação da filiação de Bolsonaro no Partido Liberal, Rondônia poderá ter candidatura própria no PL. Se confirmada a também filiação do senador Marcos Rogério no partido, ainda este mês já poderá começar a ser ajustado um projeto para 2022.
 
NOMES
 
Marcos Rogério seria o nome do PL ao governo tendo Ieda Chaves como vice. Confirmando essa dobradinha, Expedito Junior ( PSDB) poderia ser o candidato ao Senado Federal.
 
REUNIÃO
 
Na próxima semana, o ex-secretário de agricultura de Porto Velho, Luíz Claudio Pereira Alves, que é o presidente do PL no estado, viaja para Brasília para participar de reunião da Executiva Nacional.
 
PROJETO
 
Luiz Cláudio, que é candidato a deputado federal, disse que não sabe nada sobre filiação do senador Marcos Rogério. Somente depois da reunião programada para quarta-feira da semana que vem é que ele poderá dar alguma informação sobre os rumos do partido.
 
PEDIDO
 
Luiz Claudio afirmou que até agora somente formou uma nominata para disputar as eleições de deputado no ano que vem, atendendo pedido do Presidente Nacional do PL, Valdemar Costa Neto.
 
ESCOLHIDA
 
Porto Velho está entre os 61 municípios selecionados para fazer o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), capitaneado pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME).
 
ENVOLVIDOS
 
As etapas dos processos para o desenvolvimento do ICM do município, estão sob a coordenação da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho e da Secretaria Municipal de Orçamento, Planejamento e Gestão (Sempog).
 
FINALIDADE
 
A iniciativa permite ao poder público avaliar, de forma sistemática, contínua e estruturada, o ambiente de negócios dos municípios brasileiros e desenvolver estudos, programas e políticas públicas relacionados à disseminação de boas práticas e melhoria regulatória e concorrencial.
 
DINHEIRO
 
Segundo o secretário adjunto da Sempog, José Cantídio Pinto, o ICM será um importante instrumento para atração de investimentos externos e promoção de políticas públicas, além do compartilhamento das melhores práticas que possam ser adaptadas em todo o país.
 
EXPLICAÇÃO
 
O Governo Federal enviou 453 questionários que devem ser respondidos pelas secretarias municipais. O próximo passo é fazer a devolutiva à comissão até o próximo dia 19 de novembro.
 
PROCESSO
 
Após essa fase, as respostas serão compiladas e apresentadas ao prefeito Hildon Chaves. O ICM será composto por 9 capítulos estruturados em três eixos municipais, permitindo uma avaliação completa do ambiente de negócios municipal. Consequentemente, o relatório consolidado será encaminhado ao Ministério da Economia no dia 10 de dezembro.
 
ICM
 
O Índice se traduz em menos burocracia, menos custo e diminuição das desigualdades regionais, difundindo as melhores práticas e dando ao gestor municipal a capacidade de desenvolver políticas públicas e colher os resultados.
 
ETAPAS
 
Na fase 1 do projeto estão sendo convocados a participar municípios com mais de 500 mil habitantes, capitais, além daqueles que integraram a fase piloto.
 
UM TERÇO
 
Ao todo, são 61 municípios, representando todos os estados brasileiros e englobando 33,68% da população brasileira. Os resultados dessa primeira fase são esperados para janeiro do ano que vem.
 
NA SEQUÊNCIA
 
A fase 2, prevista para 2022, contemplará, além dos municípios da fase 1, aqueles que tiverem mais de 100 mil habitantes. Serão cerca de 326 municípios e 57,67% da população representada.
Direito ao esquecimento

Em qual desses quatro pré-candidatos você votaria se as eleições fossem hoje?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS