ESPAÇO ABERTO: Fique atento para visita dos recenseadores do IBGE

ESPAÇO ABERTO: Fique atento para visita dos recenseadores do IBGE

Foto: Divulgação

TRABALHO
 
Nesta quinta-feira (04), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou os testes do Censo Demográfico em todas as unidades federativas (UFs). Em Rondônia, o teste ocorrerá no bairro Liberdade, em Porto Velho, até meados de dezembro.
 
TRABALHO 2
 
Já o Censo Demográfico em todos os domicílios está previsto para ocorrer entre junho e agosto de 2022. Durante o teste, serão seis recenseadores percorrendo cerca de 1200 domicílios porto-velhenses.
 
TRABALHO 3
 
Os testes incluem todas as etapas do Censo, desde o treinamento dos recenseadores, montagem do posto de coleta, pesquisa do entorno, modelo misto de coleta, mobilização dos moradores e comunicação com a mídia.
 
IDENTIFICAÇÃO
 
Os recenseadores vão trabalhar uniformizados, com boné e colete com a logomarca do IBGE. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador.
 
ON-LINE
 
Eles vão utilizar um DMC de cor azul, semelhante a um smartphone, para coleta das informações. Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE através do site respondendo.ibge.gov.br, do telefone 0800 721 8181 ou do QR Code.
 
PESQUISA
 
Além da coleta de informações junto aos moradores, nos dias anteriores, é feita a pesquisa urbanística do Entorno, que coleta informações sobre a infraestrutura urbana. Entre elas iluminação pública, identificação de logradouro, pavimentação das vias, existência de calçadas, pontos de ônibus, ciclovias, acessibilidade urbana e arborização.
 
OUTRA ETAPA
 
Após o recenseamento, vem a fase de supervisão e, depois, a Pesquisa de Pós-Enumeração, que avalia a cobertura e a qualidade da coleta de dados do estudo censitário. 
 
RECADO
 
Serviço Social da Indústria (SESI), de Porto Velho, avisa que para a segunda quinzena de novembro estará oferecendo serviços de pilates, quiropraxia e agulhamento seco. Os atendimentos terão que ser agendados. Mais informações pelo número (69) 99232-6051.
 
FORA
 
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está com chamada escolar pública on-line 2021 para os estudantes que, por algum motivo, estão fora da sala de aula e desejam ingressar na rede pública estadual no ano letivo de 2022. 
 
IDENTIFICAÇÃO 
 
A iniciativa tem como finalidade conhecer aqueles que estão sem estudar e buscam retornar à escola no próximo ano. De acordo com secretário Suamy Vivecananda, a chamada escolar é apenas para quem está fora da escola. “Informamos que para essa demanda, o Governo de Rondônia pretende traçar estratégias de alcance, inserção e excelência em atendimento no ensino público para o ano de 2022”.
 
FIM DO MÊS
 
A chamada escolar pública on-line segue até 30 de novembro de 2021. Pais ou responsáveis pelos estudantes interessados em ingressar à rede estadual de ensino deverão acessar http://www.rondonia.ro.gov.br/seduc/, clicar no banner da chamada escolar em destaque e preencher corretamente o formulário com os dados dos estudantes e a escola mais próxima de sua residência.
 
DÚVIDAS
 
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (69) 3216-7271 e 3216-7270 e falar com os técnicos da Gerência de Controle, Avaliação e Estatística da Seduc.
 
FALANDO EM EDUCAÇÃO
 
O pagamento dos auxílios dos Programas Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o Pibid, e de Residência Pedagógica está atrasado. Os programas são voltados à qualificação de futuros professores e atingem 60 mil estudantes de graduação em cursos de licenciatura, que recebem 400 reais por mês.
 
SULPEMENTAÇÃO
 
Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes, responsável pelo pagamento das bolsas, os recursos precisarão ser suplementados. Em nota, a Capes informou que os recursos necessários já foram disponibilizados pelo governo federal, mas o crédito precisou ser encaminhado via projeto de lei, já que não há mais permissão legal para a suplementação orçamentária por meio de ato do Executivo.
 
CONGRESSO
 
Para isso que isso seja viabilizado é preciso que o Congresso Nacional aprove um novo projeto de lei para garantir a suplementação orçamentária que viabilize o pagamento dos benefícios desses programas aos estudantes.
 
OPINIÃO
 
“...veio em boa hora, já que em muitos casos, havia responsabilização de alguns agentes por meros erros formais, por culpa simples na acepção jurídica do termo e por não ter a lei em vigor (8429/92) aplicação do princípio da proporcionalidade para as sanções, acabava por igualar as condutas daqueles que não haviam trazido nenhum ou mesmo prejuízo ínfimo à administração pública com aqueles que de fato tiveram a vontade livre e consciente de dilapidar o patrimônio público com vista a locupletar-se”.
 
Advogado Juacy Loura avaliando que acha importante a nova Lei de Improbidade.
 
 
ATÉ QUE ENFIM
 
Parece que finalmente a população de Rondônia poderá viajar de avião para outros trajetos além de São Paulo, Brasília, Cuiabá e Belo Horizonte.
 
LINHAS
 
A Azul disponibilizou novos voos com destino à Recife, em Pernambuco; e Salvador, na Bahia. A iniciativa é para atender a demanda durante o período de alta temporada de verão. 
 
DIRETO
 
Tanto para Recife quanto Salvador, as viagens serão sem escalas com previsão de voo em torno de 4h20, uma das mais longas do país.
 
FIM DE ANO
 
A primeira decolagem feita pelo Airbus A320, saindo de Porto Velho em direção à capital pernambucana, está prevista para o dia 22 de dezembro, às 2h20 da manhã.
 
15 DIAS DEPOIS
 
Já para a Bahia, o primeiro voo com destino direto a Salvador está marcado para o dia 8 de janeiro de 2022, às 22h20.
Direito ao esquecimento

Em qual desses quatro pré-candidatos você votaria se as eleições fossem hoje?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS