ESPAÇO ABERTO: Índia de Rondônia faz alerta em encontro mundial

ESPAÇO ABERTO: Índia de Rondônia faz alerta em encontro mundial

Foto: Divulgação

DESTAQUE
 
Uma indígena Paiter-Suruí, Txai Suruí, roubou a atenção na abertura da COP26, na cidade de Glasgow, na Escócia. A jovem rondoniense fez, em inglês, um discurso rápido, porém, duro e histórico denunciando as ameaças sofridas pelos povos indígenas brasileiros e a destruição da Floresta Amazônica.
 
PASSADO 
 
Txai tem um histórico familiar de lutas contra os inimigos das florestas e das comunidades tradicionais de nossa região. O pai dela é o cacique Almir Suruí, uma das mais conhecidas vozes do país pela proteção do meio ambiente e terras indígenas.
 
 
CONTESTAÇÃO
 
O cacique não é bem visto no atual Governo Federal por causa das críticas que faz às políticas ambiental e indigenista de Jair Bolsonaro.
 
FAMÍLIA
 
A mãe de Txai é a ambientalista Ivaneide Cardozo, que está à frente da Kanindé, entidade que luta pela preservação ambiental e das terras dos povos indígenas na Amazônia.
 
 
PRA ONTEM 
 
Durante o discurso, Txai Suruí lembrou a luta dos povos indígenas e alertou que as medidas para evitar o colapso do meio ambiente, dos recursos naturais e das mudanças no clima, necessitam serem tomadas urgentemente. 
“Precisamos tomar outro caminho com mudanças corajosas e globais. Não é 2030 ou 2050, é agora”, alertou.
 
SAÚDE
 
Mais de 8,7 mil procedimentos médicos foram efetuados na 22ª missão da Unidade de Saúde Social Fluvial Walter Bártolo, realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), em Surpresa, distrito de Guajará-Mirim. A embarcação de suporte médico atendeu ribeirinhos e indígenas da região.
 
 
 
 
PONTUAIS
 
Foram realizados 529 atendimentos, 2.086 procedimentos odontológicos; 927 exames; e 5.194 medicamentos dispensados, totalizando 8.736, além de exames preventivos.
 
QUASE 3 SEMANAS
 
O Barco Hospital, que fica ancorado em Guajará-Mirim, saiu em missão no dia 13 de outubro, fazendo o primeiro atendimento na comunidade de Deolinda e seguindo para Barranquilha, Soltério, Surpresa e Ricardo Franco.
 
RESIDÊNCIA
 
Além dos pacientes que procuram o Barco Hospital, os profissionais também vão até casas realizar consultas, medicação, coleta de material para exames e distribuição de remédios se houver necessidade.
 
LOTOU
 
Mesmo com o calor no feriado, muita gente foi até os cemitérios de Porto Velho. No ano passado, a pandemia restringiu à visitação às sepulturas.
 
LOTOU 2
 
Muita gente aproveitou os horários e rotas alternativas no transporte coletivo para poder visitar túmulos de familiares e amigos.
 
EXTRA
 
O camelô Gabriel Fagundes disse que houve queda nas vendas embora a movimentação de pessoas, na opinião dele, tenha sido a normal de uma data como Finados.
 
 
 
INFLAÇÃO
 
Gabriel explicou que praticamente o preço das flores se manteve o mesmo em relação aos últimos dois anos. O preço das velas é que teve reajuste de quase 100%, em relação ao ano passado. 
 
 
 
EVANGELHO
 
Em meio aos ambulantes e visitantes, fiéis de uma igreja Batista de Porto Velho divulgaram o evangelho e mediram pressão arterial. Um pequeno livro sobre o Evangelho de João foi distribuído ao público.
 
 
 
 
 
DEBATE OAB
 
Candidato Márcio Nogueira já confirmou oficialmente presença no debate que será realizado pelo Rondoniaovivo na próxima terça-feira, dia 09. 
 
DEBATE OAB 2
 
A assessoria da candidata Zenia Cernov ainda não confirmou presença, mesmo já tendo participado da reunião sobre as regras do debate, realizada nos estúdios de transmissão de conteúdo do Rondoniaovivo.
 
DEBATE OAB 3
 
Importante destacar aos nossos leitores que prezamos pela democracia e transparência, portanto o Debate continua mantido como está previsto e foi acordado com ambas as assessorias dos candidatos.
 
 
 
MUTIRÃO
 
Secretaria Estadual de Saúde avisa que nos próximos dias  será feito mutirão de catarata e pterígio para pacientes de Porto Velho, Candeias e Itapuã, mas muita gente está com cadastro desatualizado e a SESAU não está conseguindo contato para a consulta. Peço ao amigo leitor que compartilhe essa informação por conta da importância que o tema requer.
 
 
 
 
ARAÚJO
 
Gerente do Mercado Araújo, Maria Souza, mandou mensagem para a coluna explicando que a diferença de preço no suco Natural em relação ao Mercado Meta 21 é porque se trata de um suco integral. Feito o registro.
Direito ao esquecimento

Em qual desses quatro pré-candidatos você votaria se as eleições fossem hoje?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS