ESPAÇO ABERTO: Marcos Rocha retorna ao PSL e com planos para 2022

ESPAÇO ABERTO: Marcos Rocha retorna ao PSL e com planos para 2022

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

CACIQUE
 
Governador Marcos Rocha se filiou ao PSL e assumiu a presidência do partido em Rondônia. Retorna para a legenda que o elegeu, com o compromisso de atrair mais filiados e aumentar número de cadeiras na Assembléia e no Congresso.
 
 
 
ALIADO
 
Antes do encontro com o presidente nacional do partido, deputado federal Luciano Bivar, o Governador teria conversado com Bolsonaro e apresentado o atual cenário político em Rondônia. O Presidente teria ficado satisfeito com o trabalho de Rocha e seus aliados.
 
FIEL ESCUDEIRO 
 
Na audiência de filiação realizada em Brasília, Bivar pediu que o secretário-chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves, assuma o comando da Secretaria Geral da legenda em Rondônia. Junior aceitou a missão.
 
 
 
TRABALHO
 
Desta forma, o grupo liderado por Marcos Rocha já começa a traçar os caminhos que deve tomar para as eleições do ano que vem. O objetivo inicial é a montagem de uma chapa com nominata forte que possa eleger deputados federais e estaduais.
 
HISTÓRICO
 
Marcos Rocha nunca se afastou efetivamente do PSL em Rondônia. Somente saiu da legenda para acompanhar o presidente Bolsonaro. Rocha sabe que o PSL é muito popular no estado e seria uma missão árdua covencer o eleitor da opção de um outro partido.
 
SEM OPOSIÇÃO
 
Importante destacar também que o PSL está presente no mandato de Marcos Rocha, que sempre manteve respeito com a legenda. O PSL se tornou um dos grandes partidos brasileiros ao ter Bolsonaro como seu líder maior. 
 
GIGANTE
 
Aliás, a força conquistada pelo PSL no estado deverá ser o norte da equipe de trabalho que vai tentar reeleger Marcos Rocha. As visitas ao interior já tem sido um termômetro para definir as estratégias que deverão ser usadas. 
 
INCERTEZA
 
O cenário incerto não permite a nenhum dos pretensos candidatos, sequer, arriscar possibilidade de segundo turno. Na verdade, Marcos Rocha poderá ser o único a disputar a eleição não tão confortável quanto Marcos Rogério, por exemplo.
 
MANDATO
 
O senador pelo DEM pode disputar o Governo e voltar para o Senado caso não se elega, já o Governador se perder a reeleição terá que reavaliar suas pretenções políticas.
 
 
 
"AMIGO"
 
Além de postulantes como Marcos Rogério, o governador poderá ter outro provável adversário de peso na campanha. O Senador Confúcio Moura já vem gastando sola de calçado há alguns meses. Confúcio é outro que se não se eleger pode retornar para Brasília.
 
 
AVISO
 
Na terça-feira, o senador Confúcio Moura (MDB-RO) comunicou em pronunciamento que está se licenciando temporariamente do mandato para tratar de assuntos particulares. O parlamentar disse que ira se afastar a partir do dia 24 de setembro. Quem assume a vaga é a professora Maria Eliza de Aguiar e Silva (MDB). 
 
ARREGAÇAR AS MANGAS
 
De acordo com o senador, nesse intervalo, ele irá cumprir as funções de vice-presidente Nacional do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), e que, inicialmente irá trabalhar no Estado de Rondônia ajudando a montar as chapas, as alianças para o ano que vem, juntamente com o deputado federal Lúcio Mosquini, presidente da agremiação no Estado.
 
MOBILIZAÇÃO
 
Confúcio Moura afirmou que pretende ajudar a organizar os diretórios também com os vereadores em cada localidade. “Queremos congregar, de tal forma que a gente possa ter um partido unido, um partido que a gente possa fazer em 2022 mais deputados federais e mais deputados estaduais do MDB, e isso tudo depende do trabalho que inicia agora, portanto é um dos fatores da licença”, concluiu.
 
VITALIDADE
 
Essa empolgação toda do senador Confúcio me fez lembrar o jingle de Ulisses Guimarães na campanha para Presidente em 1989. A letra dizia: "bote fé no velhinho. O velinho é demais". Parece que o ilustre Confúcio incorporou de vez o refrão da música.
 
TEM MAIS
 
Pra quem achar que já tá bom assim, eu lembro ao nobre leitor que nessa "briga" ainda tem mais peso pesado aguardando o omelete ficar pronto. Leo Moraes, Hildon Chaves e Daniel Pereira também estão de olho na passagem do  "homem da caixa de ovos".
 
 
 
OPÇÃO
 
Na verdade, o Triunvirato citado acima pode optar por uma disputa, digamos, mais confortável do que ao governo. Ambos tem a hipótese muito arriscada para o Senado e o caminho mais sossegado à Câmara Federal ou Assembleia.
 
LOTERIA
 
A questão é pagar para ver e trocar o que é certo pelo duvidoso. Sem base forte, bons aliados, prestígio e presença constante no interior, político da capital não arruma voto nem na birosca do Manoel, no Vale do Guaporé.
 
FREAR CONSUMO
 
De olho na inflação cada vez maior, o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) elevou a taxa básica de juros, a Selic, em 1 ponto percentual, para 6,25% ao ano, nesta quarta-feira (22). 
 
QUASE IGUAL
 
Já o Fed (banco central dos EUA) decidiu manter a taxa americana no intervalo entre 0% e 0,25%, ao mesmo tempo em que sinalizou que os juros do país devem ter a primeira alta já em 2022. 
 
OPORTUNIDADE
 
O Brasil deve gerar 565 mil vagas temporárias de trabalho no último trimestre deste ano, de acordo com dados da Assertem. A projeção é considerada conservadora pela associação, devido à insegurança econômica que as empresas ainda enfrentam por causa da pandemia. A  Assertem espera que datas como Dia das Crianças, Black Friday e Natal ajudem a gerar vagas formais no mercado.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS