ESPAÇO ABERTO: Vacinação com AstraZeneca deve ser normalizada nas próximas horas

ESPAÇO ABERTO: Vacinação com AstraZeneca deve ser normalizada nas próximas horas

Foto: ILUSTRATIVA

VACINA
 
A Prefeitura de Porto Velho começa hoje a aplicação das doses de reforço contra a covid-19. Estão habilitados a tomar a chamada terceira dose, idosos a partir de 80 anos e pacientes institucionalizados com idades a partir dos 70 anos.
 
CONDIÇÕES
 
A dose de reforço, segundo a gerente de imunização, Elizeth Gomes, deve seguir critérios. “No caso dos idosos, a terceira dose só pode ser aplicada para quem tomou a segunda dose há seis meses”, explica.
 
META
 
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a expectativa é atender aproximadamente 4 mil idosos habilitados à terceira dose até o fim de setembro.
 
IMUNOSSUPRIMIDAS
 
Outro grupo prioritário são pessoas com algum tipo de deficiência imunológica. A vacinação para esse grupo começará na próxima semana e será aplicada em quem tomou segunda dose ou dose única num prazo mínimo de 28 dias.
 
LOCAIS
 
A aplicação das doses de reforço acontece no IG Shopping, na avenida Amazonas, dás 14h às 18h. E no Porto Velho Shopping, avenida Rio Madeira com Calama, no horário entre 14h e 21h. 
 
REPOSIÇÃO
 
A secretária Eliana Pasini informou que deve chegar ainda hoje um lote de vacina da AstraZeneca que está em falta em Porto Velho. Eliana disse que já foi solicitada autorização para aplicação da  Pfizer como segunda dose.
 
PRODUÇÃO
 
Após duas semanas sem distribuir vacinas, a Fiocruz informou ontem que voltou a distribuir novos lotes da Oxford-AstraZeneca, totalizando 1,7 milhão doses.
 
PERTO DE 100 MILHÕES
 
Com a entrega, a Fiocruz totaliza 93,6 milhões de doses de vacinas entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) desde o início da produção.
 
SEM RESPOSTA
 
Cristiane Lopes leu as mensagens que mandei querendo saber sobre sua nomeação na Secretaria Estadual de Educação e a saída do partido Podemos. Não respondeu.
 
SEM RESPOSTA 2
 
Interessante isso. Como jornalista e apresentadora em uma emissora de grande credibilidade, como é o caso da SIC TV, Cristiane deveria saber que o bom jornalismo sempre ouve os dois lados.
 
RETA FINAL
 
Aliás, jornalista com cargo comissionado que gosta de “ignorar” colegas de imprensa deve sempre lembrar que “estar na condição pública” é algo passageiro, enquanto que a profissão fica para sempre.
 
CURSO
 
A Jirau Energia em parceria com a EMBRAPA /RO está oferecendo curso sobre o sistema de produção de abacaxi nos dias 22 e 23/9 na modalidade online que será executado em 14 horas de curso, sendo oferecidas 95 vagas.
 
DE GRAÇA
 
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no endereço eletrônico: www.embrapa.br/rondonia onde também é possível obter a programação completa do evento. 
 
LIMITE
 
O prazo para as inscrições é até o dia 20/9, ou assim que se esgotarem as vagas. Podem participar do curso profissionais de ciências agrárias atuantes ou com potencial de atuação na cadeia de produção de abacaxi. Como também produtores, extensionistas, professores, pesquisadores e estudantes que tenham interesse no tema.
 
DE VOLTA
 
Após mais de um ano parado por conta das restrições da pandemia da covid-19, o projeto Viver Ativo retoma as atividades devido ao avanço na imunização da população de Porto Velho.
 
PÚBLICO
 
O programa é voltado para a terceira Idade e busca melhorar a qualidade de vida da população da terceira idade porto-velhense com a promoção de atividades físicas e recreativas.
 
PÚBLICO 2
 
Podem participar do Viver Ativo, qualquer pessoa que resida na capital, com idade a partir de 60 anos. São oferecidas diversas modalidades, como: circuito funcional, alongamento, atividades de fortalecimento, coordenação motora para uso na vida diária, ginástica adaptada e dinâmicas de grupo.
 
INSCRIÇÕES
 
Para realizar as inscrições, os interessados podem levar cópia dos documentos pessoais (RG, CPF, cartão do SUS), comprovante de residência, atestado médico informando que a pessoa está apta a praticar atividades físicas (original) e a carteira de vacinação (é obrigatória a vacina contra covid-19).
 
HORÁRIO
 
As inscrições devem ser feitas na quadra do Poliesportivo Esperança da Comunidade, de segunda a quarta-feira, das 8h às 11h, e na sexta, das 14h30 às 16h. E na Associação de Moradores Bairro Esperança, terça e quinta-feira, das 15h às 17h.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS