ESPAÇO ABERTO: Polícia Federal poderá abrir inquérito contra vice-governador de Rondônia

ESPAÇO ABERTO: Polícia Federal poderá abrir inquérito contra vice-governador de Rondônia

Foto: Divulgação

PROTESTO
 
Seria muito inocente da parte dos manifestantes que saíram às ruas no 07 de setembro imaginar que ninguém estaria vigiando sobre o tamanho, o tipo e a intensidade dos protestos que seriam feitos.
 
PROTESTO 2
 
Dentro deste contexto, tudo que foi considerado excessivo virou relatório da inteligência da Polícia Federal. Os inúmeros vídeos disseminados em redes sociais já fazem parte de um imenso arquivo que está sendo analisado pela PF.
 
INQUÉRITO
 
Quem fez publicações consideradas agressivas, criminosas ou inconstitucionais será “convidado” a prestar esclarecimentos. Depois disso, a Polícia Federal pode, ou não, remeter os casos para as instâncias pertinentes.  
 
INQUÉRITO 2
 
No caso de ataques à democracia, os infratores poderão ser enquadrados no inquérito que já existe no STF, que tem o ministro Alexandre de Moraes como responsável.
 
RONDÔNIA
 
Uma fonte da Polícia Federal informou que os vídeos publicados pelo vice-governador José Jodan já estão sendo analisados e podem ser encaminhados ao ministro Alexandre de Moraes. Jodan fez gravação pedindo a destituição do Supremo Tribunal Federal.
 
 
INCONSTITUCIONAL
 
Enrolado em uma bandeira do Brasil e caminhando entre barracas montadas em frente à esplanada dos ministérios, Jodan disse querer uma nova Constituição e a destituição do STF. Citou ainda que no local só estavam bolsonaristas que desejam um Brasil livre.
 
DESCONHECIMENTO
 
Chama atenção nesse caso, o desconhecimento do vice-governador em relação ao que diz a Constituição Estadual. O artigo 57 enfatiza que o Governador e o Vice- Governador do Estado devem manter, defender e cumprir a Constituição, promover o bem geral e desempenhar com lealdade e integridade suas funções.
 
CRIMES
 
No artigo 66 consta que são crimes de responsabilidade os atos que atentarem contra a Constituição Federal, esta Constituição e, especialmente, contra:
 
I - a existência da União, do Estado ou dos Municípios;
II - o exercício dos direitos individuais, sociais e políticos;
III - a segurança interna do País ou do Estado;
IV - a probidade na administração;
V - a lei orçamentária;
VI - o cumprimento das leis e das decisões judiciais.
 
OUTRO LADO
 
O vice-governador, José Jodan, não respondeu os questionamentos feitos pela coluna.
 
MODERADO
 
Falando em protestos, o deputado coronel Chrisóstomo foi bastante elogiado pela postura durante o sete de setembro. Embora seja aliado ferrenho e defensor das propostas de Jair Bolsonaro, Chrisóstomo não fez manifestação pedindo destituição do STF ou impeachment de ministro. 
 
MODERADO 2
 
Coronel Chrisóstomo é o único deputado federal do PSL em Rondônia e embora seja muito afervorado em suas manifestações, nunca ultrapassa o limite da sensatez e do respeito ao fazer suas críticas.
 
 
VOTO
 
Aliás, já que estou falando do deputado Chrisóstomo, na tarde de ontem ele estava mais faceiro que lambari de sanga. Em suas redes sociais, divulgou que foi aprovado projeto de sua autoria que permite aos recrutas ( soldados recém incorporados ao serviço militar ) poderem votar nas eleições.
 
LIVRO
 
O jornalista Alessandro Lubiana está lançando livro sobre Internet pela editora Appris. São dois anos de pesquisa que resultaram na obra “A Internet como ferramenta de desenvolvimento na Amazônia”.
 
 
EMA
 
A obra serve de reflexão sobre o impacto que a Internet causou no desenvolvimento social e econômico da comunidade ribeirinha do distrito porto-velhense de Calama, em plena Floresta Amazônica.
 
 
CONVIVÊNCIA 
 
O trabalho é fruto de pesquisa de conclusão do doutorado do jornalista. Foram dois anos acompanhando os moradores da comunidade, localizada a 205 Km da cidade de Porto Velho, onde só se chega de helicóptero ou voadeira - meio de transporte fluvial mais comum na região.
 
CARENTE 
 
Lubiana explica que a Internet chegou ao distrito em 2015 de forma muito precária, só vindo a melhorar um pouco entre 2018 e 2019 após investimentos promovidos por pequenos empresários da comunidade, mesmo assim ainda não atende às necessidades da maioria da população. “Essa ferramenta é essencial também para impulsionar os negócios, ajudar a desenvolver a produção rural e incrementar a educação de crianças, jovens e adultos”, pontua.
 
TRANSFORMAÇÕES 
 
Segundo Lubiana, é inegável que a tecnologia, apesar de ainda ser ineficiente, trouxe importantes transformações econômicas, sociais e culturais ao lugarejo, resultando em uma melhor qualidade de vida.
 
SEM ESPECULAÇÃO 
 
Outro ponto positivo da introdução da Internet em Calama, de acordo com o pesquisador, é que agora os produtores rurais praticamente aboliram a figura do atravessador – eles mesmos verificam preços e negociam diretamente suas mercadorias com os compradores dos distritos e municípios e circunvizinhos.
 
VENDA 
 
O livro já está disponível para aquisição. Para adquirir, basta acessar o site da editora ou o link https://www.editoraappris.com.br/produto/5403-a-internet-como-ferramenta-de-desenvolvimento-na-amaznia
 
 
HAJA DINHEIRO
 
A inflação oficial ficou em 0,87% em agosto, superando as expectativas do mercado (0,71%). O dado foi divulgado ontem pelo IBGE. O resultado foi o maior para o mês de agosto desde 2000 (1,31%) e foi influenciado principalmente pelo aumento dos preços dos combustíveis, dos alimentos e da conta de luz.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS