ESPAÇO ABERTO: Hospital de Extrema pode parar atividades essenciais por falta de lavanderia

ESPAÇO ABERTO: Hospital de Extrema pode parar atividades essenciais por falta de lavanderia

Foto: Divulgação

QUEIXA
 
O deputado Dr. Neidson (PMN) esteve em Extrema, distrito de Porto Velho, para uma fiscalização no hospital da localidade. O parlamentar recebeu denúncia sobre a precariedade no atendimento.
 
PROVIDÊNCIAS
 
Entre as irregularidades estaria a não renovação do contrato com a empresa responsável pela lavanderia hospitalar que já teria terminado há mais de um mês. Por causa disso, existe o risco de interrupção das cirurgias eletivas.
 
MEDIDA
 
O deputado anunciou que já protocolou um requerimento ao Governo do Estado, durante a reunião da Comissão de Saúde, na terça-feira (24), solicitando providências para que as cirurgias eletivas não sejam suspensas.
 
AVISO
 
O diretor do hospital teria alertado que, se caso o problema não for resolvido, as cirurgias vão parar, uma vez que sem lavanderia não existem como lavar a rouparia do centro cirúrgico e nem dos demais leitos de atendimento.
 
ESPERA
 
Outro problema encontrado durante a visita do deputado, foi o  aparelho de Raio-X estar há quatro meses aguardando ser instalado. A situação faz com que os pacientes que necessitem do atendimento, busquem as radiografias em Porto Velho ou em Rio Branco, no Acre.
 
OUTRO LADO
 
A Secretaria do Estado de Saúde (Sesau), iniciou a contratação de uma nova empresa para prestar serviço de lavanderia na Unidade Hospitalar Regional de Extrema. 
 
O processo se encontra na fase final, após a sua finalização, será encaminhado à Superintendência de Licitação para a publicação do edital público.
 
 
 
CENSO 2022
 
O IBGE fechou parceria com a Superintendência Municipal de Integração e Desenvolvimento Distrital de Porto Velho para a instalação de posto de coleta de informações em Jaci Paraná. O trabalho será voltado ao Censo Demográfico da localidade.
 
ESTADUAL
 
Em todo o estado de Rondônia, o Censo Demográfico terá 57 postos de coleta, onde ficarão os agentes censitários e os recenseadores irão transmitir as informações coletadas nos domicílios.
 
INÍCIO DO ANO
 
O IBGE tem feito parcerias com instituições públicas para a instalação destes postos, que iniciarão o funcionamento a partir de fevereiro de 2022. Já a coleta de informações nos domicílios ocorrerá entre junho e agosto.
 
PONTUAIS
 
O chefe da Unidade Estadual do IBGE em Rondônia, Luiz Cleyton Holanda Lobato, disse que as parcerias institucionais são de suma importância para a realização do Censo Demográfico devido o alcance dos órgãos públicos, o que proporciona ao IBGE abranger todo o território do estado.
 
ASPECTOS
 
Para o superintendente municipal de Porto Velho, Vinicius Miguel, apoiar o Censo é fundamental para que os municípios conheçam melhor sua população, não só quanto ao número de pessoas, mas quanto aos seus aspectos socioeconômicos. Com os dados coletados no Censo, é possível construir e aplicar políticas públicas que atendam a sociedade com maior efetividade.
 
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
 
O Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) constatou, mediante pesquisa, o quanto esta área está crescendo e quanto vai demandar profissionais qualificados para atuar neste segmento tão abrangente que é o mundo cibernético.
 
POSTURA
 
Devido a importância do tema, o SENAI requalificou seu portfólio e os cursos foram atualizados para atender as exigências tecnológicas. Agora fazem parte programas sintonizados com as tecnologias mais avançadas e o SENAI Rondônia oferece alguns programas voltados para estas novidades e atualizações.
 
MESCLADO
 
Os cursos são pagos, mas no programa de gratuidade do SENAI, para 2022, alguns destes programas serão oferecidos gratuitamente. Na área da programação, o SENAI-RO oferece cursos como Fundamentos de Tecnologia da Informação, Lógica de Programação, Banco de Dados, dentre outros.
 
RECURSOS
 
O SENAI, anualmente, destina 66,66% da sua Receita Líquida de Contribuição Compulsória Geral para custeio, investimento e gestão, de forma a viabilizar a oferta de vagas gratuitas nos Cursos Técnicos e de Formação Inicial e Continuada, que, na sua maioria, possuem carga horária de longa duração.
 
PERFIL
 
As vagas gratuitas são destinadas a pessoas de baixa renda. A situação de baixa renda do candidato participante será atestada mediante autodeclaração do postulante no ato da matrícula, redigida de próprio punho e assinada.
 
OBRA
 
O escritor Nadir Almeida, membro da Academia Vilhenense de Letras (AVL), lançou ontem o livro infantil “Xande - O Indiozinho Valente”, com ilustrações de Hugo Quintana, uruguaio radicado no Brasil. É o quinto livro do escritor gaúcho a ser publicado em Vilhena, que já tem mais de 10 obras escritas.
 
 
 
RELATO  
 
Nadir explica que a história foi contada a ele, há mais de 50 anos,  por indígenas Nambiquara. Parte do que está no livro é baseado em fatos e parte é mitologia. 
 
 
ENREDO
 
Xande, um indiozinho valente e rebelde, se encontra com o personagem folclórico Pé de Garrafa. “Quem ler vai descobrir uma parte da história da Amazônia, suas lendas e costumes”, explica Nadir.
 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS