ESPAÇO ABERTO: Educação presencial retorna com ônibus novos e alunos motivados

ESPAÇO ABERTO: Educação presencial retorna com ônibus novos e alunos motivados

Foto: Divulgação

CHEGARAM
 
Alunos da Escola Antônio Augusto Vasconcelos, Vila Nova de Teotônio, na Zona Rural de Porto Velho, receberam ontem dois ônibus escolares que vão atender 75 alunos do Pré I ao 9° ano.
 
 
RESIDENTES
 
Os estudantes moram nas comunidades de Vila Nova de Teotônio, Ramal Morrinhos, Ramal Caiari e BR-364 até a Vila Princesa.
 
NOVOS
 
Os ônibus fazem parte da frota de 146 ônibus adquiridos pela Prefeitura de Porto Velho no final de 2019 e foram especificamente fabricados para transitar nas áreas rurais e atender as necessidades dessas crianças.
 
ESPECIAIS
 
Os veículos são 0 Km, com capacidade para comportar 59 crianças, incluindo assentos com elevador para as crianças com necessidades especiais.
 
FALANDO EM ESCOLAS
 
As aulas presenciais na rede municipal retornaram nesta segunda-feira (16), obedecendo protocolos sanitários relacionados à pandemia de Covid-19.
 
 
AOS POUCOS
 
Com as adequações executadas nas escolas, professores, técnicos e alunos, a partir de agora, serão recebidos de forma escalonada.
 
REGRAS
 
A mudança atende aos critérios estabelecidos no Plano de Retorno às Aulas Presenciais, elaborado por um Comitê de Planejamento e Decisão, desde 2020, sob coordenação da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
 
LOGÍSTICA
 
A Semed providenciou demarcações no piso, totens de álcool em gel e líquido, termômetros, tapetes sanitizantes, máscaras aos alunos e profissionais das escolas, instalação de pias e organização com o distanciamento entre as cadeiras. Além disso, os alunos receberam novos uniformes.
 
COMBINADO
 
Para a chegada deste momento, reuniões estratégicas com toda a equipe das escolas e pais foram feitas para dar as orientações necessárias.
 
NÃO É OBRIGATÓRIO
 
Os pais que não se sentirem confortáveis, podem seguir com os seus filhos na modalidade de Ensino à Distância (EaD), pela plataforma Escola Virtual.
 
MIMIMI
 
A Secretaria Municipal de Educação fez o que lhe competia, seguiu às regras que devem ser obedecidas e discutiu com os pais a melhor alternativa do retorno. Simples assim. Já faz tempo que temos vistos alguns gestores com conversa mole e nenhuma ação efetiva, que poderia muito bem ser planejada em conjunto.
 
MIMIMI 2
 
Para alguns era preferível “enrolar” e divagar sobre uma questão que precisava ser resolvida. Sempre critiquei também uma pequena parcela de pais que queria fazer barulho.
 
MIMIMI 3 
 
Eles reclamavam nas escolas ou então iam para as redes sociais falar do absurdo e perigo que era o retorno presencial. O curioso é que muitos desse pais que temiam aglomerações nos colégios, eram os primeiros a se amontoar em banhos nos fins de semana.  
 
MARINHA
 
Deputado coronel Chrisóstomo atendeu pedido da Marinha, em Rondônia, e através de emendas individuais do Orçamento Geral da União, comprou um aparelho com dois motores de 115 HP para as embarcações que fazem a fiscalização aquaviária da prevenção da poluição hídrica e salvaguarda dos rios.
 
 
CAUTELA
 
Chrisóstomo disse que a fiscalização é de suma importância, porque minimiza problemas relacionados à segurança Marítima e das pessoas que utilizam os rios.
 
PERÍODO
 
Com a chegada da estiagem e o período de seca, o Rio Madeira e seus afluentes em certos trechos ficam inavegável. Há duas semanas, uma balsa que transportava alimentos tombou no Madeira, após supostamente bater em um pedras na altura do distrito de Calama.
 
 
SEMÁFOROS
 
Equipes da empresa Dataprom, da cidade de Curitiba, já estão trabalhando nas sinaleiras de Porto Velho. A primeira etapa do serviço prevê a sincronização dos semáforos.
 
SEMÁFOROS 2
 
Já é um bom começo. Costumo brincar que as sinaleiras só ficam sincronizadas em nossa capital quando falta luz.
 
PAROU
 
A faculdade AVEC, de Vilhena, anunciou a suspensão das aulas presenciais na cidade esta semana. As atividades na instituição de ensino superior haviam sido retomadas no início deste mês, após quase um ano e meio de aulas exclusivamente on line.
 
PRECAUÇÃO
 
De acordo com o diretor, Rildo Flores, a decisão foi tomada depois que dois professores do curso de Direito foram intubados em Cuiabá (MT), após contraírem Covid-19.
 
PRESENCIAL 
 
A AVEC recebe alunos de Vilhena, de outros municípios do Cone Sul e também de Mato Grosso. Flores disse esperar que todos os funcionários e professores da AVEC estejam imunizados até o mês que vem, o que permitirá a retomada das aulas de forma presencial e sem restrições.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS