ESPAÇO ABERTO: Vereadora 'detona' secretária de Saúde e ainda manda melhorar maquiagem

ESPAÇO ABERTO: Vereadora 'detona' secretária de Saúde e ainda manda melhorar maquiagem

Foto: Divulgação

“QUENTE”
 
A vereadora de Vilhena, Clérida Alves (Avante),  “ rasgou” o verbo contra a secretária municipal de Saúde, Siclinda Raasch, a quem taxou de “incompetente, mentirosa e falsa” e aconselhou: “seja humilde, peça pra sair”.
 
ACUSAÇÃO
 
Clérida Alves disse que o município está sem insumos como fraldas, gaze, luvas, sonda, álcool em gel e pomadas, que deveriam ser assegurados as pessoas cadeirantes.
 
VERBA
 
A vereadora afirmou que todo mês o município recebe o repasse do Governo Federal para esse fim, mas a secretária Siclinda Raasch não estaria fazendo a compra desses produtos.
 
TEM MAIS
 
Clérida Alves afirmou em sua fala que a secretária municipal de Saúde contratou um fiscal para ir aos postinhos de saúde para verificar se os servidores estão assinando a folha-ponto.
 
REVOLTA
 
“A que pontos chegamos? Quero falar pra você secretária: arrume um fiscal, sim, mas para ir aos postinhos ver o que está faltando. Tá faltando médico, tá faltando material. Tá faltando uma série de coisas para atender a nossa população de forma decente”, enfatizou a vereadora.
 
“GELADINHAS” 
 
A vereadora também disse ter recebido denúncia de que as vacinadoras estariam recebendo marmita congelada para comer.
 
DEFESA
 
A vereadora defendeu a empresa contratada para coordenar o pronto-socorro, ginecologia e obstetrícia do Hospital Regional acusada de não conseguir realizar o trabalho a contento.
 
DEFESA 2
 
A vereadora afirma que a empresa não estaria cumprindo com seus compromissos junto à cidade por causa da secretária, que estaria sendo incompetente em gerir os recursos que foram aprovados na Câmara de Vereadores.
 
PARADO
 
Clérida Alves afirma que só este ano foram mais de 47 milhões em recursos para a Saúde. Mesmo assim os postinhos estariam sem material, a ortopedia lotada e as cirurgias eletivas nem teriam começado.
 
VAIDADE
 
A vereadora foi ainda mais dura ao se dirigir à secretária: “Senhora secretária, tira um pouco da maquiagem, diminua os cílios, desça do salto. A população não quer uma modelo desfilando beleza” argumento Clérida Alves.
 
 
OUTRO LADO
 
A prefeitura de Vilhena mandou nota contextualizando os questionamentos da vereadora. Sobre os cadeirantes, dos cerca de mil existentes no município, apenas 30 teriam pedido insumos  à Secretaria Municipal de Saúde.
 
JUSTIÇA
 
 10 chegaram  até à Semus com mandados de segurança e teriam sido atendidos. Os outros estariam recebendo  insumos que precisam há anos. A Saúde municipal tem atualmente dois processos de compra em andamento para adquirir insumos para este público, bem como um específico para 55 mil fraldas. 
 
POUCO
 
O estoque está temporariamente baixo devido ao aumento repentino no uso deles, especialmente de fraldas, na UTI da Central de Atendimento à Covid-19 nesta segunda onda da pandemia.
 
CIRURGIAS ORTOPÉDICAS DE ALTA COMPLEXIDADE
 
As cirurgias ortopédicas de alta complexidade são responsabilidade do Governo do Estado e precisam ser reguladas (encaminhadas) para Cacoal ou Porto Velho. A grande maioria dos pacientes que estão aguardando hoje na ala ortopédica são estes que dependem da liberação de leitos em unidades destas cidades. 
 
ELETIVAS
 
As cirurgias eletivas estavam suspensas em Rondônia até pouco mais de 60 dias atrás, devido às normas da pandemia. Elas foram permitidas pelo Governo do Estado através de decreto estadual publicado pelo governador no final de maio. Assim, já em 7 de junho foi dado início a um processo de compra de 40 itens e outro de 150 itens para que sejam retomadas as cirurgias eletivas.
 
ALIMENTAÇÃO
 
As equipes de vacinação fazem plantões de 6h e são liberadas, normalmente, como todos os demais servidores. Em casos eventuais, quando há campanhas de vacinação em massa durante todo o dia, a Prefeitura fornece marmitas compradas no horário de almoço. O horário trabalhado pelas vacinadoras, inclusive, além das 6 horas é pago com horas extras, normalmente. 
 
DENÚNCIA
 
A nota  explica ainda que os ataques da vereadora certamente se devem ao fato do marido de Clérida, o ex-vereador Carmozino Alves, ter sido denunciado por Siclinda nesta semana. A secretária explica que tem registros do vereador entrando indevidamente no Hospital Regional de Vilhena e que, segundo relatos de
servidores, está buscando fazer o famigerado “fura-fila” para conhecidos.
 
VANTAGEM
 
Carmozino já teve seu mandato cassado e foi condenado à prisão por, segundo o Ministério Público, fazer a “intermediação para a realização de consultas e exames, na rede pública de Vilhena”, informa a nota.
 
FLAGRANTE
 
Com autorização judicial, o vereador foi gravado conversando com assessores e outros envolvidos, negociando atendimento para eleitores e atestado médico. “O réu, na época dos fatos, era vereador e candidato à reeleição e prometeu ajudar diversas pessoas, mediante a marcação ou pagamento de exames e
consultas, em plena campanha eleitoral, já que os diálogos ocorreram entre agosto de setembro de 2016”, disse o juiz à época.
 
BELEZA
 
A nota da Prefeitura não fala sobre isso, mas sobre os cílios postiços, analisando a foto em destaque me parece que eles  não alteram muito o visual da Secretária de Saúde de Vilhena. Ela é bonita de qualquer jeito.
 
 
RECONHECIMENTO
 
O governador Marcos Rocha recebeu uma medalha de reconhecimento pelo seu trabalho. A honraria foi dada por ele mesmo na segunda-feira.
 
CERIMONIAL
 
Rocha ganhou a condecoração da Casa Militar, que é diretamente subordinada à ele. A sede da Casa Militar é no térreo do prédio onde fica localizado o palácio do Governo e a casa oficial chefe do poder Executivo.
 
OPINIÃO
 
Realmente, não há o que não haja.
Direito ao esquecimento

Em um 2º turno entre candidatos de direita, em quem você votaria?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública. Vote quantas vezes quiser!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS