ESPAÇO ABERTO: Confúcio Moura poderá disputar Governo e Marcos Rocha ficar de fora

ESPAÇO ABERTO: Confúcio Moura poderá disputar Governo e Marcos Rocha ficar de fora

Foto: Divulgação

 

CONFÚCIO

O colega Sérgio Pires divulgou que o senador Confúcio Moura já estaria de mala e cuia prontas para disputar as eleições no ano que vem. Não duvido dessa possibilidade, que pode também ser a carta na manga do MDB.
 
EVIDÊNCIAS
 
Concordo com a opinião do ilustre colega, primeiro por sua experiência na área política e pela grande quantidade de fontes que possui. Além disso, já ouvi até de Hildon Chaves a chance disso realmente ocorrer. 
 
PESQUISA
 
Eu recebo muita pesquisa “fuleira”, quem acompanha política sabe o significado disso. No entanto, existem levantamentos sérios que merecem, no mínimo, uma análise.
 
NOME
 
O prefeito Hildon Chaves, recebeu uma pesquisa onde aparece o nome do senador Confúcio Moura como candidato ao Governo de Rondônia.
 
COLOCAÇÃO
 
Surpreendentemente, Confúcio estaria bem colocado no levantamento. A surpresa que me refiro é justamente pelo fato de Moura, sequer, ter comentado publicamente da possibilidade de disputar o Governo mais uma vez.
 
SEM PREJUÍZO
 
A questão é que o ilustre Senador, tem gás e vontade de sobra para gastar sola de sapato em uma nova disputa. Além disso, Confúcio Moura poderia concorrer sem prejuízo de seu mandato ao Senado, caso não vença a eleição.
 
NOMES
 
Ainda não há uma definição sobre os acordos para 2022, mas a verdade é que poderemos ter uma “muntueira” de gente na disputa, como aconteceu na eleição para prefeito no ano passado.
 
SÃO TANTAS EMOÇÕES
 
O governador Marcos Rocha fez um discurso em Vilhena, na sexta-feira (23), onde, como sempre, não escondeu sua sensibilidade às boas ações e quase veio às lagrimas. O sentimento à flor da pele ocorreu após querençosa recepção por parte dos munícipes.
 
AÇÃO
 
Rocha estava na cidade para entrega de uma moderna usina de asfalto CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) com investimentos de aproximadamente R$ 10 milhões e equipamentos do PPA aos prefeitos do Cone Sul. 
 
RESPONSABILIDADES
 
Em certo momento do discurso efusivo, Marcos Rocha enfatizou que os secretários estaduais são responsáveis por seus respectivos CPFs. A afirmação teria ocorrido para justificar responsabilidades na gestão estadual.
 
DESCOBERTA
 
Não sei quem seriam os “lesos” presentes ao evento que necessitariam ouvir algo tão óbvio dito pelo Governador. Aliás, faltou o ilustre Chefe do Executivo dizer que o CPF dele também faz parte dessa responsabilidade. Secretário não cai de paraquedas em uma gestão.
 
FIDELIDADE
 
Na mesma manifestação, Marcos Rocha reforçou gratidão e lealdade ao presidente Jair Bolsonaro. Para muita gente isso foi um aviso de que Rocha estará afinado com o “mito” em 2022. 
 
FIDELIDADE 2
 
Também vejo isso como óbvio, aliás essa devoção de Rocha ao bolsonarismo  é uma da raras manifestação dele, a meu ver, que fazem sentido. 
 
ASTÚCIA
 
Embora existam muitas pessoas aborrecidas e fortemente convictas que Marcos Rocha seria um traidor político, Bolsonaro passou ileso da alicantina do Governador. Bom frisar que audácia e destempero tem limites.
 
ABRIGO 
 
Embora haja toda essa afinação com Bolsonaro, citada por Marcos Rocha, importante lembrar que ambos ainda estão sem partido para disputar as eleições anos que vem.
 
ABRIGO 2
 
Também vale dizer que o partido que Bolsonaro escolher e ter a filiação aceita, não necessariamente significa que a mesma legenda receberá Marcos Rocha de braços abertos.
 
AUMENTOU
 
Segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o consumo médio de ovos em Rondônia foi de 230 unidades per capita/ano, em 2020 (aumento de 4,35%), e consumo 42,84 kg de carne de frango per capita/ano.
 
OVOS
 
A previsão para o 2° semestre é de uma produção de 2.830 caixas/dia e 84.900 caixas/mês, atendendo a demanda mensal do Estado que é de 2.861 caixas mês.
 
PRODUÇÃO
 
A avicultura de subsistência no Estado de Rondônia, segundo a Seagri, é composta de 32.336 propriedades, obtendo 2,5 milhões de animais.
 
DESTAQUE
 
Cacoal é o maior produtor de aves de subsistência com mais de 580 mil animais. Porto Velho é o terceiro colocado, atrás de Rolim de Moura, com pouco mais de 142 mil e 600 animais.
 
COMÉRCIO 
 
No caso da população de aves comerciais, nosso estado tem 115 propriedades, contendo 3,2 milhões de cabeças. Cacoal permanece na primeira posição, com 1 milhão e 252 mil aves para venda. Porto Velho é 5º maior produtor de aves de corte, com pouco mais de 206 mil animais.
 
APOIO 
 
O Governo do Estado afirma que existe política de incentivo que prevê a valorização do produto local, tornando a produção de ovos mais competitiva no mercado, principalmente perante a concorrência com os produtos que chegam de outras regiões.
 
 
BANALIDADE
 
Duas pessoas morreram em tiroteio no fim de semana, durante uma confraternização que seria comemoração de aniversário.
 
BANALIDADE 2
 
A tragédia foi enorme para duas famílias e durante festejos rotineiros. Fico pensando o tamanho da desgraça que poderia ocorrer se fossem comemorações do dia das bruxas, por exemplo.
 
BANALIDADE 3
 
Esse texto não tem nada a ver com ironia. A finalidade é alertar mesmo. É mais do que sabido que arma e álcool não combinam. Brincadeiras bobas e discussões tolas sempre acabam em tragédia.
 
BANALIDADE 4
 
Dia desses, não tem nem um mês ainda, o genro teria matado acidentalmente o sogro durante uma discussão estúpida em uma lanchonete. O sogro interviu em um bate-boca entre dois comerciantes e a arma teria disparado.
 
REGISTRO
 
Leitor André Custódio, de Guajará-Mirim, mandou foto do cruzamento das ruas Princesa Isabel Com Duque de Caxias. Segundo André, faz mais de mês que o semáforo está estragado e não há previsão de conserto.
 
 

 
REGISTRO 2
 
André diz ainda que o local é muito movimentado e perigoso e que vários acidentes já teriam ocorrido no cruzamento. O mais bizarro nesse caso, além do desleixo da prefeitura, é que o semáforo está localizado, praticamente, junto ao prédio da Polícia Militar de Guajará-Mirim.
 
REGISTRO 3
 
Ou seja, nem onde deveria haver exemplo de segurança existe a preocupação com a integridade das pessoas. Entendo que nesse caso os PMs não têm muito pra onde correr. Argumentam que já comunicaram o problema para a prefeitura.
 
OUTRO LADO
 
A assessoria da prefeitura de Guajará-Mirim não respondeu às ligações e mensagens enviadas pela coluna. Analisando bem, nem precisa né.
 
 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS