ESPAÇO ABERTO: Três nomes fortes da política de Rondônia podem se unir para a eleição do ano que vem

ESPAÇO ABERTO: Três nomes fortes da política de Rondônia podem se unir para a eleição do ano que vem

Foto: Divulgação

TRIO
 
É muito forte nos bastidores da política uma possível composição com três lideranças políticas, que andam meio quietas, mas prontas para as eleições do ano que vem. O acordo que vem sendo costurado poderia formar uma nominata bastante competitiva.
 
UNIÃO
 
O acordo envolveria o Partido Socialista Brasileiro, o Solidariedade e o Podemos. Existem três ou quatro possibilidades que estão sendo analisadas. 
 
LIDERANÇAS
 
Dos três partidos citados, dois deputados federais de Rondônia, Léo Moraes ( Podemos ) e Mauro Nazif ( PSB ) teriam poder de barganha.  A liderança do Solidariedade, ex-governador Daniel Pereira, não tem mandato atualmente, mas conta com nome muito forte e trânsito livre em praticamente todos os partidos.
 
CONVERSAS
 
A primeira discussão que a coluna teve acesso envolve Léo Moraes e Daniel Pereira. Léo não esconde o desejo de disputar o Governo e Daniel a vontade de concorrer ao Senado. Ambos carregam prestígios diferentes e unidos poderiam “incomodar” em 2022.
 
POPULARIDADE
 
Léo vem fazendo um bom trabalho no Congresso, foi o mais votado, quase 70 mil votos para Deputado Federal, na eleição passada e anda viajando pelo Estado fortalecendo seu nome.
 
POPULARIDADE 2
 
Daniel Pereira é ex-governador, ex-vice-governador, ex-deputado estadual e goza de bastante prestígio até mesmo entre adversários políticos em toda a Rondônia. Seu estilo conciliador é uma das marcas de suas gestões na condição de político. Atualmente também viaja pelo Estado atuando como Diretor do
Sebrae-RO.
 
POSSIBILIDADE
 
As chances de dobradinha são muito fortes, mas uma terceira via também agrada à ambos. Léo Moraes abriria mão da disputa ao Governo para concorrer ao Senado, deixando a vaga para o ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires ( PSB ).
 
QUASE 200 MIL VOTOS
 
Jesualdo concorreu ao Senado em 2018 e fez mais de 195 mil votos. Tem um nome consolidado na região Sul, o que poderia contribuir bastante para uma boa votação de Léo Moraes ao Senado.
 
EX-GOVERNADOR
 
Mas e Daniel Pereira ? Daniel seria o vice dos sonhos. Uma fonte me garantiu que o ex-governador não se sentiria desprestigiado se isso fosse oficializado. “ Não tenho essa vaidade de ser obrigado a concorrer ao Governo de novo. Jesualdo e Léo são grandes lideranças e estar ao lado deles seria uma honra”, teria
afirmado Daniel. 
 
QUIETO
 
O ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, me disse que recebe de forma honrosa a lembrança de seu nome por parte de Léo Moraes e Daniel Pereira. Jesualdo enfatiza que nesse momento apenas tem acompanhado a política de longe.
 
DEBATE
 
No entanto, esclarece que poderá avaliar possibilidades para 2022. Também deixou claro que seria uma honra disputar uma eleição majoritária ao governo como vice de Daniel Pereira. Jesualdo entende que até abril do ano que vem, dificilmente haverá definição antecipada quanto às eleições em Rondônia.
 
 
 
DESRESPEITO
 
Leitor da coluna enviou foto de ciclistas andando em local proibido e atrapalhando a caminhada das pessoas no Skate Park, na região do bairro Jardim das Mangueiras. Adolescentes andam em alta velocidade e chegam a empinar às bicicletas em meio ao movimento.
 
 
DESRESPEITO 2
 
Os usuários do Parque reclamam da falta de fiscalização e alertam para os riscos de acidentes, que podem envolver crianças e idosos. Muitas famílias passeiam pelo local.
 
 
AVISO
 
O leitor enfatiza que mesmo com placas indicando proibindo bicicletas, o abuso é diário. Explica que o trecho para realizar caminhada é muito estreito, diferente do Espaço Alternativo, por exemplo, que tem área ampla.
 
 
AJUDA
 
O nobre leitor pediu para divulgar a situação e alertar a prefeitura sobre o problema. “ Muitas placas já foram retiradas, mas ainda existe sinalização. O problema é que os jovens não respeitam, argumenta o leitor.
 
MULTA
 
Segundo o Conselho Nacional de Trânsito ( CONTRAN ), ciclistas que não obedecem à sinalização podem ser multados em até R$ 130,00 por infração. A multa fica registrada no CPF da pessoa autuada. Em caso de reincidência, o valor da multa pode aumentar.
 
OUTRO LADO
 
A prefeitura de Porto Velho informou que vai recolocar as placas que foram retiradas e realizará fiscalização no local.
 
AUMENTO E COMPROMETIMENTO
 
O Orçamento de 2022 deve ter espaço para elevar o benefício médio do programa Bolsa Família para um valor próximo a R$ 300, mas isso comprimirá o espaço para outras despesas, como investimento, disse nesta quinta o secretário Especial de Fazenda, Bruno Funchal.
 
MENOS MULHERES CHEFES
 
A contratação de mulheres para cargos de liderança sofreu uma queda significativa desde o início da pandemia de coronavírus, mostrou um levantamento global do LinkedIn. A pesquisa constatou um regresso de 1 a 2 anos na inclusão feminina em vários setores.
 
PIRATARIA 
 
As desajeitadas, mas confortáveis sandálias Crocs alcançaram novos patamares de popularidade durante a pandemia. E não apenas porque virou sinônimo de calçado ideal para trabalhar em casa, mas foi parar nos pés de celebridades como Justin Bieber e Questlove – esse último apareceu de Crocs dourada na cerimônia do Oscar. A popularidade, entretanto, tem seu preço. As falsificações aumentaram e fabricante processou o Walmart e outras 20 companhias por violação da marca.
 
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS