ESPAÇO ABERTO: O perigo constante das escolas velhas e sucateadas com fiação podre

ESPAÇO ABERTO: O perigo constante das escolas velhas e sucateadas com fiação podre

Foto: Ilustrativa

DISPERSO
 
Na semana passada eu escrevi sobre algumas escolas estaduais do interior que estão caindo aos pedaços e colocando em risco a integridade de professores, servidores em geral e alunos.
 
INSPEÇÃO
 
Deputados estaduais já estiveram visitando  escolas e denunciaram a precariedade, principalmente, das instalações elétricas. Além de fiação exposta, algumas teriam até “gambiarra”, de acordo com os parlamentares.
 
PORTO VELHO
 
Na capital, o deputado Dr. Neidson (PMN) esteve na Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Jorge Teixeira de Oliveira, localizada no Bairro Ulysses Guimarães.
 
RELATO
 
Ouviu dos professores o que já dava para presumir somente olhando o estado em que se encontra o colégio. A escola precisa de uma ampla reforma.
 
MAL FEITO
 
A diretora informou que se um aparelho de ar-condicionado é ligado, cai toda a energia da escola" , relatou Neidson. O deputado se comprometeu pedir para a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), providenciar a substituição de toda rede de energia elétrica da Escola Jorge Teixeira".
 
PARADO
 
Apesar da boa vontade do deputado Neidson, o secretário Suamy Vivecanda tem sido bastante criticado. Em dois anos de gestão, de acordo com parlamentares, não teria atendido nenhuma demanda referente à reclamações sobre o assunto.  
 
OUTRO LADO
 
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), informa vem trabalhando o planejamento de reformas das escolas da rede pública estadual. Durante o período pandêmico a maior parte das escolas passou por reformas e melhorias.
 
LISTA
 
De acordo com o planejamento estratégico da Seduc, a escola Jorge Teixeira de Oliveira se encontra no organograma de elaboração de projetos para receber melhorias estruturais.
 
 
OPORTUNIDADE
 
Cinco unidades do SENAI de Rondônia estão oferecendo curso de Operador de drone. É mais uma opção de trabalho que vem crescendo bastante em Rondônia, já que pode ser usado em vários segmentos da segurança, agricultura, indústria e comunicação.
 
NÚMERO
 
Até julho de 2018, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já tinha cadastrado 46.058 pessoas habilitadas para pilotarem drones no país. As inscrições para operar drones estão abertas no SENAI, até 17 de agosto.
 
MATRICULA
 
As aulas são semipresenciais, com carga horária de 24 horas, e serão ministradas de 17 a 24 de agosto. Mais informações acessar o link - Loja Mundo SENAI. Tendo como pré-requisito idade mínima de 18 anos, o curso é direcionado à comunidade em geral. 
 
DICA
 
Sebra/RO realiza amanhã importante evento para debater fraudes digitais. Vale a pena conferir.
 
 
NINGUÉM ESCAPA
 
É impressionante o alcance da esperteza. Chega em todos os cantos e cada vez mais mostra uma sociedade fragilizada, onde até mesmo nos lugares que deveriam ser exemplo surgem suspeitas de maracutaias. 
 
IURD
 
Pastores da Igreja Universal do Reino de Deus estão sendo alvos de uma investigação interna por terem recebido auxílio emergencial do governo de forma supostamente irregular.
 
ORIENTAÇÃO
 
Os religiosos dizem ter sido orientados pela direção da igreja a pedir o benefício e comunicar à instituição para que o valor fosse descontado em seus salários.
 
AUTÔNOMOS
 
Os pastores da Universal - como em muitas outras denominações religiosas - não são registrados em carteira e não têm contrato de trabalho.
 
SEM RASTREAMENTO
 
Se não declararem renda, o governo não tem como saber de seus vencimentos. Fornecer informações falsas para receber o auxílio configura a prática de crimes de falsidade ideológica e estelionato.
 
PROVIDÊNCIAS
 
A própria Universal teria reconhecido o crime, segundo um áudio que circula nas redes sociais atribuído ao bispo Renato Cardoso, genro de Edir Macedo, hoje o segundo nome na hierarquia da instituição.
 
PUNIÇÃO
 
“A igreja está tomando as providências necessárias judiciais, inclusive em casos em que há indícios de crime contra a igreja, contra o povo da igreja. Estaremos denunciando, fazendo a denúncia-crime", disse  Cardoso, na gravação atribuída a ele.
 
REUNIÃO
 
O áudio, divulgado no Instagram do ex-pastor da Universal Davi Vieira, teria vazado em uma reunião de pastores, há 15 dias. A Universal não reconheceu a autenticidade da gravação. Religiosos e profissionais de comunicação que conhecem Cardoso, no entanto, dizem não ter dúvidas de que a voz é dele.
 
PERMITIDO
 
O Ministério da Cidadania informou que, a princípio, não há impedimento de pastores receberem o auxílio emergencial, "desde que atendam aos critérios de elegibilidade estabelecidos pelas legislações que disciplinam o pagamento do benefício". 
 
PORTO VELHO
 
O líder da Universal, em Porto Velho, pastor e vereador Vanderlei Silva, informou por meio de sua assessoria, que não está autorizado a se pronunciar sobre o caso. 
 
Direito ao esquecimento

Você é a favor ou contra o garimpo no Rio Madeira?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública. Vote quantas vezes quiser!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS