ESPAÇO ABERTO: Deputado afirma que descaso da Secretaria de Educação pode terminar em tragédia

ESPAÇO ABERTO: Deputado afirma que descaso da Secretaria de Educação pode terminar em tragédia

Foto: Divulgação

ALERTA
 
O deputado Cirone Deiró (PODE), disse que o incêndio que destruiu parte das instalações da escola estadual Carlos Gomes, em Cacoal, na última quinta-feira, 08 de julho, é o prenúncio de uma tragédia anunciada. 
 
SUSPEITA
 
Há indícios de que o incêndio teria ocorrido por absoluta falta de manutenção da rede elétrica dessa unidade escolar. A grande maioria das escolas da rede estadual de ensino foram construídas há mais de 30 anos.
 
CONSERVAÇÃO
 
O deputado esclarece que grande parte dessas escolas estaduais sofrem as consequências da falta de manutenção na rede elétrica. Cirone afirma que desde fevereiro de 2019, vem alertando para os perigos que a fiação velha e mal cuidada podem ocasionar.
 
QUIETO
 
O deputado enfatiza que mesmo diante dos riscos, o secretário de estado da educação, professor Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, não tomou nenhuma providência.
 
OUTRAS CIDADES
 
Na avaliação de Cirone Deiró, escolas estaduais localizadas em outros municípios como Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, Castanheiras, Ministro Andreza, Primavera, Parecis e São Felipe do Oeste  estão expostas aos mesmos riscos da escola estadual Carlos Gomes, que teve parte da sua estrutura consumida pelo fogo.
 
POSTE
 
Cirone diz que em dois anos o secretário Suamy não determinou nenhuma atividade presencial para fazer a avaliação das redes elétrica das unidades escolares e nos casos indicados providenciar a substituição das mesmas. 
 
OUTRO LADO
 
O Governo de Rondônia não respondeu os questionamentos da coluna.
 
 
CUIDADO
 
A Energisa em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA/RO), está realizando atividades para orientar operários e responsáveis por
obras na construção civil. O objetivo é repassar dicas de proteção às pessoas quando realizarem trabalhos próximos à rede de alta tensão.
 
EM CAMPO
 
O primeiro encontro aconteceu na área onde está sendo construído o prédio da Faculdade Católica, em Porto Velho, e contou com a presença de dezenas de operários.
 
PRUDÊNCIA 
 
Lenildson Santos, coordenador de saúde e segurança do trabalho da Energisa, explica que muitos acidentes ocorrem por simples descuidos ou por excesso de confiança.
 
NÚMEROS
 
Dados divulgados pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) apontaram a ocorrência de 1.502 acidentes de origem elétrica em todo o país em 2020 (sendo 764 fatais).
 
MOTIVOS
 
No levantamento, as principais causas são choques (853), incêndios por sobrecarga (583) e descarga atmosférica (66).
 
EM RONDÔNIA 
 
Segundo dados do setor de saúde e segurança do trabalho da Energisa foram seis acidentes com vítimas fatais em 2020 em todo o estado.
 
PONTUAIS
 
Foram acidentes dos mais variados, como um caminhão que bateu em um poste, a fiação caiu e o motorista morreu eletrocutado. Em outra situação, um pedreiro foi movimentar um vergalhão, bateu nos fios, caiu e morreu ao bater a cabeça.
 
CRESCIMENTO
 
Outro levantamento também da Energisa aponta um crescimento nos acidentes na construção civil. Ano passado era um em cada quatro era no setor (cerca de 25%). Nos seis primeiros meses de 2021, um em cada três (cerca de 30%) foram decorrentes de falta de cuidado com a rede em obras.
 
SEM LUZ
 
Em alguns casos especiais, pode ser necessário desligar a rede elétrica para movimentação de materiais nos canteiros de obras. A Energisa está à disposição, por meio dos canais de atendimento, para esclarecer essas situações: no Call Center 0800-647-0120; WhatsApp com a Gisa: (69) 99358-9673 e no site: energisa.com.br.  
 
INTERNO
 
Militares estão empenhados na Campanha Ajudar está em nossas mãos - Doe alimentos, estabelecida pelo Comandante do Exército Brasileiro. Uma equipe da Assistência Social da 17ª Brigada de Infantaria de Selva estará passando pelas vilas militares da guarnição de Porto Velho-RO, nos dias 14 e 15 (quarta e quinta-feira), entre 13h e 16h, para arrecadar alimentos não perecíveis para doação à instituições que cuidam de pessoas em situação de vulnerabilidade.
 
TRABALHO
 
General Jorge, comandante da 17º BIS, e o Chefe do Estado Maior, coronel Souza Filho, chegados recentemente em nossa Porto Velho, já vem demonstrando ampla parceria com vários segmentos da sociedade no sentido de contribuir com ações voltadas aos mais necessitados.
 
ACERTO
 
Os consumidores que estão com dívidas podem aproveitar uma ação especial da Serasa para colocarem as contas em dia. Durante o mês de julho, mais de 14 milhões de débitos poderão ser quitados por até R$ 100. A negociação pode ser feita pelo site oficial, WhatsApp, aplicativo ou presencial em uma unidade dos
Correios. 
 
CHANCE
 
O Prouni abriu ontem inscrições para bolsas integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior. O programa é voltado para quem fez o Enem e obteve, no mínimo, 450 pontos na média das notas, além de não ter tirado zero na redação. 
 
Direito ao esquecimento

Você concorda que a avenida 7 de Setembro, no centro de Porto Velho, seja de mão dupla?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública. Vote quantas vezes quiser!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS