ESPAÇO ABERTO: Policiais militares pressionam, mas governo diz que só paga reajuste em 2022

ESPAÇO ABERTO: Policiais militares pressionam, mas governo diz que só paga reajuste em 2022

Foto: Divulgação

SURPRESA
 
Nem o mais desinformado dos cidadãos imaginaria que o governador Marcos Rocha poderia entrar em conflito com sua própria categoria.
 
REAJUSTE
 
A promessa que teria ocorrido de reposição salarial para os policiais militares caso eles conseguissem gerar economia e produtividade ficou só no papel. Agora,
a categoria já começa a se mobilizar.
 
CARREATA
 
A primeira manifestação de desagrado à postura do governo, ocorreu com uma passeata promovida por familiares e amigos de policiais militares e bombeiros.
 
CONGESTIONAMENTO
 
Segundo os organizadores, mais de 1500 veículos na capital teriam participado da carreata. Por todo o interior, o movimento teria conseguido mobilizar outros 5 mil carros.
 
CONTRADITÓRIO
 
Já o Conselho das associações representativas das classes PM/BM, veio a público questionar nota do governo, que teria apresentado versão diferente da
realidade vivida pela categoria.
 
INVERDADE
 
Consta na nota do governo que foi dado reajuste salarial aos servidores da segurança pública. O Conselho diz que a afirmação é improcedente, explicando que o que foi feito pelo governo foi apresentar Projeto de Lei, aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado, que concede reajuste salarial de 8%.
 
RESPOSTA
 
A equipe financeira do Governo de Rondônia se manifestou logo após a repercussão que a carreata ocasionou. O Procurador Geral do Estado, Maxwel Mota de Andrade, reafirmou o reajuste de 8% no salário das forças policiais e profissionais da Saúde.
 
ANO QUE VEM
 
No entanto, de acordo com normativas federais em decorrência da pandemia, o benefício só pode entrar em vigor a partir de 01 de janeiro de 2022. Nesse caso, existe a possibilidade de que um novo governo é que tenha que honrar o compromisso. 
 
IMPEDIMENTO
 
O Procurador argumenta que a Lei referente ao reajuste está aprovada, mas sua condição de eficácia está suspensa por uma Lei Complementar Federal. Se o governador por em prática antes de 01 janeiro de 2022, provavelmente correria risco de improbidade administrativa. 
 
 
100 ANOS
 
O bar Buraco do Candiru homenageou o centenário de nascimento de uma das personalidades mais importantes de Rondônia. O ex-governador Jorge Teixeira.
 
 
ANOS 80
 
Jorge Teixeira de Oliveira comandou Rondônia de 22 de dezembro de 1981 até abril de 1985. Ele foi nomeado para administrar o recém-criado estado e tomou posse no dia 30 de dezembro do mesmo ano.
 
 
GAÚCHO
 
Nascido no dia 01 de junho de 1921, em General Câmara (RS), foi casado com Ainda Fibiger de Oliveira, com quem teve o filho Rui Teixeira. Se estivesse vivo, Jorge Teixeira estaria fazendo 100 anos ontem.
 
HOMENAGEM 
 
Para não deixar a data passar em branco, o Buraco do Candiru colocou uma estrela na calçada e expôs uma lona especial para marcar a data. Não houve festa para evitar aglomerações por conta da pandemia da Covid-19.
 
DE GRAÇA
 
Já estão abertas até o próximo dia 16 de junho, as inscrições para os cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial Básica e Aprendizagem Industrial Técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO) que contemplam a comunidade.
 
QUASE 1500
 
Ao todo, são 1466 vagas, e os cursos serão viabilizados em formato Ensino à Distância (EAD), que têm por objetivo capacitar jovens aprendizes, que compreende um público da faixa etária de 14 a 23 anos e 11 meses.
 
 
UMA OPÇÃO
 
A coordenação de Educação Básica e Técnica do SENAI observa que, os candidatos só poderão optar pela inscrição de apenas um dos cursos. No ato da inscrição, os postulantes devem se atentar quanto aos requisitos dispostos nos editais. As inscrições podem ser feitas acessando o Portal do SENAI.
 
OPÇÕES
 
Entre os cursos de Aprendizagem Industrial Básica estão disponíveis vagas para operador de microcomputador, assistente administrativo, eletricista de automóveis, mecânico de manutenção de máquinas industriais, ajustador mecânico, assistente de controle de qualidade, instalador e reparador de redes de computadores, assistente de recursos humanos, costureiro sob medida, eletricista industrial e assistente de logística.
 
OUTROS
 
Para os cursos de Aprendizagem Industrial Técnica são ofertadas vagas para técnico em logística e técnico em segurança do trabalho somente na unidade de Ji-Paraná.
 
PRÁTICA
 
Dentro da grade curricular, estão programadas aulas práticas presenciais, seguindo os protocolos determinados pelos decretos governamentais, os quais determinam as regras do distanciamento social controlado de prevenção e enfrentamento à pandemia.
 
CRIME
 
A maioria das empresas brasileiras (57%) sofre fraudes e ataques digitais com média ou alta frequência, segundo um estudo divulgado pela Mastercard nesta terça.
 
POUCA PROTEÇÃO
 
As companhias ouvidas são dos setores de educação, financeiro e seguros, tecnologia e telecomunicações, saúde e varejo. Apesar da maioria estar suscetível a ataques, apenas 32% possuem uma área de cibersegurança.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS