ESPAÇO ABERTO: Governador de Rondônia também deverá depor na CPI do Senado

ESPAÇO ABERTO: Governador de Rondônia também deverá depor na CPI do Senado

Foto: Divulgação

VAI DEPOR
 
O presidente da CPI da COVID, senador Omar Aziz (PSD), afirmou durante os trabalhos da comissão na manhã de ontem que o governador de Rondônia, Marcos Rocha (SEM PARTIDO), terá de prestar esclarecimentos aos senadores. 
 
ENTENDIMENTO 
 
A afirmativa de Aziz surgiu em um debate com o senador rondoniense Marcos Rogério (DEM), durante o depoimento da secretária do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro.
 
MAIS GOVERNADORES  

Nove governadores de estados onde houve operação da Polícia Federal deverão ser intimados a comparecer na CPI. A Comissão investiga e apura as ações tomadas pelos gestores públicos durante a pandemia.
 
DECISÃO
 
Os advogados Juacy Loura e Manoel Veríssimo requereram à juíza Márcia Adriana Araújo Freitas, da 1ª Vara Cível da Comarca de Alvorada do Oeste, para que informe oficialmente ao presidente da Assembleia, Alex Redano, da decisão do STJ que manda afastar o deputado Edson Martins.
 
SUPREMO
 
Edson Martins perdeu o mandato por decisão do Superior Tribunal de Justiça em março passado. O deputado foi condenado por crime de responsabilidade quando prefeito de Urupá e não pode mais apelar. 
 
 
NA MESMA
 
O processo se arrasta desde 2005. Por mais incrível que possa parecer, a vida segue normalmente para o deputado pois seus colegas de Assembleia estão preocupados com outras coisas e não com o que determina a Justiça.
 
PROCRASTINAÇÃO
 
Esse questão de empurrar situações como essa com a barriga, protege condenados, acomoda outros eventuais investigados e descredibiliza à Justiça.
 
BENEFÍCIO 
 
Alguém me disse que independente da saída de Edson Martins outra pessoa irá entrar na vaga dele. Mas isso é tão óbvio quanto dizer que a chuva molha. Ora, todo o político tem suplentes justamente para completar o número de vagas quando há vacância em um cargo.
 
DEFESA
 
A assessoria do deputado Edson Martins informou que como ele é membro da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa o seu caso terá que ser analisado primeiro pela Comissão e depois pelo plenário.
 
OUTROS INFRATORES
 
Aliás, a sonolência da Assembleia também é muito bem-vinda para outros dois deputados. O faz de conta que não é comigo do Conselho de Ética da ALE tem favorecido a vida dos deputados  José Lebrão (MDB) e Geraldo da Rondônia (PSC) que também estão na mira de perder os mandatos.
 
 
ENCONTRO 
 
O Conselho deveria ter se reunido ontem para discutir o assunto, mas faltou quórum. O curioso é que Edson Martins, também membro do Conselho, não apareceu e não justificou sua ausência. 
 
ERRO
 
Não escrevi errado não. Edson Martins, condenado pela Justiça em segunda instância, faz parte do Conselho de ética que tem na pauta a decisão de cassação de Lebrão e Geraldo da Rondônia.
 
IMAGINAÇÃO
 
Uma situação como essa acho que é demais até para a imaginação de Steven Spielberg, o diretor mais premiado do cinema mundial.
 
RELEMBRANDO
 
Lebrão foi gravado pela Polícia Federal recebendo dinheiro de propina e Geraldo da Rondônia está condenado em primeira instancia por sonegação e responde por denúncias de agressão, quebra do decoro parlamentar, participação em bebedeiras durante a pandemia, entre outras acusações apresentadas ao Conselho de Ética. 
 
 
RETORNO
 
Philipe Maia Leite, major dos bombeiros, retornou ao cargo de Coordenador de Infraestrutura Aeroportuária – CIA, no DER. Maia foi afastado após o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes, ter feito discurso no plenário criticando a postura do militar.
 
SOBERBA
 
Segundo Laerte, o major Maia ignorava contatos feitos pelos deputados demonstrando total indiferença pelo Parlamento.
 
QUALIFICAÇÃO
 
Outra questão ponderada pelo deputado, é que Maia é piloto e não engenheiro com conhecimento na área de infraestrutura portuária.
 
GOVERNO
 
A assessoria do governo não respondeu o questionamento da coluna sobre as razões que levaram o governador Marcos Rocha a reconduzir Philipe Maia Leite
para o DER.
 
TRANSPORTE
 
Falando em Laerte Gomes, ele fez entrega de 11 motocicletas com carretinhas para atender associações rurais de Vale do Anari. Os veículos vão facilitar o transporte de produtos produzidos pelos pequenos agricultores.
 
 
TRANSPORTE 2
 
As motos e carretinhas foram adquiridas com recursos de emenda parlamentar. Segundo Laerte, o valor destinado aos produtores foi de 150 mil reais.
 
INOCENTE
 
Tribunal de Contas de Rondônia inocentou Sid Orleans em ação que impugnou a candidatura dele a vereador na eleição do ano passado. Orleans tinha sido condenado por causa de reformas em prédios alugados onde funcionaram o Almoxarifado e a Vigilância Sanitária da SEMUSA.
 
 
DECISÃO
 
O TCE tinha encontrado indícios de dano ao erário na ordem de R$ 124.955,581 por pagamento de despesas sem que os serviços tivessem sido executados.
 
PREJUÍZO
 
A condenação do ex Secretário de Saúde, causou impugnação das suas campanhas eleitorais à deputado estadual, pelo partido PODEMOS, em 2018, e a última candidatura a vereador de Porto Velho pelo partido CIDADANIA.
 
ALIVIADO
 
Sid Orleans disse que é preciso agradecer o trabalho sério e sensível dos Conselheiros e da Presidência do Tribunal, que reconheceram a inocência dele enquanto gestor.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS